fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Rio Branco entrega novo ambulatório materno e infantil no Barral y Barral

Publicado

em

Foto: David Medeiros

A Prefeitura de Rio Branco realizou na manhã desta quarta-feira, 28, a inauguração do Ambulatório Materno e Infantil no Barral y Barral, que fica localizado no Conjunto Tangará, na capital acreana. Em entrevista ao vivo durante a cerimônia, o secretário de Saúde, Rennan Biths, destacou ao ac24horas Play, a relevância do novo espaço para a comunidade.

“Então, aqui é um momento que a gente entrega para a sociedade um serviço novo dentro da rede municipal de saúde, que é o ambulatório materno e infantil”, explicou Rennan.

O gestor detalhou que o atendimento básico às mulheres, gestantes e crianças ocorre nas unidades básicas de saúde distribuídas pelos bairros da cidade. “Entretanto, quando essas equipes que estão atuando nas unidades básicas entendem que o paciente demanda uma atenção mais especializada por conta de qualquer tipo de complexidade, hoje nós temos, a partir de hoje, esse ambulatório que pode dar esse acompanhamento, esse serviço para esses pacientes”, explicou.

Foto: David Medeiros

“Hoje aqui nós temos uma equipe de ginecologistas, pediatras, uma equipe de enfermeiros, de nutricionistas, que estão equipados com capacidade de realização de exames, com a estrutura física para fazer as consultas e o atendimento, para que a gente possa cuidar desse público que quer uma atenção mais apurada, e garantir que elas possam ter esse acompanhamento especializado”, acrescentou.

O Ambulatório Materno e Infantil fica localizado no segundo pavimento do Barral y Barral e, segundo Rennan, é um serviço fundamental para o município. “É esse serviço que nós estamos entregando para a população de Rio Branco. Então, o nosso prefeito Bocalom tem uma atenção muito especial para a área da saúde. Desde a primeira gestão, ele tem realizado os investimentos que são muito importantes para que a gente viva momentos como esse de hoje”, ressaltou.

Rennan Biths citou ainda a entrega recente da 37ª Unidade Básica de Saúde, no bairro Adalberto Aragão, e o concurso público de 2023, cujas nomeações começaram a ser feitas nas últimas semanas. “Com todos esses investimentos, além de a gente conseguir dar resposta nas estruturas básicas, especialmente nas UBSs, nos dá a possibilidade também de avançar na qualificação desse trabalho, que são serviços especializados como esse ambulatório que nós estamos entregando aqui no Barral y Barral”, explicou.

Para o gestor, o investimento amplia o atendimento e melhora a qualidade dos serviços oferecidos. “Além de a gente ampliar a nossa capacidade de atendimento, nós também, com esse tipo de medidas aqui, estamos oferecendo para a população um serviço cada vez mais especializado, que atenda essa necessidade”, encerrou.

Foto: David Medeiros

Rennan destacou ainda um dado importante que trata sobre as gestantes na capital. “Um exemplo disso aqui no ambulatório é que hoje nós temos 355 gestantes de alto risco que precisam ter a sua gestação acompanhada com um pouco mais de cuidado, com profissionais um pouco mais especializados”, destacou.

O gestor explicou como funcionará o encaminhamento dessas gestantes ao novo ambulatório no Barral y Barral. “De forma geral, são os nossos enfermeiros que realizam essa parte do pré-natal nas unidades básicas de saúde. Só que quando o enfermeiro que está lá na ponta identifica o paciente com parâmetros alterados, um exemplo aqui com a pressão alta, aí esse enfermeiro direciona esse paciente para essa estrutura, que além da equipe de enfermagem, também dispõe de médicos ginecologistas, obstetra, a capacidade de realização de exames mais especializado, que vai trazer uma segurança maior para essa gestante que está vivendo esse momento tão importante da vida, que é essa expectativa de se tornar mãe”, observou.

Sobre o horário de funcionamento, Rennan explicou que a unidade deve continuar atendendo no horário das 7h às 17h. “Enfim, todo o atendimento aqui vai funcionar de acordo com o atendimento da nossa rede, que vai funcionar das 7 às 17 horas, de forma ordinária. Mas há previsão também da equipe já de organizar alguns mutirões que permitam, de forma excepcional, estender esse horário e talvez até levar para sábado, domingos e feriados, justamente para a gente poder dar uma resposta para essa fila que hoje é grande e fazer com que esse serviço chegue o mais rápido possível para aqueles pacientes que necessitam”, ressaltou.

Foto: David Medeiros

A diretora do Barral y Barral, Williane Gomes, destacou a relevância do novo serviço para a população. Segundo ela, o ambulatório contará com uma equipe formada por dois ginecologistas, dois pediatras, enfermeiros obstetras, além de oferecer atendimento pré-natal de baixo e alto risco e outros serviços com profissionais de diferentes áreas da saúde.

“A importância desse espaço é de suma importância, é o primeiro ambulatório na rede municipal especializado no materno infantil, especializado na saúde da mulher e da criança”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco ocupa 23ª posição em ranking de inserção econômica entre as capitais brasileiras

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

A capital do Acre Rio Branco ficou em 23º lugar no ranking de inserção econômica entre as capitais brasileiras, segundo dados que avaliam indicadores como população vulnerável, formalidade no mercado de trabalho e crescimento dos empregos formais. A capital do Acre superou cidades como Belém (PA), Macapá (AP) e Boa Vista (RR), que ficaram nas últimas posições da lista.

O levantamento tem como objetivo medir o nível de competitividade municipal, levando em conta a vulnerabilidade socioeconômica da população e o grau de inclusão produtiva por meio da inserção no mercado de trabalho formal.

De acordo com o estudo, capitais com grande parcela da população em situação de vulnerabilidade ou fora do mercado de trabalho formal tendem a apresentar maiores problemas sociais, economia menos robusta e menor capacidade de consumo.

A capital que se destacou positivamente entre os estados da região Norte foi Porto Velho (RO), que figura na 4ª posição do ranking nacional, sendo a melhor classificada da região.

A colocação de Rio Branco revela desafios importantes em termos de desenvolvimento econômico e inclusão social, mas também evidencia que, em comparação com outras capitais da região Norte, a cidade apresenta algum avanço no acesso ao emprego formal e redução da vulnerabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Internações por síndrome gripal caem no Acre, mas 58 crianças ainda seguem hospitalizadas

Publicado

em

Criança aguarda por atendimento na UPA Franco Silva, em Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas

Depois de semanas de alta pressão sobre a rede pediátrica, o Acre começa a registrar uma desaceleração nas internações por Síndrome Gripal Respiratória Aguda (SGRA). Nesta segunda-feira, 16, 58 crianças ainda permanecem internadas em unidades de saúde da capital, mas os dados mostram um alívio significativo em relação ao pico recente da doença. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Um dos principais indicadores dessa melhora é a enfermaria do Hospital da Criança, no INTO, que até duas semanas atrás operava no limite. Hoje, o setor conta com 22 leitos disponíveis, dos 60 existentes, o que representa uma redução expressiva na pressão assistencial. Atualmente, 38 crianças estão internadas.

Na UTI Pediátrica do INTO, 9 dos 10 leitos ainda estão ocupados, o que mostra que os casos mais graves persistem, mas em número mais controlado. A UTI Pediátrica da Maternidade Bárbara Heliodora segue com 100% de ocupação (10 leitos), embora o contexto geral seja de queda nas internações.

O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), por sua vez, mantém 12 dos seus 14 leitos pediátricos desocupados, outro sinal claro da melhora no cenário. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o ambiente é ainda mais tranquilo, com apenas uma criança internada na UPA do Segundo Distrito, enquanto a UPA da Sobral não registra nenhuma internação pediátrica.

Comentários

Continue lendo

Acre

PGE-AC abre seletivo para cadastro de reserva de estagiários de direito

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre/ Reprodução Internet

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC) publicou nesta terça-feira, 17, o edital nº 08/2025, que abre o XXII processo seletivo para estágio na área de direito, destinado à formação de cadastro de reserva para estudantes de direito de nível superior. O processo é coordenado pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) da PGE/AC.

Podem participar alunos regularmente matriculados entre o 3º e o 9º semestre das instituições conveniadas: Universidade Federal do Acre (Ufac), Centro Universitário Uninorte (Uninorte), Faculdade da Amazônia (UNAMA), Centro Universitário Estácio Unimeta (Estácio) e Faculdade Anhanguera de Rio Branco (Anhanguera).

O estágio terá duração de até um ano, prorrogável por igual período, com jornada de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias. O trabalho será realizado preferencialmente de forma presencial, em horário compatível com as aulas dos estudantes, podendo ocorrer em regime híbrido ou remoto conforme previsto no regulamento da PGE.

Entre as atividades atribuídas aos estagiários estão a assessoria direta aos procuradores, pesquisas jurídicas, elaboração de peças judiciais e administrativas, e o acompanhamento de processos, sempre sob supervisão do CEJUR.

O processo seletivo oferece bolsa de R$ 1.000,00, além de auxílio-transporte de R$ 200,00. Estão garantidas vagas reservadas para candidatos com deficiência (10%), negros (10%), indígenas ou quilombolas (10%) e pessoas de baixa renda (10%).

O cadastro de reserva será utilizado para preenchimento gradual das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo, que será de seis meses, prorrogável por igual período a critério da PGE.

As inscrições e demais informações, incluindo cronograma e critérios para reserva de vagas, estão disponíveis no edital publicado abaixo:

Comentários

Continue lendo