Na manhã desta sexta-feira, dia 10, o Prefeito Tião Flores recebeu a representante da Coordenação-Geral de Fronteiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Senhora Andreia, Gerente da Operação HORUS no Estado do Acre, que é vinculada ao Programa V.I.G.I.A, desenvolvida por meio da Coordenação Geral de Fronteiras – CGFRON/DIOP/SEOPI/MJ, com objetivo de aprimorar e fortalecer a segurança nas fronteiras.

O Prefeito Tião Flores, agradeceu a visita da representante e enfatizou que há uma necessidade de fiscalização de entrada e saída de veículos e, de pessoas em toda zona de fronteira, e que esta operação é extremamente importante, pois, a fronteira está aberta 24 horas, ou seja, existe entrada e saída livre facilitando o tráfego de modo geral, pela ausência de controle.

Senhora Andreia ouviu atentamente os pedidos do Prefeito e explicou que através do programa V.I.G.I.A, o Ministério da Justiça dá suporte as forças de Segurança da Fronteira com pagamento de diárias, equipamentos e capacitações, visando coibir crimes transfronteiriços, crimes que impactam na qualidade de vida dos munícipes. “É por essa razão que estamos visitando as prefeituras para saber a realidade local para entender o que ocorre em cada municipalidade. É um programa federal, de âmbito nacional, mas com foco local, conforme a realidade e principais problemas, que são apontados pelas autoridades locais”, destacou.

Tião Flores relatou que se preocupa bastante com a fronteira do Município de Epitaciolândia, pelos números de casos de tráfico de drogas, tráfico de pessoas, prostituição infantil e roubo de animais, principalmente na fronteira seca. O Prefeito diz está disposto a cooperar e traçar estratégias junto com o Ministério da Justiça, para que as medidas cabíveis ao combate a estas irregularidades relatadas, sejam resolvidas, para melhorias da qualidade de vida e segurança dos munícipes de Epitaciolândia.

Comentários