Conecte-se conosco

Geral

Prefeito de Rio Branco e governador do Estado se unem no auxílio às vítimas da enchente na capital

Publicado

em

Já são mais de 60 mil pessoas afetadas pelas enchentes do Rio Acre, na capital acreana. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, ao meio dia, o nível da água já registrava 16m50cm, atingindo 28 bairros, sendo 17 em situação crítica.

Para o Coordenador Municipal de Defesa Civil, tenente coronel Cláudio Falcão, a situação da enchente na capital tende a se agravar ainda mais nas próximas horas.

“No momento nós estamos em situação de agravamento e por estar assim teremos ainda mais problemas futuros. Para os próximos três dias não há uma possibilidade de termos estabilidade ou retração no rio. Provavelmente nas próximas 24 horas ou 36 horas alcançaremos a marca de 17 metros, com isso vai aumentar o número de bairros afetados, comunidades rurais, famílias desabrigadas, desalojadas e famílias atingidas. Infelizmente o cenário de Rio Branco é grave nesse momento.”

A todo instante, mais famílias são levadas aos abrigos montados pela prefeitura, no Parque de Exposições e em outras nove escolas públicas municipais e estaduais. No Parque de Exposições, onde há maior concentração de famílias abrigadas, 156 boxes já estão ocupados e uma verdadeira força-tarefa foi montada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) para construção de mais boxes.

“Hoje conseguimos reunir uns 120 homens. Estamos concluindo o levantamento de quantos já fizemos nos espaços para adaptação que são espaços físicos no parque não utilizados e estamos adaptando para fazer box dentro. Nesse sentido, já fizemos mais ou menos uns 80 boxes. Agora, nos espaços onde estamos levantando tenda, vamos completar 200 boxes tranquilamente até as 9 horas da noite desta quarta”, destacou o secretário da Seinfra, Cid Ferreira.

Em visita ao parque de exposições, o governador do Acre, Gladson Cameli, acompanhado do prefeito da capital Tião Bocalom, reiterou todo apoio da máquina estatal ao município e, abraçando o prefeito, disse que ele não está sozinho e fará de tudo para ajudar as famílias nesse momento tão difícil da alagação.

“O estado está vindo aqui, disse para o prefeito agora a pouco que nós estamos à disposição, eu e a vice-governadora, para colocar toda a estrutura necessária para que a gente não possa deixar qualquer prejuízo mais ainda para a população. É unindo as nossas forças que a gente vai vencer mais esse desafio. É uma situação muito preocupante, peço a compreensão da população. É o momento de estarmos unidos. E assim, o Estado vai fazer o que tiver que fazer para diminuir o sofrimento das famílias acreanas que estão atingidas aí pelo alto nível das águas.”

O prefeito Tião Bocalom agradeceu o apoio de Cameli, principalmente do governador ter se antecipado indo a Brasília e junto ao Ministério da Defesa Civil Nacional, ter feito o pedido de reconhecimento da situação de emergência, já que praticamente todo o Acre está sofrendo com as enchentes.

“O governo do estado se antecipou no pedido de reconhecimento e isso ajudou a todos os municípios, inclusive Rio Branco. Agora estamos preparando apenas o plano de trabalho, em virtude do Ministério fazer o reconhecimento sumário, em cima de um pedido do governo do Estado. Agradecemos ao governador, por ter feito esse pedido para os 17 municípios. O Ministério atendeu na hora, fez o reconhecimento sumário, e hoje nós já estamos preparandos, por exemplo, já entra no sistema do Ministério, o nosso plano de trabalho, e assim a gente queima etapas. Então, quero lhe agradecer por isso, agradecer ao Corpo de Bombeiros, que tem sido um grande parceiro, está com a gente de manhã, de tarde e noite, não tem hora, especialmente na hora de buscar o pessoal nas casas”.

O cabeleireiro Vanderson dos Santos, que está há dois dias no abrigo no Parque de Exposições disse não ter palavras para agradecer a acolhida, nesse momento tão difícil da vida dele.

“Para mim foi uma ótima coisa que eles fizeram, foi um ótimo acolhimento que eles fizeram. Alimentação saudável, pessoas que estão doentes estão separando a alimentação, pessoas que têm saúde também estão separando a alimentação, acolhendo muitas crianças de colo, dando massa, mingau, coisas que talvez se a gente estivesse na alagação não estava recebendo. Eu agradeço o nosso prefeito Tião Bocalom porque através dele que a gente tá aqui. Então, ontem ele esteve aqui conversando com a gente, dialogou, falou a situação, a gente entendeu o lado dele, até porque prefeito hoje em dia é difícil você encontrar um prefeito que abre as portas de um acolhimento desse tão maravilhoso pra ajudar o próximo, então ele tem um coração muito bondoso”.

Comentários

Continue lendo

Geral

Ex-vereador acusado de homicídio de pecuarista vai a júri popular em Rio Branco

Publicado

em

Julgamento está marcado para esta segunda-feira; caso envolve acusação de assassinato de proprietário rural

Acusado de matar o pecuarista “Deuzinho” a tiros na fronteira com a Bolívia, Téio Tessinari enfrentará o júri popular no Fórum de Rio Branco. Foto: Reprodução

O ex-presidente da Câmara Municipal de Capixaba, Mauristélio Tessinari de Souza, conhecido como Téio Tessinari, vai a júri popular nesta segunda-feira (10), no Fórum Criminal de Rio Branco.

O ex-vereador é acusado de matar o pequeno pecuarista Antônio Deuzimar Santiago da Silva, o “Deuzinho”, de 49 anos, em junho de 2022, na Vila Maparro, área rural situada em território boliviano, próxima à fronteira com o município acreano de Capixaba. Segundo a denúncia do Ministério Público do Acre (MPAC), a vítima foi atingida por quatro disparos, sendo três pelas costas, o que indica que não houve possibilidade de defesa.

As investigações apontam que o crime teria sido motivado por uma discussão relacionada ao desaparecimento de gado arrendado pelos dois. De acordo com o MPAC, Téio suspeitava que o parceiro estivesse desviando animais, mas, na verdade, ele próprio seria o responsável pelo sumiço. Para evitar o pagamento da dívida e eliminar uma testemunha, o ex-vereador teria executado o amigo e sócio.

Após o crime, Tessinari fugiu para o território boliviano, onde permaneceu por mais de um ano. Nesse período, foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, que reúne procurados internacionais. Ele acabou preso em 20 de setembro de 2023, quando compareceu espontaneamente a uma audiência no Fórum de Rio Branco e teve a prisão decretada em seguida.

A defesa, conduzida pelo advogado Sanderson Moura, sustenta que o acusado agiu em legítima defesa, afirmando que a vítima o ameaçava e que a confissão e a apresentação voluntária de Téio demonstram sua boa-fé. “Ele sempre colaborou com a Justiça e se apresentou espontaneamente tanto na delegacia quanto em juízo”, disse o advogado à época.

O julgamento será presidido pelo juiz Fábio Costa, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco, e contará com a presença de familiares da vítima e de moradores de Capixaba, cidade de onde ambos eram conhecidos

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem morre após sofrer possível infarto fulminante ao pilotar moto em Acrelândia

Publicado

em

Figura conhecida da comunidade religiosa, ele já tratava problemas cardíacos e havia passado por internação recente. Caso gerou comoção na cidade

O falecimento do diácono Osiel, figura conhecida e respeitada na comunidade religiosa local. Ele sofreu um infarto fulminante enquanto pilotava uma motocicleta por uma via urbana da cidade. Foto: captada 

O diácono Osiel, figura conhecida e respeitada em Acrelândia, no interior do Acre, faleceu na tarde desta sexta-feira (7) após sofrer um infarto fulminante enquanto pilotava sua motocicleta por uma via urbana da cidade.

De acordo com relatos de moradores, o diácono passou mal repentinamente e caiu do veículo. Testemunhas que estavam nas proximidades tentaram prestar os primeiros socorros, mas ele não resistiu. Pessoas próximas revelaram que Osiel já enfrentava problemas cardíacos e havia passado por internação para tratamento especializado em Rio Branco há alguns meses.

A notícia de sua morte se espalhou rapidamente pela cidade, gerando grande comoção. Nas redes sociais, membros da comunidade religiosa e moradores de Acrelândia prestaram homenagens ao diácono, destacando seu legado de fé e dedicação à comunidade local.

Comentários

Continue lendo

Geral

Líder de facção do Amazonas é preso enquanto fazia compras em loja de departamentos em Rio Branco

Publicado

em

Criminoso conhecido como “Bola” era foragido por homicídio e foi reconhecido por policial de férias

Apontado como o principal líder de uma facção criminosa que atua no município de Pauini, no Amazonas, Lucas Vieira Santana, conhecido como “Bola”, foi preso na noite de ontem (quinta-feira) em Rio Branco, enquanto fazia compras em uma loja de departamentos.

A prisão foi realizada por integrantes do Grupo Tático do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), após o criminoso ser reconhecido por um policial militar amazonense que estava de férias na capital acreana. Ao identificar o foragido, o agente acionou imediatamente a equipe tática, que realizou a abordagem e prendeu o suspeito.

Lucas Vieira possuía um mandado de prisão em aberto por homicídio e, segundo a polícia, é apontado como a principal liderança de uma facção criminosa em Pauini, com ramificações também no município de Boca do Acre (AM).

O acusado foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) e deve ser transferido para o estado do Amazonas nas próximas horas.

Comentários

Continue lendo