fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Prefeito quer proibir tráfego de carros pesados em Xapuri

Publicado

em

O prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos (PT), encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação da circulação de veículos na área urbana do município. Na prática, o gestor municipal que proibir o tráfego de caminhões e carretas com peso superior a 16 toneladas nas ruas da cidade, onde a prefeitura tem feito investimentos de recuperação e pavimentação.

A proposta do prefeito petista tem a ver com outra lei, aprovada em 2015, proibindo o funcionamento de depósitos de materiais de construção como areia, barro, brita e derivados dentro do perímetro urbano do município. Esses estabelecimentos seriam os responsáveis pelo tráfego de carretas que entram na cidade para fazer o abastecimento dos estoques. Essa lei, no entanto, nunca foi cumprida e os depósitos das lojas do ramo continuam funcionando normalmente.

Pressionado pela Câmara a fazer com que a lei seja cumprida, Bira Vasconcelos afirma que a norma discrimina os empresários do ramo de material de construção. Segundo ele, outras atividades como o transporte de gado e de madeira também promovem a circulação de cargas pesadas dentro do perímetro urbano.

“A nova proposta de regulamentação atinge a todos sem discriminação. Uma medida democrática e mais justa para a solução desse problema”, diz.

Junto com o projeto de lei, o prefeito enviou à Câmara laudos de um estudo encomendado à Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), sobre as condições do solo e a capacidade de resistência das ruas da cidade ao peso dos veículos que trafegam pelas vias urbanas. O objetivo, de acordo com ele, é exclusivamente voltado para a preservação da qualidade da malha viária urbana.

“Até o ano que vem serão R$ 5 milhões investidos na recuperação de ruas em Xapuri. Temos que nos preocupar com a manutenção desses investimentos, fazendo com que as ruas tenham maior durabilidade, e isso só será possível com medidas como essas que nem sempre são simpáticas, mas que são necessárias”, afirmou.

O projeto de lei divide os 9 vereadores de Xapuri, três dos quais são do partido do prefeito. O vereador Gessi Nascimento (MDB) é um dos opositores do projeto. Segundo ele, a ideia do prefeito vai fazer com os comerciantes repassem os consumidores os custos que terão para transportar cargas para seus depósitos em pequenos caminhões.

“Sem poder entrar com carretas na cidade, os donos de mercados terão que pagar frete para trazer as cargas de arroz, sal e açúcar para os armazéns e repassarão esses custos para os consumidores, fazendo subir os preços das mercadorias em Xapuri”, afirmou.

A previsão é de que a matéria, que se encontra na Comissão de Justiça e Redação Final, seja apreciada nas próximas sessões do legislativo municipal.

Comentários

Continue lendo

Geral

Na tranca: “Chacina do Taquari”: Justiça mantém prisão apreentiva de cinco réus 

Publicado

em

Os réus José Weverton Nascimento Rosa, O Raridade, Davidesson da Silva Oliveira,  o Escopetinha, Ronivaldo da Silva Gomes, o Roni, Denilson Araújo da Silva, o Jabá e Tony da Cosa Matos, O Barroca, denunciados pela “Chacina do Taquari”, tiveram as prisões preventivas mantidas.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira,22,  pelo Juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri.

A reavaliar as prisões dos denunciados, o magistrado escreveu que a garantia da ordem pública ainda permanece e que a medida é necessária para assegurar aplicação da lei penal.

Para o magistrado a liberação dos réus, colocaria em risco a apuração dos fatos,  que o processo ainda encontra-se em instrução, pendente a maior parte da produção de provas.

Ainda na decisão, o magistrado disse, que a prisão do grupo, será reavaliada em 90 dias.

A chacina do Taquari, que deixou seis mortos, ocorreu em novembro do ano passado.

Na troca de tiros, ocorrida no interior de uma  casa, no Bairro Taquari,  morreram Adegilson Ferreira da Silva, Valdei das Graças Batista, que faziam parte do Bonde dos 13,  e Luan Santos de Oliveira, Tailãn Dias da Silva, Sebastião Ytalo Nascimento e Tiago Rodrigues da Silva, que integravam o comando vermelho.

A investigação da Delegacia de Homicídios, apurou que a finalidade da ação criminosa, era executar Adegilson Ferreira da Silva, apontado como uma liderança  do Bonde dos 13, na região, mas ele teria suspeitado da ação criminosa e levou segurança.

Na intensa troca de tiros seis suspeitos de crime acabaram mortos.  Um sétimo envolvido ficou ferido.

A Polícia Civil não descarta nova prisões.

Comentários

Continue lendo

Geral

Em casa: Motorista de caminhão de coleta de lixo é liberada após pagar fiança

Publicado

em

O motorista Josiel da Silva Muniz foi indiciado pelos crimes de embriaguez ao volante e lesão corporal.

Ele, era o condutor do caminhão que tombou na tarde do último sábado, 20, em uma curva no Bairro Joafra, em Rio Branco.

O delegado plantonista da DEFLA, estabeleceu uma fiança ao condutor do veículo, já que a somatória das pernas máximas dos dois crimes atribuídos não ultrapassa quatro anos.

Josiel da Silva pagou fiança no valor de R$ 1 400 e, após o interrogatório foi liberado.

Em audiência de custódia, a Juíza Ana Paula Sabóya, homologou o procedimento policial, mas entendeu que era possível fazer a conversão do flagrante em prisão preventiva.

A juíza relatou ainda na decisão, que não encontrou nenhuma irregularidade no procedimento de flagrante.

Josiel da Silva Muniz, era motorista deste caminhão que tombou na tarde do último sábado, 20, no Bairro Custódio Freire.

Um câmera de monitoramento registrou o exato momento do acidente. Dois garis ficaram feridos. Um deles, foi arremissado pelo para-brisas do veículo.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM detêm trio que fazia “arrastão” em ônibus, apreende arma de fogo e recupere pertences das vítimas

Publicado

em

No início da tarde desta segunda-feira, 22, uma quadrilha que praticava roubos em ônibus foi detida pela Polícia Militar, no bairro Taquari, minutos após fazerem um arrastão em um coletivo na linha da Cidade do Povo. Na ocorrência, policiais do 2º Batalhão e do Policiamento Comunitário da PMAC recuperaram diversos bens, entre eles 11 celulares e dinheiro, prenderam um casal e apreenderam um menor de 16 anos. O trio portava um simulacro de pistola e uma escopeta com munições.

Os militares haviam sido acionados pelo COPOM para a ocorrência de roubo ainda em andamento, e ao localizaram o veículo em uma das ruas do bairro, foram informados pelas vítimas da direção que os criminosos, dois homens e uma mulher, haviam tomado. As equipes localizaram o trio, e apesar dos dois homens tentarem fuga, os três foram detidos.

Os criminosos confessaram o roubo e indicaram o local onde estavam a arma e os bens roubados, nos fundos de um quintal. Foram encontrados 11 celulares, dinheiro, uma arma de fogo do tipo escopeta, municiada, um simulacro de pistola, munições e outros objetos. Os detidos, pertencentes a um grupo criminoso local, foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes para as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo