fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura realiza 1º Workshop de Empreendedorismo de Rio Branco

Publicado

em

Objetivando proporcionar maior agilidade e facilidade para os empreendedores locais, como as mudanças no arcabouço legal municipal e as ferramentas desenvolvidas pela gestão municipal, contribuindo significativamente para o crescimento econômico da cidade, a Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta segunda-feira (1), o 1º Workshop de Empreendedorismo – Simplifica Rio Branco.

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor – Produz Rio Branco, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Seinfra) e Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) é voltada para empresários, micro, pequenos e médios empreendedores, contadores, corretores, advogados, entre outros profissionais interessados no assunto.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, o workshop serve também para mostrar os avanços alcançados pela gestão municipal simplificando os negócios em Rio Branco e fortalecendo o empreendedorismo na capital acreana.

“Vamos apresentar, por exemplo, a Lei de Liberdade Econômica, que foi aprovada no ano passado e esse ano houve a regulamentação, deixar no conhecimento da população quais foram os avanços com essa lei, mostrar um pouco da tecnologia hoje implantada em Rio Branco, que é o RBGEO, uma ferramenta onde a gente consegue fazer todo o monitoramento aéreo da cidade, fazer um planejamento aéreo da cidade, onde a gente consegue identificar onde são os gargalos para o crescimento e desenvolvimento da cidade para fazer um planejamento urbano melhor para todos os riobranqueses.”, explicou o secretário.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo (Seinfra), Cid Ferreira destacou a Sala do Empreendedor como o marco zero da gestão municipal para todo o processo de desburocratização e simplificação dos serviços nas formalidades legais.

“Esse é o marco zero para desburocratização, para simplificação, para facilitação da abertura de empresa. Aquele empreendedor que ainda se encontra na informalidade, ele tem a Sala do Empreendedor para trabalhar à sombra da lei, para ter os benefícios que a lei traz para quem trabalha na formalidade. Na sala do empreendedor, o empresário, o empreendedor vai encontrar num só canto todos os órgãos do município, como do estado, que fazem a liberação, que fazem a regularização da empresa. Ali vai ter a Secretaria de Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária, a própria Infraestrutura, e o Corpo de Bombeiros. Tudo num canto só para melhorar, para agilizar a vida do empresário”, garantiu Cid Ferreira.

A Sala do Empreendedor, que está localizada no prédio da Seinfra, no antigo Mira Shopping, é um espaço físico que coloca à disposição das empresas e profissionais da área um local de suporte e orientação técnica, pois, em sua composição conta com todos os órgãos municipais licenciadores, bem como, órgãos licenciadores estaduais, como o Corpo de Bombeiros.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Edberto Gomes destacou a eficiência e a importância do workshop para todos os profissionais da área e empresários.

“A eficiência é muito grande, a importância é imensa. Eu acho que a prefeitura está de parabéns por realizar isso e proporcionar, não só os contadores, mas a todas as empresas de Rio Branco, na melhoria para a simplificação, para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Isso vai melhorar muito o trabalho dos contadores. Muitos contadores trabalham com empresas, com tudo, e essa questão da desburocratização agiliza ainda mais os processos. Então esse tipo de situações está trazendo benefícios que vai melhorar como toda a sociedade”, comentou o profissional.

A importância do evento também foi destacada pelo empresário e membro da diretoria da Federação da Industrias do Acre (Fieac), Antônio Carlos.

“Vejo como de fundamental importância, porque não existe cidade, não existe município forte se a economia não é forte. Essa medida da gestão do município de Rio Branco, na figura do prefeito Tião Bocalom, ela vem de encontro aos interesses do empresariado acreano como um todo, inclusive de empreendedores, porque isso é uma ação que vai fortalecer a economia de Rio Branco, e isso ganha todos”.

As medidas adotadas pela gestão municipal são imprescindíveis para o pleno funcionamento da Sala do Empreendedor e a continuidade no desenvolvimento das ações, como por exemplo, o Alvará Imediato que simplificou a emissão de Alvará de Construção em Rio Branco, e a redução no tempo de abertura de empresas, que passou de 177 dias para 3 horas, mesmo com uma demanda de aproximadamente de 65 % quanto a analise das viabilidades econômicas, tornando Rio Branco uma cidade mais atrativa para investimentos e novos negócios. Além disso, a dispensa de taxas e a ampliação das atividades econômicas dispensadas de atos públicos facilitam o processo de empreender na cidade.

“Desde que nós chegamos na Prefeitura, o nosso projeto sempre foi esse, facilitar para que as pessoas trabalhem. Nós precisamos melhorar o ambiente de negócios e é isso que a nossa Prefeitura tem feito constantemente. Vejam quanto de avanço tecnológico nós tivemos e isso é o que a gente quer. Uma cidade moderna, uma cidade inteligente, é cidade que desburocratiza, é cidade que cria oportunidade para quem tem dinheiro possa investir e gerar emprego e renda”, pontuou o chefe do Executivo Municipal”, concluiu o prefeito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

Continue lendo

Geral

Duas armas de fogo e munições são apreendidas no bairro Taquari

Publicado

em

Duas armas de fogo foram apreendidas no Taquari na tarde de quarta-feira, 24, por militares do 2° Batalhão, durante a ação dois envolvidos foram conduzidos um homem foi preso e um menor apreendido.

Uma guarnição fazia patrulhamento no bairro quando recebeu informações de outra equipe policial de que dois indivíduos poderiam estar portando armas de fogo, e indicaram o endereço, os militares fizeram o deslocamento até o local, de longe a guarnição avistou os dois suspeitos que ainda tentaram se evadir, correndo para um terreno baldio tentando se esconder, mas foram abordados, após consulta nominal foi descoberto que um dos indivíduos era menor, com eles foram encontradas as duas armas de fogo (uma submetralhadora e um armamento adaptado para uso de calibre.22).

Os militares encaminharam os envolvidos à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Penal do Acre dá instruções em curso de formação de cabo do Exército Brasileiro

Publicado

em

Os 29 alunos aspirantes a cabo receberam instruções em instrumento de menor potencial ofensivo, atendimento pré-hospitalar (APH) em combate, noções de operações com cães e segurança penitenciária.

Polícia Penal dá instruções em curso de cabo do Exército Brasileiro. Foto: Antonio Moura/Iapen.

As forças especializadas da Polícia Penal ministraram um módulo do curso de formação de cabo do Exército Brasileiro do 7º Batalhão de Engenharia e Construção Barão do Rio Branco. Participaram como instrutores os policiais da Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), Divisão do Serviço de Operações e Escolta (DSOE) e Divisão de Operações com Cães (DOC). O curso teve duração de três dias. Iniciou no dia 19, sexta-feira, continuou na segunda-feira, 22, e finalizou na terça-feira, 23.

O aluno de Formação de Cabo do Exército Brasileiro, Richard Rodrigues, explica que achou muito importante todas as instruções que recebeu, mas a que mais lhe chamou a atenção foi a de atendimento pré-hospitalar (APH) em combate: “Um ponto também muito importante que eu achei na instrução foi o uso de torniquete, porque, até então, na minha vida, eu nunca tinha tido a experiência de aprender como utilizar um torniquete. E foi aqui que eu aprendi como transportar um ferido, muito importante para minha vida militar e também para minha vida pessoal, em caso de algum acidente”.

Alunos aspirantes a cabo recebem instruções de forças especializadas da Polícia Penal. Foto: Antonio Moura/Iapen.

O chefe do Departamento de Operações Penitenciárias, Caio Borges Vilela, explica como funciona essa parceria: “A instrução para o curso de formação de cabos do 7º Batalhão de Engenharia e Construção Barão do Rio Branco, o 7º BEC, é uma parceria que existe já desde 2018. São 29 alunos buscando esse conhecimento. E é de grande valia para o sistema, porque o objetivo da instrução é prepará-los caso seja preciso instalar a GLO, a Garantia da Lei e da Ordem, que é quando o Exército toma de conta de algumas ações no estado. Então, essa parceria é importante, para que se acontecer algo dessa forma, eles estejam preparados para atuar dentro dos presídios e nos auxiliar aí nessa missão”.

Polícia Penal dá instrução para aspirantes a Cabo do 7º Batalhão de Engenharia e Construção Barão do Rio Branco. Foto: Antonio Moura/Iapen.

Nos três dias de curso, os 29 alunos aspirantes a cabo receberam instruções em instrumento de menor potencial ofensivo, atendimento pré-hospitalar (APH) em combate, noções de operações com cães e segurança penitenciária.

Instrução da Polícia Penal para aspirantes a cabo do Exército Brasileiro. Foto: Lucas Manoel/Iapen.

O chefe da Divisão de Operações com Cães (DOC), James dos Santos, instruiu os aspirantes sobre o uso dos cães em operações: “A gente está passando para eles um pouco da dinâmica que a Divisão de Operações com cães trabalha dentro das unidades prisionais, o emprego dos cães dentro desse corredor de segurança”.

Curso de Formação de Cabo do Exército Brasileiro, com instrução da Polícia Penal. Foto: Antonio Moura/Iapen.

O chefe da Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), William Monteiro da Silva, um dos instrutores do curso, falou sobre as atividades que foram realizadas durante sua aula com os alunos: “Hoje estamos com o CFC, Curso de Formação de Cabos. Passamos o dia aplicando e mostrando, ensinando várias técnicas de revista, buscas pessoais, mostrando as diversas estruturas dos pavilhões que as nossas unidades dispõem. Esse treinamento é de essencial importância, pois futuramente podemos estar atuando junto com eles, como já aconteceu em 2019 na GLO”.

O coordenador de Operações e Treinamento do DSOE, Wendel Silva, e instrutor de APH falou sobre os procedimentos ensinados no curso de formação: “Nós estamos aqui com os guerreiros do curso de cabo do Exército e estamos passando para eles algumas técnicas de aplicação de torniquete e apresentando também o plano de evacuação. Esses dois protocolos que estamos passando para eles podem ser usados tanto na vida operacional, na vida laboral, como também na vida particular. É um conhecimento de suma importância que estamos repassando ao Exército Brasileiro”.

Instrução de APH durante curso de formação de cabo do Exército Brasileiro. Foto: Lucas Manoel/Iapen.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mulher com mais de 40 pacotes de cocaína é presa em Sana Madureira

Publicado

em

A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a Unidade de Segurança Pública de Sena para os procedimentos de praxe.

Uma ocorrência de tráfico de drogas foi registrada na tarde desta terça-feira (23) em Sena Madureira, interior do Acre. O caso se deu na Rua Enertina Souza Chaves, bairro Ana Vieira, e resultou na prisão em flagrante de uma mulher de 35 anos.

Conforme a capitã Ivanise Pontes, comandante do 8º BPM, o serviço de inteligência levantou informações sobre tal prática no referido endereço.

Ao chegar lá, mediante autorização expressiva do proprietário da casa, entraram no quintal e encontraram 44 pacotes de cocaína. Além disso, identificaram a proprietária da droga.

Em face do exposto, a mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a Unidade de Segurança Pública de Sena para os procedimentos de praxe.

Comentários

Continue lendo