fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Presidente de sindicato critica importação de médicos: “falta estrutura e não profissional”

Publicado

em

Médicos realizam cirurgia de revascularização no InCor, em São Paulo - Olga Lysloff/Folhapress

Médicos realizam cirurgia de revascularização no InCor, em São Paulo – Olga Lysloff/Folhapress

Folha de São Paulo

Médicos e estudantes de medicina realizam neste sábado (25), no centro de São Paulo, uma mobilização contra a intenção do governo federal de importar médicos estrangeiros para o Brasil, que supririam o déficit de profissionais no interior do país e na periferia das grandes cidades.

A passeata organizada parte da sede da Associação Paulista de Medicina, na av. Brigadeiro Luiz Antônio, pela manhã e segue para o Largo São Francisco.

Para o presidente do Sindicato de Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, o problema é estrutural e a medida do governo seria ineficaz. “A importação não é eficiente e não atende a demanda”, afirma em entrevista à sãopaulo.

Carvalhaes diz que a medida apenas “minimiza” o problema. “Falta estrutura, e não profissional. Não tem posto de atendimento. Falta medicamento, possibilidade de consultas com outras especialidades. Falta dentista, enfermeiro, exame, hospital. Falta tudo”, analisa. “No nosso entendimento, o problema não se resolve importando ou exportando médico.”

O sindicato acredita que o número atual de médicos no país é adequado, mas admite que a melhor distribuição é fundamental. Para tanto, seriam necessárias modificações na estrutura do atendimento, segundo ele. “O que um município com 5 mil habitantes pode gerar de recursos financeiros para ter um suporte de atendimento? É preciso realizar consórcios municipais e inter-regionais. Não podemos simplificar o debate.”

Carvalhaes também critica a falta de informação em relação ao destino desses profissionais após o prazo de atuação deles. “Não se diz qual o destino que se daria a eles depois. Se vão prestar provas ou serão proibidos de ficar no país como médicos, enfim. Temos informações em doses homeopáticas”, comparou Carvalhaes.

O presidente do sindicato também demonstra preocupação com um possível “choque cultural”, afirmando que os médicos estrangeiros precisam se adaptar para que possam entender a população a ser atendida, em especial na questão da linguagem.

OUTRO LADO

O ministro da Educação Aloizio Mercadante se pronunciou sobre o caso no último dia 14 e afirmou que a política será temporária e que os médicos selecionados poderão atuar no Brasil por até três anos.

Na última terça-feira (21), o ministro da Saúde Alexandre Padilha disse que as cidades que desejarem receber os médicos de fora deverão construir ou ampliar sua rede de saúde e que a intenção é colocar profissionais brasileiros e estrangeiros nas unidades.

O Ministério da Saúde esclarece que o programa ainda está na fase de discussão e que o governo brasileiro tem se reunido com o governo de outros países como Portugal, Espanha, Reino Unido, Canadá e Austrália para estudar de que forma foi feita a captação de mão de obra estrangeira.

O governo também estuda a possibilidade de haver um intercâmbio com profissionais brasileiros, que fariam residência no exterior.

Sobre o número de profissionais no país, o Ministério nega que existam muitos médicos, afirmando que o Brasil tem 1,8 médico para cada mil habitantes –a Espanha, um dos países na lista de possível negociação, tem quase 4 para cada mil habitantes e o Reino Unido, 2,7.

13133623

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cantora Júlia Mota inaugura projeto “Sons de Ipanema: Tardes Musicais no Top Center”

Publicado

em

Por

A cantora Júlia Mota estreia o novo espaço musical do Top Center Ipanema, com o show “Tributo a Ella Fitzgerald, nessa sexta, dia 19, às 15h.

Com direção musical de Isaías Alves, pianista que acompanha a cantora, Fitzgerald é homenageada nesse show, com grandes clássicos como “Fly me to the Moon”,” I’ve got you under my skin”, “Night and Day”, “Love For Sale”, “Dream a little dream of me”, e outras composições de Cole Porter, George Gershwin e outros grandes compositores do jazz, além de canções de Antônio Carlos Jobim gravadas por Ella, como” Samba de uma nota só”, “Vivo Sonhando” e “Dindi”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Brasil

Piloto de barco fará teste do bafômetro para show de Madonna no Rio

Publicado

em

Por

A Marinha do Brasil informa que no dia do show da cantora Madona na praia de Copacabana, zona sul do Rio, marcado para o dia 4 de maio, o condutor de qualquer embarcação, previamente aprovado na inspeção, deverá realizar o teste do bafômetro e a lotação máxima da embarcação será verificada.

A medida se faz necessária devido ao número de embarcações de grande e médios portes, além de outros barcos menores, vão ficar a cerca de 200 metros da praia para assistir ao show da cantora do mar. De acordo com a prefeitura do Rio, a previsão é de que cerca de 1 milhão de pessoas assistam ao espetáculo.

A nota informa que a Capitania dos Portos, responsábel por garantir a segurança da navegação vai tomar medidas necessárias para garantir a “salvaguarda da vida humana, tanto em mar aberto quanto em águas interiores, além de coordenar iniciativas para prevenir a poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou instalações de apoio”.

A Capitania dos Portos vai interditar o tráfego aquaviário em parte da orla em Copacabana, entre a praia do Leme e o Posto 5. A interdição da área começará ao meio-dia de sábado (4) e permanecerá até 4 horas da madrugada de domingo (5).

Durante o período, boias serão instaladas para delimitar o perímetro, separar as embarcações e garantir que estas mantenham uma distância mínima de 200 metros da praia. “Somente as embarcações autorizadas e identificadas poderão chegar a área interditada para assistir ao show da Madonna”, diz a nota.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’

Publicado

em

Por

Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’
Adnews

Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’

Com base em estudos que revelam que o ato de compartilhar refeições cria memórias afetivas tão poderosas capazes de fazer pessoas diagnosticadas com Alzheimer reviverem momentos, a Nestlé e a Publicis Brasil , agência do Publicis Groupe, lançam o experimento ‘Receitas Inesquecíveis’. Com o apoio da chef Carol Albuquerque, a campanha reproduz receitas que ajudam pessoas que têm a doença a resgatarem lembranças do passado.

Júlio fez uma viagem em suas recordações logo na primeira garfada de bacalhau. Antônia resgatou anos de memória ao comer novamente sarapatel. Quando Maria deu uma mordida no bolo de bola, o passado veio para o presente. Já Junilia lembrou de seu amor ao experimentar seu bolinho de feijão.

Em comum, todas as pessoas que participaram da ação foram diagnosticadas com Alzheimer. Segundo dados do Instituto Alzheimer Brasil (IAB), parceiro no experimento, a doença é a causa mais frequente de demência, cerca de 50 a 70% de todos os casos registrados, o que reforça a relevância de campanhas de conscientização.

“A campanha destaca o poder que as receitas têm de estabelecer conexões profundas entre as pessoas, reavivando memórias e emoções e moldando experiências que perduram ao longo de toda uma vida. Ela reforça o propósito de Receitas Nestlé, que há mais de 60 anos conecta as pessoas emocionalmente através do alimento”, afirma Ionah Kochen, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Nestlé.

Por meio de desdobramentos nas redes sociais, a campanha ‘Receitas Inesquecíveis’ vai mostrar que os laços criados ao redor da mesa duram por mais tempo do que se imaginava.

“Receitas Inesquecíveis é um projeto com propósito forte. Ajudamos a propagar uma temática que faz parte da realidade de milhares de brasileiros e que merece atenção”, destaca Mauro Ramalho, CCO da Publicis Brasil.

Todas as receitas recriadas para a campanha estão disponíveis no site Receitas Nestlé. Além disso, o público também pode compartilhar na plataforma os pratos que fazem parte de suas histórias. Confira o filme da campanha.

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn . #WhereTransformationHappens

The post Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’ appeared first on ADNEWS .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo