Flash
Prefeitura preserva rica diversidade da fauna brasileira no Parque Chico Mendes

Onça vermelha (Foto: Val Fernandes/Assecom)
A imponência do gavião real, o charme das onças pintadas, a graça dos macacos: os aranha, os cairara e a dona Barriguda. Estes são alguns dos animais que podem ser vistos ao se visitar o zoológico do Parque Ambiental Chico Mendes, mantido e administrado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

(Foto: Val Fernandes/Assecom)
Não menos atraente aos olhos de quem vê, é a beleza dos demais pássaros: o colorido das araras, como a vermelha e a canindé, com suas penas amarelas e azuis, além dos papagaios, que não deixam por menos com suas tagarelices. Já os tucanos, silenciosos, chamam a atenção por seu bico incomum. Tem também o mutum e o jacu, que tem o nome científico de penélope obscuras.
Na simpática família das antas tem o Seu Bruno pai, Dona Flor, Bruno Júnior e o caçula o pequeno e ainda listrado Antunes, meio desconfiado com gente estranha logo pela manhã.
Os vizinhos jacaretingas tomam conta do lago e quase não dá para vê-los, mas eles estão aí só de butuca, observando tudo ao redor.
Há também o Jack, um jacaré-açu, uma das maiores espécies da Amazônia, que com sua malemolência deixa evidente o jeitão nada amistoso para visitas.
No mesmo lago tem as tartarugas, mas essas não quiseram dar o ar da graça. Por sorte, havia uma pequenina ao sol despertando para o dia, num contraste total com a rotina das enjoadas pacas-de-rabo ou pacaranas, com quem estava dividindo o recinto. Estas, de hábitos noturnos, escondiam-se da luz do dia sob os troncos. São difíceis de serem encontradas na natureza, mas no parque, com um pouco de paciência e jeito, é possível vê-las.
Tem também os tamanduá-mirins, os porquinhos-do-mato, os veados, a cutias, o jabuti e as cobras. Nos recintos estão abrigadas a suaçuboia, a cobra arco-íris, e as jiboias Cindy, Mindi e Adelaide. Nenhuma delas peçonhenta, ou seja, venenosa.

(Foto: Val Fernandes/Assecom)
Além dos animais abrigados no parque são muitos os que andam, voam e pulam de galho em galho livremente no local. Exceto os de vida livre, no último censo foram catalogados 266 animais de 33 espécies sob os cuidados do Município de Rio Branco no Parque Chico Mendes.
“Os (animais) que vieram para cá são todos animais que vêm encaminhados pelo Ibama, porque o parque tem uma parceria com o Ibama e com o Cetas, que é o Centro de Triagem de Animais Silvestres. Esses animais não podem ser soltos na natureza, porque eles foram apreendidos ou resgatados e ficam conosco. A gente fica cuidando deles e, quando há possibilidade de algum projeto de reprodução ou soltura, algum trabalho, a gente utiliza esses animais nesses projetos”, explica o veterinário do parque, Talisson Filipe.
Criado em 1996, o Parque Ambiental Chico Mendes é regido sob a Lei Ambiental do Município de Rio Branco, que institui a Política Municipal de Meio Ambiente, na qual estão determinadas a definição e administração dos espaços territoriais considerados unidades de conservação e áreas de proteção. Depois de ficar mais de dois anos fechado devido à pandemia de covid-19, o parque foi totalmente revitalizado, alguns espaços físicos reformados e reaberto à visitação pela atual gestão municipal.
Se constitui num dos maiores e mais importantes espaços urbanos verdes e de lazer de Rio Branco, disponível ao público de terça a domingo, das 7h às 17 horas. Às segundas-feiras, o parque fica fechado para manutenção, exceto em feriados que caem na segunda-feira.
O veterinário lembra que os visitantes devem evitar agitar os animais, porque isso pode causar estresse a eles. Ele orienta, ainda, que não é permitido alimentar, jogar pedras, galhos com o intuito de chamar a atenção dos animais. “Sei que às vezes as pessoas querem chamar atenção, mas isso pode causar um estresse e machucar os animais também, o que dificulta a vida deles aqui no zoológico”.
Comentários

Flash
Bocalom recebe Papai Noel e acende luzes natalina na Capital para milhares de pessoas
Na noite deste sábado, dia 9, um imprevisto no trânsito da Avenida Getúlio Vargas causou agitação nos bastidores do aguardado evento natalino organizado pela Fundação Garibaldi Brasil. O Papai Noel originalmente escalado para receber as crianças da árvore de Natal, ficou preso no congestionamento, gerando correria entre a equipe de organização.
Diante do contratempo, cogitou-se a substituição do ator pelo Papai Noel que circulava pela praça local. Contudo, a proposta foi rapidamente rejeitada pelo secretariado da Fundação, devido à diferença na vestimenta: “Este é vermelho, o nosso é azul”, declarou um dos secretários, enfatizando a necessidade de manter a coerência visual do evento.
A situação foi se desenrolando enquanto a ansiedade crescia entre o público. Por volta das 20:15h, mais de duas horas após o início previsto, o Papai Noel “certo” finalmente chegou ao local do evento. A sua entrada foi marcada pela escolta da Banda Musical Corujas de Ouro, da escola estadual Neutel Maia, além de agentes da Superintendência Regional de Transporte e Trânsito de Rio Branco – RBTrans.
O prefeito Tião Bocalom deu as boas-vindas ao Papai Noel azul e posou para fotos com a multidão, encerrando o episódio inusitado com um toque festivo. Apesar do atraso, a magia do Natal prevaleceu, e as crianças finalmente puderam desfrutar do aguardado momento com o bom velhinho azul.
Veja imagens do fotógrafo Sérgio Vale.
Comentários
Flash
AMAC Realiza 2ª Assembleia Geral Ordinária E Comemora Avanços Na Assistência Aos Municípios
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação de Municípios do Acre (AMAC), Tião Bocalom, reuniu nesta sexta-feira (8), os demais prefeitos do estado para debaterem sobre assuntos relacionados ao ano de 2023. Na oportunidade, a diretoria pôde apresentar aos representantes de seus municípios a eficiência do trabalho ao conseguirem dar vazão a todos os projetos vigentes dos anos de 2021 e 2022.

Bocalom: “Estou feliz em presidir uma Associação tão forte e reconhecida nacionalmente como a nossa AMAC” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Segundo o presidente da AMAC, é com muita alegria que o ano de 2023 encerra, tendo em vista que a Associação pôde de fato fazer o seu papel que é auxiliar de forma efetiva todos os municípios do estado do Acre. O gestor destacou ainda que em 2020 a AMAC teve mais de 50 projetos produzidos e agora, encerra o ano com 273.
“Podemos observar a satisfação dos demais prefeitos em ter recebido esse apoio da Associação. Ela tem sido uma grande parceira dos municípios, principalmente os do interior. Talvez eles não conseguiriam avançar com os projetos, devido à exigência de Brasília. Estou feliz em presidir uma Associação tão forte e reconhecida nacionalmente como a nossa AMAC”.
Na ocasião, o gestor da AMAC assinou o termo de cooperação junto ao superintendente estadual da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A parceria vem para fortalecer a comunicação entre os municípios, além de estar trazendo uma novidade em relação ao Código de Endereçamento Postal, popularmente conhecido como CEP.

Francisco: “A parceria vem para fortalecer a comunicação entre os municípios” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
“A AMAC está fazendo o trabalho de georreferenciamento em todos os municípios e os Correios como parceiro para a criação do CEP contribui com os estudos em relação ao que está sendo feito, visando acabarmos com o CEP geral e implantarmos o CEP da forma que deve ser feito, de acordo com as ruas, a fim de melhorar o acesso postal no estado”, explicou o superintendente estadual dos Correios, Francisco Ithamar.
Para o Coordenador Executivo da AMAC, Marcus Lucena, a Associação finalmente tem conseguido cumprir com suas obrigações e hoje, a maioria das metas estabelecidas em 2021 já estão sendo batidas.
“A gente fecha o terceiro clico da gestão do presidente Tião Bocalom a frente da Associação, ciclo esse que conseguimos vencer várias etapas que nunca haviam sido alcançadas, que vão desde a elaboração de projetos a captação de recursos junto aos Ministérios e parlamentares. Essa reunião é para apresentar os resultados do presidente pelo apoio aos demais 21 municípios”
Comentários
Flash
Presidente da Câmara Municipal de Brasiléia Marquinho Tibúrcio prestigia decisão do futsal 2023

Marquinho Tibúrcio ladeado pela equipe de árbitros e capitães dos times.
O Presidente Marquinhos Tibúrcio, esteve prestigiando na noite desta sexta, 08, a final do Campeonato Estadual de Futsal que aconteceu na quadra Poliesportiva do bairro Ferreira da Silva em Brasileia/Acre.
A decisão da final do Campeonato Estadual de Futsal ocorreu entre a Seleção Brasileensee e a equipe Pista Pega Tranqueira, representante do município do município de Senador Guiomard.

Marquinho (dir), junto com as prefeitas de Senador Guiomard e Brasiléia, deputado Tadeu Hassem e o técnico do Pega Tranqueira e o médico Israel Milane.
A seleção de Brasileia foi campeã com a vitória da partida de 2×1 contra Pista Pega Tranqueira, enchendo de alegria o coração de cada torcedor brasilense.
Esteve presente na grande final a Prefeita Fernanda Hassem, a prefeita de Senador Guiomard Rosana Gomes, o Deputado Estadual Tadeu Hassem, o Presidente da Federação Acreana de Futsal Rafael do Vale e o Diretor de Arbitragem Mário Jorge Ferreira de Lima e torcedores das duas equipes de futsal.
Comentários
-
Acre2 dias atrás
O que é o círculo de fumaça que paira nos céus do Alto Acre, intrigando moradores de Brasiléia e Epitaciolândia
-
Extra2 dias atrás
Motorista de caminhonete perde controle, bate contra veículo e muro de mercado em Brasiléia
-
Extra10 horas atrás
Motorista de caminhonete invade contramão, bate contra carro com 4 pessoas e depois foge do local
-
Flash2 dias atrás
Bolívia no Mercosul traz novas perspectivas para estudantes brasileiros de Medicina na fronteira
-
Extra19 horas atrás
Tri-campeã: Brasiléia retorna para a elite do futsal acreano após decisão de virada
-
Acre1 dia atrás
Buscas por criança de 2 anos que se afogou em rio no AC são suspensas após três dias
-
Brasil19 horas atrás
“Coringa de Miami” exige compensação milionária por suposta referência em GTA 6 da Rockstar
-
Flash20 horas atrás
Grave acidente em Rio Branco: Adolescente embriagada e sem CNH atropela motociclista e passageiro de app