fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura presta assistência às famílias abrigadas no parque de exposições durante o retorno para casa

Publicado

em

Com a baixa das águas e limpeza dos bairros atingidos, famílias retornam para casa (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), tem realizado uma verdadeira força tarefa junto com outras secretarias municipais, a fim de amenizar os transtornos causados pela enchente do Rio Acre.

Assim que os primeiros bairros foram atingidos, a prefeitura agiu rapidamente para auxiliar as famílias, fazendo o resgate e encaminhando-as para abrigos em escolas ou para o parque de exposições.

Com a baixa das águas e o início da Operação Pós-alagação o momento agora é de retorno. Por isso, desde segunda-feira (10), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), estão auxiliando as famílias no retorno para casa.

Capitão Brito: “Depois de conferirmos todos os pertences da família, embarcamos no caminhão e levamos de volta para casa” Foto: Val Fernandes/Assecom

Segundo o coordenador do abrigo, capitão Brito, desde o início da semana, mais de 600 famílias já foram liberadas. Isso acontece após a relação de bairros limpos pela Operação Pós-alagação, disponibilizada diariamente pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI).

“A família vem, conferimos o cadastro de recepção, os itens que ela trouxe de casa, vamos no boxe, pegamos os pertences conferidos na relação e embarcamos de volta no caminhão. Caso tenha algum animal no Centro de Zoonoses, a pessoa busca o animal”, disse.

De acordo com a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, a prefeitura está empenhada em dar todo suporte às famílias durante a volta para casa.

“A assistência está buscando humanizar esse retorno. Já fizemos a entrega dos benefícios que as famílias têm direito como kit limpeza, cesta básica e água, e encaminhando as famílias para suas casas de maneira planejada e organizada por regional”, explicou.

Itelvina Oliveira: “Só temos a agradecer a prefeitura e ao prefeito que nessa hora estendeu a mão para todos nós” Foto: Val Fernandes/Assecom

Na tarde desta quarta-feira (12), a família da senhora Itelvina Oliveira estava só alegria porque chegou o grande dia de voltar para casa. Nem o mascote da família, o cachorro Steve foi esquecido. Depois de embarcar todos os pertences no caminhão o destino agora é a rua Palha no bairro Taquari. O sentimento da família era de alegria em finalmente retornar para seu lar.

“Só temos a agradecer porque fomos bem atendidos. Eles deram todo o apoio e assistência não deixando faltar nada. Atenderam a minha mãe bem com a questão de saúde dela. Quero aqui agradecer ao prefeito também que nessa hora ele estendeu a mão para todos nós”, declarou.

Crisla Oliveira, sobrinha e vizinha de Itelvina, também expressou o sentimento de gratidão a prefeitura pela entrega do sacolão, kit limpeza e fardo de água.

“Maravilhoso! O melhor de tudo é vir para casa. Mesmo lá sendo bom para nós, queremos o nosso canto que é o melhor lugar. Agora é recomeçar e recuperar o que perdemos”, declarou.

Após o caminhão ser descarregado, Itelvina aproveitou para compartilhar o sentimento que estava sentindo.

“É de alegria e gratidão. Só agradecer a Deus. A melhor hora é a de voltar para casa.”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Senhores da Droga: quadrilha envia carros recheados de cocaína ao Peru

Publicado

em

Polícia Federal deflagrou a Operação Fast Tracking, em 16 de setembro de 2022, e prendeu dois indivíduos ligados ao transporte do veículo com a droga.

Operação Senhores da Droga para combater o tráfico internacional de drogas em Porto Velho (RO)

Matrópolis

Os investigados poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas. A pena pode passar dos 20 anos de reclusão

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (21/5), a Operação Senhores da Droga para combater o tráfico internacional de drogas em Porto Velho (RO). Na ação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

As investigações tiveram início em 2023, após a descoberta de 45 kg de cloridrato de cocaína escondidos em um veículo, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ji-paraná (RO), em 6 de setembro de 2022.

Diante do fato, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Fast Tracking, em 16 de setembro de 2022, e prendeu dois indivíduos ligados ao transporte do veículo com a droga.

Após averiguações, outras quatro pessoas envolvidas no envio do entorpecente foram identificadas, incluindo dois intermediários que disponibilizaram suas contas bancárias para transferências de fundos a uma conta no Peru, supostamente ligada ao entorpecente.

Os investigados poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas. A pena pode passar dos 20 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo

Geral

Agente demitido da PF preso acusado de matar a própria filha no Acre volta à ativa ao ser inocentado

Publicado

em

O policial chegou a ser preso em 2019 acusado de matar a própria filha de dois meses, o que levou à sua demissão em 2020. Na ocasião, ele foi indiciado junto com sua mãe, avó da criança, por homicídio qualificado.

Agente conseguiu na Justiça a revogação da demissão. E, no ano seguinte, aposentou-se por invalidez, aos 35 anos, alegando não ter condições de saúde para seguir com suas atribuições na PF

Metrópolis 

A Polícia Federal (PF) determinou, no dia de ontem, segunda-feira (20/5), a reintegração do agente Dheymersonn Cavalcante Gracino dos Santos aos quadros da corporação. O policial chegou a ser preso em 2019 acusado de matar a própria filha de dois meses, o que levou à sua demissão em 2020. Na ocasião, ele foi indiciado junto com sua mãe, avó da criança, por homicídio qualificado.

Em 2021, contudo, o agente conseguiu na Justiça a revogação da demissão. E, no ano seguinte, aposentou-se por invalidez, aos 35 anos, alegando não ter condições de saúde para seguir com suas atribuições na PF. Outra reviravolta, ainda maior, estava por vir.

Em fevereiro de 2023, a Justiça do Acre, estado no qual o bebê morreu, decidiu não haver provas para condenar nem Dheymersonn nem a mãe dele. E, com isso, eles foram considerados impronunciados, quando não há sequer julgamento.

No mesmo mês, a PF tornou sem efeito a portaria que aposentava o agente e, em maio do ano passado, a Justiça Federal determinou que ele fosse reintegrado aos quadros da corporação. Dheymersonn, no entanto, manteve a alegação de que não teria condições de saúde para exercer a atividade.

Depois de submeter o agente a uma perícia laboral, a Polícia Federal determinou, esta semana, que Dheymersonn volte a trabalhar na superintendência da instituição no Acre. Ele recebia aposentadoria proporcional de R$ 12 mil por mês e deverá voltar a receber salários integrais no valor de R$ 14 mil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é violentamente agredido a golpes de ripas com pregos nas pontas em Rio Branco

Publicado

em

 

Paulo dos Santos Lima, 41 anos, foi violentamente agredido a golpes de ripas com pregos nas pontas, na noite desta segunda-feira (20), na rua 10 de Julho, no bairro Placas, em Rio Branco.

__________________

Segundo informações da polícia, Paulo estava caminhando em via pública quando foi abordado por criminosos que, em posse de ripas que continham pregos nas pontas, começaram a agredir a vítima, que teve um corte profundo na cabeça e vários hematomas nas costas, braços e perna esquerda.

__________________

Mesmo agredido, Paulo ainda conseguiu andar até a frente de uma residência, onde caiu na calçada. Após a ação, os autores do crime fugiram do local.

Criminosos em posse de ripas que continham pregos nas pontas, começaram a agredir a vítima, que teve um corte profundo na cabeça e vários hematomas nas costas, braços e perna esquerda. Foto: capturada 

Moradores encontraram o homem ferido e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância básica foi enviada e os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos, e encaminharam o paciente ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ele foi internado em estado de saúde estável.

Comentários

Continue lendo