Acre
Prefeitura de Rio Branco realiza convocação de 508 servidores efetivos para fortalecer serviços públicos
O secretário municipal de Saúde, Renan Biths, salientou a importância da convocação de 38 médicos e 25 dentistas, pois são as áreas mais procuradas pela população e com essa chamada é possível solucionar algumas dessas deficiências presentes na saúde do Município
A Prefeitura de Rio Branco realizou nesta quarta-feira (12), uma coletiva de imprensa para fazer a convocação de 508 servidores efetivos nas áreas de saúde, educação e assistência, oriundos do cadastro de reserva de 2019 e concurso público de 2024.
Segundo o prefeito da capital, Tião Bocalom, essas convocações vêm para substituir os aposentados e funcionários de contratos provisórios previstos para vencerem em até 60 dias. O gestor destacou ainda que desde 2021 já foram convocados um total de 1400 profissionais para a gestão municipal.
“O mais importante de tudo isso é que estamos dando a oportunidade para as pessoas realizarem o sonho de ter a sua segurança de que ele pode formar uma família, fazer um financiamento, comprar uma casa, ou seja, ter a segurança da remuneração do seu trabalho. Como sou funcionário público aposentado, na primeira vez que assumi a função pública concursado, fiquei muito feliz e guardo até hoje o decreto.”
O secretário municipal de Saúde, Renan Biths, salientou a importância da convocação de 38 médicos e 25 dentistas, pois são as áreas mais procuradas pela população e com essa chamada é possível solucionar algumas dessas deficiências presentes na saúde do Município.

Renan: “São 38 médicos e 25 dentistas” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)
“A entrada deles no sistema representa a solução de muitos desafios que temos. Um deles é justamente de podermos avançar com o cronograma de inauguração das novas unidades para podermos ampliar o serviço e para isso, nós precisamos de mais profissionais.”
De acordo com o secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, essa convocação engloba profissionais que atuarão tanto na zona urbana, quanto na rural, com cargos para professores, cuidadores, assistentes de creches, mediadores e outros. O gestor ressaltou o reforço que isso traz para a educação municipal.
“Isso mantém o suporte para as escolas em relação ao início do ano letivo, que inicia no dia 17 de março. O Município está dando as condições necessárias para mantermos o calendário escolar dos 200 dias de aula. Além de suprir as próximas unidades que estamos ampliando dentro da rede escolar, principalmente no quantitativo de creches e centros educacionais infantis, sendo as pré-escolas”.
Veja vídeo:

Alysson: “Será um reforço para a educação municipal” (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre atinge 15,51 metros na capital e mantém tendência de subida

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
O Rio Acre atingiu a marca de 15,51 metros às 21h desta sexta-feira, 14, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. O nível está acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros.
Ao longo do dia, o rio apresentou uma tendência de elevação constante. A medição começou às 06h, com 14,98 metros, e seguiu subindo, atingindo 15,17 metros às 09h, 15,24 metros ao meio-dia, 15,33 metros às 15h e 15,40 metros às 18h.
Além do nível elevado do rio, a Defesa Civil registrou um acumulado de 22,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o que contribuiu para o agravamento da situação. A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada no último final de semana.
Comentários
Acre
MPAC recorre de decisão que concedeu prisão domiciliar a mulher envolvida na execução do jovem João Vitor
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recorreu da decisão que concedeu prisão domiciliar a uma mulher acusada de envolvimento na execução do jovem João Vitor, em Cruzeiro do Sul. O crime, atribuído a integrantes de uma organização criminosa, ocorreu em uma área verde do bairro Saboeiro.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, a acusada, amiga da vítima, teve um papel fundamental no crime ao atraí-lo para uma emboscada. O corpo de João Vitor foi encontrado às margens do Rio Juruá, próximo ao município de Guajará, no Amazonas, com as mãos amarradas para trás e diversas perfurações de faca nas costas.
Durante a audiência de custódia, o MPAC se manifestou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. No entanto, a Justiça concedeu a prisão domiciliar, levando o órgão ministerial a recorrer da decisão, considerando a gravidade do crime.
Além disso, o MPAC instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o andamento das investigações sobre o caso.
Comentários
Acre
Afluente do Rio Acre, Riozinho do Rola ultrapassa cota de transbordo

Foto: Kennedy Santos/ac24horas
O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, ultrapassou nesta sexta-feira, 14, a cota de transbordamento, que é de 15 metros, atingindo 15,19 metros às 15h15, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O transbordamento manancial ocorreu por volta das 10 horas da manhã, quando o rio atingiu a marca de 15 metros. Desde então, o nível tem se mantido acima da cota de inundação, com tendência de aumento.
Além do Riozinho do Rola, o nível do Rio Acre também preocupa em Brasileia, onde a cota de transbordamento é de 8 metros. Nesta sexta-feira, 14, às 15h15, o rio registrou 6,94 metros, um aumento de quase 60 centímetros em relação ao início do dia.
Você precisa fazer login para comentar.