Flash
Prefeitura de Rio Branco e UFAC oferecem curso de inseminação artificial em gado leiteiro
Essa ação reforça o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento sustentável do campo
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Universidade Federal do Acre está promovendo um importante curso de inseminação artificial em gado leiteiro. A iniciativa é voltada tanto para produtores rurais quanto para estudantes de Medicina Veterinária e Agronomia da UFAC, o objetivo é fortalecer a produção leiteira na região.
Na sexta-feira (9), a aula inaugural foi realizada na propriedade do produtor de leite José Belmiro, no Polo Benfica. O pecuarista José Ailton Belarmino, destacou a importância do curso para o aprimoramento da sua produção, ressaltando que o conhecimento adquirido permitirá melhorar a qualidade do seu rebanho e aumentar a produtividade.
“Um curso desse aqui, meu Deus do céu, é uma oportunidade maravilhosa. Com o conhecimento, posso inseminar minhas vacas com sêmen de qualidade, melhorando o meu plantel no futuro.”
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve presente na abertura do curso e reforçou o compromisso da administração com o fortalecimento do setor leiteiro. Ele lembrou que, desde sua gestão anterior em Acrelândia, sempre incentivou a produção de leite e que o projeto da Bacia Leiteira é uma estratégia para impulsionar a economia local e garantir a produção de leite de qualidade no estado. “Queremos incentivar nossos produtores a trabalharem com tecnologia e conhecimento. Já temos 52 produtores participando do projeto, e a ideia é ampliar ainda mais essa produção, para que o leite do Acre seja consumido aqui mesmo, fortalecendo nossa economia.” Destaca o prefeito
O estudante de Medicina Veterinária, Lucas Carvalho, destacou a relevância do curso para o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam no campo, “Este curso é fundamental para levar tecnologia ao produtor rural, ajudando a melhorar a genética dos animais e a produção de leite.” Enfatiza o acadêmico.
Já o professor Dr. Francisco Dantas ressaltou o potencial do setor leiteiro acreano, enfatizando que o melhoramento genético é fundamental para aumentar a produtividade e a rentabilidade. “O Acre tem um grande potencial leiteiro. Com o uso de tecnologias e melhoramento genético, podemos transformar o estado em um grande produtor de laticínios.” Destaca o professor.
O secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, destacou que a parceria com a UFAC e o apoio da prefeitura visam ampliar a produção leiteira, tornando o produto mais acessível ao consumidor e fortalecendo a economia local “Já temos mais de 50 produtores participando do programa, e vamos expandir essa iniciativa para todas as regiões do município, treinando mais profissionais e fortalecendo a cadeia produtiva do leite.”
Essa ação reforça o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento sustentável do campo, incentivando a inovação e o uso de tecnologias que elevam a qualidade e a quantidade da produção leiteira no estado.
Comentários
Flash
vídeo: Câmeras flagram dupla armada tentando executar jovem no Bairro da Base, em Rio Branco
Criminosos mortos em confronto com a PM foram registrados atirando contra André Luiz Souza da Silva; vítima sobreviveu ao atentado.
Imagens de câmeras de monitoramento de uma residência flagraram o momento em que dois criminosos armados tentaram executar um jovem no Beco Brasileia, no bairro da Base, em Rio Branco. A tentativa de homicídio ocorreu na noite do último sábado (10).
Nas gravações, é possível ver a dupla caminhando pela região. Ao perceberem a presença de uma pessoa, os criminosos voltam, sacam armas de fogo e efetuam vários disparos contra André Luiz Souza da Silva, de 20 anos.
Mesmo com os tiros à curta distância, André foi atingido por apenas dois disparos — um na mão direita e outro na perna direita — e sobreviveu ao ataque. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde permanece internado em estado estável.
Os autores do atentado foram identificados como V. G, S. R, de 16 anos, e um comparsa conhecido como Andrio. Ambos morreram ou desapareceram durante confronto com a Polícia Militar horas após o crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Flash
Assis Brasil celebra seus 49 anos com programação especial
Assis Brasil está em clima de festa pelos seus 49 anos de emancipação política. A semana de comemoração começou ainda na semana passada, com diversos eventos que vêm movimentando a cidade e reunindo a população em momentos de celebração.
Na manhã desta segunda-feira (12), foi realizada a tradicional cerimônia de hasteamento dos pavilhões em frente à Prefeitura Municipal, contando com a presença de alunos, professores, servidores, vereadores e autoridades como a Polícia Militar e o Exército Brasileiro. O ato cívico reforça o sentimento de pertencimento e orgulho por nossa cidade.
A programação segue nos próximos dias com uma série de eventos que se estendem até depois do dia 14 de maio — data oficial do aniversário do município — celebrando o progresso, a história e o povo de Assis Brasil.
A Prefeitura convida toda a população a continuar participando dessa festa que é de todos nós!
Comentários
Flash
Judiciário leva projeto de combate à violência doméstica aos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia
Com apoio das prefeituras, TJAC propõe criação de grupos reflexivos para homens autores de violência, visando à prevenção e redução da reincidência no interior do estado.
Dando continuidade à política de interiorização do combate à violência doméstica, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), visitou, nos dias 8 e 9 de maio, os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia. O objetivo foi apresentar propostas de implantação dos Programas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar às câmaras municipais.
A comitiva foi liderada pela juíza Andréa Brito, coordenadora da Comsiv, que esteve acompanhada de magistrados locais, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, representantes do Legislativo e do Executivo. Em Epitaciolândia, a reunião ocorreu na quinta-feira (8) com o prefeito Sérgio Lopes, que se comprometeu a enviar à Câmara o Projeto de Lei para criação de um grupo reflexivo com foco na reeducação de agressores. “É um passo importante na prevenção à reincidência de crimes. Vamos trabalhar de forma integrada com o Judiciário, o MP e a Defensoria”, declarou o prefeito.
Já na sexta-feira (9), em Brasiléia, a reunião contou com a presença da desembargadora Waldirene Cordeiro, supervisora do Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa (Nujures), e do juiz Guilherme Miotto. O prefeito Carlinhos do Pelado também confirmou que encaminhará o projeto à Câmara Municipal. “Foi um encontro produtivo. Queremos implementar essa política no município o quanto antes”, afirmou.
Durante os encontros, a juíza Andréa Brito realizou a entrega simbólica da minuta da lei e apresentou a Resolução nº 254 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Judiciária Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres. A magistrada destacou a importância da interiorização da política dos grupos reflexivos: “É um trabalho educativo e preventivo, e os dados comprovam sua eficácia. A receptividade das prefeituras e câmaras foi extremamente positiva.”
Desde o início da política de interiorização, em 2021, o projeto foi apresentado em 11 municípios. Sete cidades já aprovaram a legislação, como Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Jordão, Assis Brasil, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul.
Os grupos reflexivos vêm apresentando resultados expressivos. O “Homens em Transformação”, criado pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (VEPMA) em 2018, atendeu 749 homens e registrou apenas 8% de reincidência. Outros programas similares desenvolvidos pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), via Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) e Unidade de Monitoramento Eletrônico (UMEP), atenderam juntos mais de 670 homens.
A proposta visa não apenas punir, mas reeducar e evitar que novos episódios de violência se repitam. Segundo a juíza Andréa Brito, o trabalho busca transformar a cultura que perpetua a violência doméstica: “A prevenção e o diálogo com as autoridades locais são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres.”
Você precisa fazer login para comentar.