DSC_7773

A campanha tem como foco principal as meninas de 11 a 13 anos. O trabalho de vacinação será feito prioritariamente nas escolas

Assessoria PMB

A secretaria de Saúde de Brasileia abriu oficialmente a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano – HPV. O evento foi realizado no Instituto Odilo Pratagi – IOP, e contou com a presença dos alunos e secretários de Educação, Cultura, Ação Social e Administração da Prefeitura de Brasiléia.

A vacina contra o HPV será ofertada as meninas de 11 a 13 anos. A campanha começou pela escola IOP e tem o objetivo de atingir as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde. Todas as escolas terão equipes da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizando as vacinas.

As unidades de saúde de referencia, também estarão de prontidão para oferecer à vacina as meninas dentro da faixa etária de idade estipulada pela campanha. A ida de equipes as escolas é fundamental para o alcance das metas estipuladas pelo Governo Federal.

A secretaria de Saúde não vem medindo esforços para garantir a vacinação das meninas, tendo em vista que a vacina tem o valor alto no mercado e muitas famílias não tem as condições financeiras para comprar.

Segundo dados da saúde do Acre, cerca de 15% de morte de mulheres é por conta de doenças no colo do útero.

A secretária de Educação Goreth Bibiano os servidores da secretaria de saúde pelo empenho e disse que por ser uma vacina com valor elevado as meninas devem aproveitar.

“Pedimos principalmente aos pais e responsáveis que conscientizem suas filhas a tomarem a vacina. Temos uma oportunidade de diminuir cada vez mais os índices de mortes pelo HPV. Mas as nossas meninas devem tomar a vacina direitinho. Essa é a primeira dose mais tem mais duas depois”, disse Goreth.

DSC_7765

A secretaria de Ação Social, Marrisanta Rodrigues destacou a oportunidade que as meninas estão tendo e incentivou a vacinação em todas as meninas de 11 a 13 anos.

Todas as meninas do nosso município estão tendo a oportunidade que nos quando mais novas não tivemos. É hora de aproveitar que descobriram a vacina que previne e se imunizar do vírus do HPV.

O represente do Prefeito no evento, Wiliandro Derze, secretário de Comunicação disse que campanhas levadas às escolas são mais assimiladas pelas crianças e adolescentes.

“Quando militava no movimento estudantil e fazia parte da casa do estudante acreano o que mais gostava de fazer era solicitar apoio das secretárias de saúde para levar palestras e campanhas de vacinação. Por que sabia que nas escolas as informações sobre proteção de doenças eram mais assimiladas. Por muitos anos tentaram descobrir uma vacina que combatesse esse vírus do HPV, e finalmente conseguiram. Agora, é as meninas aproveitarem a vacina para crescerem sadias e sem qualquer tipo de problema. Este é o objetivo da gestão do prefeito Everaldo Gomes, levar a saúde mais perto de todos”, destacou.

A Jovem Janaina disse que é uma oportunidade que todas as meninas devem aproveitar para ficarem de bem com a saúde sem problemas de doenças no futuro.

O que é o HPV

O HPV um vírus que pode ficar no organismo durante anos, sem você perceber. Pode evoluir para um câncer como o do colo do útero, uma doença grave. No Brasil, é a quarta principal causa de morte por câncer em mulheres.

DSC_7811

Comentários