Extra
Prefeitura de Brasiléia realiza VII Conferência Municipal de Saúde com foco em fortalecer políticas públicas e garantir o direito à saúde para todos

A Prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (22), no Polo da UAB (antigo CEDUP), a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Construindo juntos uma saúde para todos”.
O evento foi um importante espaço democrático de diálogo e construção coletiva, reunindo gestores, trabalhadores, representantes de associações, sindicatos e a comunidade em geral, para discutir e propor melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A abertura oficial contou com a presença do vice-prefeito Amaral do Gelo, que destacou o compromisso da gestão em garantir uma saúde pública de qualidade. “Estamos aqui para ouvir a população e construir juntos um sistema de saúde cada vez mais acessível e eficiente. A conferência é o momento em que todos têm voz para ajudar a definir o futuro das nossas políticas públicas”, afirmou o vice-prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, ressaltou a importância do evento para o planejamento das ações da pasta. “As propostas discutidas aqui vão nortear o Plano Municipal de Saúde para os próximos anos da gestão do nosso prefeito Carlinhos do Pelado. É fundamental que a comunidade participe, pois é ela quem vivencia diariamente os desafios e as conquistas do nosso sistema de saúde”, explicou o secretário.
Também participaram da conferência a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luzinete dos Santos; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Dr. Osvaldo Leal; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Tibúrcio, acompanhado dos vereadores Almir Andrade, Djhailson Américo, Lucélia Borges, Careca Gadelha e demais parlamentares; além de representantes de sindicatos, como Edirlei Frota (Sindicato dos Servidores em Saúde), e Francisco Dantas (Sindicato dos Agentes de Saúde Pública do Município).
A conferência contou ainda com a presença de Delcimara Campos, representando o Tribunal de Justiça do Acre, e da equipe da Universidade Unopar.

Entre os palestrantes convidados estiveram Dr. Osvaldo Leal, Ana Cristina e Dhyekson Silva, que abordaram temas relacionados aos desafios e perspectivas da saúde pública no Brasil e no Acre.
Após as apresentações iniciais, foi realizada a leitura e aprovação do regulamento da conferência, que orientou os grupos de discussão e a formulação das propostas.
De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, o evento tem como missão principal promover o debate, a proposição e a deliberação de ações que fortaleçam políticas públicas inclusivas, assegurando maior proteção e bem-estar à população de Brasiléia.
A 7ª Conferência Municipal de Saúde será um marco importante na formulação das diretrizes e estratégias do Plano Municipal de Saúde 2026–2029, consolidando o compromisso do município com a efetivação do direito à saúde para todos e com a construção de uma política pública sólida, eficiente e participativa.
Comentários
Extra
Esgoto a céu aberto e mau cheiro geram crise em Brasiléia e provocam reação de moradores e vereadores

Problema se agrava com chegada do inverno amazônico; comerciantes relatam prejuízos e bairros temem novas inundações
A chegada do inverno amazônico tem intensificado um problema antigo em Brasiléia, na fronteira do Acre: a falta de manutenção na rede de esgoto e a limpeza insuficiente de ruas, o que tem gerado transtornos para moradores, comerciantes e motivado críticas na Câmara Municipal.
Em diferentes bairros, o esgoto a céu aberto tem provocado mau cheiro, acúmulo de resíduos e insatisfação da população. Nas áreas com concentração de estabelecimentos do ramo de alimentação, o impacto é direto. Empresários relatam queda no movimento devido ao odor intenso, que afasta clientes e compromete os negócios.

As reclamações também chegaram ao Legislativo. Vereadores têm exibido vídeos durante as sessões da Câmara para denunciar a situação e pressionar por medidas. Segundo parlamentares, o problema se arrasta há meses, incluindo ramais da zona rural que, segundo eles, ficaram sem manutenção mesmo durante o verão.
Com o início do período chuvoso, a preocupação aumenta. O receio é de que pontos críticos da cidade voltem a registrar alagamentos. Nos bairros Francisco José Moreira e Ferreira Silva, na região alta do município, a falta de limpeza e reparos na rede de drenagem já causou inundações no passado recente, resultando em prejuízos para famílias que, até hoje, aguardam soluções definitivas.
A população cobra ações urgentes do poder público, principalmente com a intensificação das chuvas, que pode agravar ainda mais o cenário nos próximos meses.

VEJA VÍDEO ABAIXO:
Comentários
Extra
SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO DE BRASILÉIA – EDITAL DE ENCERRAMENTO DE REGISTRO DE CHAPA

SINDICATO DOS LOJISTA DO COMÉRCIO DE BRASILÉIA
EDITAL DE ENCERRAMENTO DE REGISTRO DE CHAPA
Em cumprimento ao Estatuto e Edital de Convocação publicado no Diário Oficial do Estado do Acre nº 14.141, no Jornal Opinião ANO XIV – EDIÇÃO Nº 3.681 do dia 04 de novembro de 2025, no Jornal Alto Acre do dia 04 de novembro de 2025 e no edital afixado na Prefeitura Municipal no dia 04 de novembro de 2025, comunicamos que dia 9 de novembro de 2025 às 18 horas, foi encerrado o prazo para registro de chapas concorrentes a eleição do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Brasiléia – SINCOBRAS, CNPJ N° 18.519.615/0001-94, a ser realizada no dia 5 de janeiro de 2026, na sede do SINCOBRAS, situada à Rua Manoel Ribeiro, nº 647, Bairro Raimundo Chaar, Brasiléia/AC, CEP n. 69.932-970, tendo sido registrado apenas uma chapa, denominada “ATUAÇÃO”, encabeçada pelo empresário e atual Presidente do Sindicato, Jose Luiz Revollo Junior, com a seguinte composição para compor os cargos de Administração e representação para o exercício de 2026 a 2030, DIRETORIA: PRESIDENTE: Jose Luiz Revollo Junior, CPF nº 505.***.***-49; VICE-PRESIDENTE: Ducival Barrozo Archanjo, CPF nº 618.***.***-78; 1º DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO: Maria Olindina Lima de Castro, CPF nº 293.***.***-91 ; 2º DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO: Gustavo de Souza Castro, CPF nº 926.***.***-20; CONSELHO FISCAL EFETIVOS: Ruthimose Souza Cavalcante, CPF nº 893.***.***-00; Adriano de Souza Castro, CPF nº 715.***.***-53; Angela Maria Santos do Nascimento Silva, CPF n° 435.***.***-44; SUPLENTE CONSELHO FISCAL; Elane Araujo Batista da Silva, CPF nº 217.***.***-72; REPRESENTANTES JUNTO AO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA FECOMÉRCIO/AC: Efetivo: Jose Luiz Revollo Junior, CPF nº 505.***.***-49; Suplente: Ducival Barrozo Archanjo, CPF nº 618.***.***-78.
Brasiléia-Ac, 11 de novembro de 2025
JOSE LUIZ REVOLLO
CPF: 734.***.***-15
Presidente Comissão Eleitoral
Comentários
Extra
Veja vídeo: Suposto “racha” entre motos quase termina em tragédia em Brasiléia

Colisão foi registrada em vídeo; caminhonete chegou a ser atingida, mas motociclista saiu ileso
Dois motociclistas foram flagrados, na noite deste sábado (8), supostamente participando de um “racha” pelas avenidas Rui Lino e Dr. Manoel Marinho Montes, em Brasiléia, no interior do Acre. A disputa em alta velocidade quase terminou em acidente grave, por volta das 23h, nas imediações do bairro Três Botequins.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que as motos acessam a avenida a toda velocidade, no instante em que dois carros trafegavam no sentido oposto. O primeiro veículo escapa por pouco de ser atingido. Já o segundo, uma caminhonete Chevrolet, tenta desviar, mas acaba sendo atingida na lateral esquerda por uma das motocicletas.

Apesar da violência do impacto, o motociclista envolvido na colisão conseguiu se levantar e, de acordo com registros, não sofreu ferimentos aparentes. O caso resultou apenas em danos materiais.
O trecho é conhecido pelo alto índice de acidentes. Somente na última sexta-feira (7), duas colisões envolvendo carros deixaram motoristas feridos, sendo que um deles precisou ser transferido para Rio Branco para avaliação cirúrgica após complicações.

Até o momento, não houve identificação oficial dos condutores envolvidos. Autoridades locais e moradores cobram, junto à Prefeitura e ao Detran, a instalação de sinalização adequada ou um semáforo na área, como forma de reduzir riscos e evitar novas ocorrências.















Você precisa fazer login para comentar.