Flash
Prefeito Carlinhos do Pelado agradece ao Governo Federal por obras em vias estratégicas do Acre
Investimentos contemplam melhorias nas avenidas Ruy Lino, Marinho Monte e trecho da BR-317 entre Brasiléia e Assis Brasil.
O prefeito de Brasiléia Carlinhos do Pelado aproveitou a sexta-feira intensa de agendas positivas tanto em Rio Branco onde recebeu maquinário via senador Petecão e senador Alan Rick, bem como em Brasiléia ao ser surpreendido com os avanços de trabalhos do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –DNIT, nas proximidades da rotatória do Frios Vilhena e demais percurso da BR 317.
“Quero agradecer ao governo federal, ao presidente Lula, pelos investimentos na Avenida Manoel Marinho Monte, na Avenida Ruy Lino e na BR 317 sentido Assis Brasil, a população de Brasiléia é grata pelo trabalho ágil e que tem melhorado nosso direito de ir e vir com mais segurança e rapidez”, disse Carlinhos do Pelado.
Desde que assumiu a administração municipal, o gestor de Brasiléia sempre tem ocupado os espaços possíveis para ser grato as parcerias firmadas com o governo federal que possibilitam as melhorias significativas tanto no perímetro urbano quanto no trecho de rodovia interligando municípios.
No inicio de maio, Carlinhos já havia usado as redes sociais para agradecer ao Superintendente do DNIT no Acre, engenheiro Ricardo Araújo, que por meio da empresa Castilho apresentava a maior frota de veículos pesados para recuperar a BR 317 trecho que liga Brasiléia a Assis Brasil que carecem de melhorias em boa parte de sua extensão.
Além do gesto de gratidão, o prefeito também se colocou a disposição do DNIT, com a estrutura da prefeitura municipal. “Parceria é via de mão dupla, sou grato pelos benefícios que estamos recebendo do governo federal e no que estiver ao nosso alcance pode contar com a nossa equipe da prefeitura”, garantiu Carlinhos.
Quem pegou a BR 317 nesta sexta-feira 16, se deparou com um transito mais alerta, pois os servidores do DNIT imprimiam uma dinâmica de trabalhos intensos e avançados com dezenas de homens e máquinas fazendo serviços de retirada da camada de asfalto velho e já trazendo recapeamento novo e de mais qualidade.
Nas redes sociais o vereador Almir Andrade ao apresentar vídeos dos trabalhos da BR, também externou seu reconhecimento ao governo federal. “sextou e sextou com muito trabalho de verdade no nosso município de Brasiléia…Quero fazer um elogio aqui para a empresa Castilho , essa empresa que realmente faz um trabalho de excelência na BR 317, eles já fizeram um bom trabalho sentido Epitaciolândia-Rio Branco e agora estão fazendo um trabalho de excelência sentido Brasiléia-Assis Brasil..”, disse o vereador.
Em imagens cedidas pela equipe do DNIT, é possível ter uma dimensão do serviço digno de aplausos do governo federal realizado pela empresa Castilho na BR 317.
Comentários
Flash
Família fica gravemente ferida após motociclista ignorar sinalização e ser atingido por carro em Rio Branco
Acidente ocorreu no bairro Conquista; homem está em estado grave e criança de 8 anos estava sem capacete no momento da colisão
O motociclista Juvenil Gomes Leite, de 49 anos, sua esposa Michelle e uma criança de 8 anos ficaram gravemente feridos após um acidente de trânsito ocorrido na noite deste sábado (21), no cruzamento da Rua Fonte Nova com a Rua Padre Cícero, no bairro Conquista, em Rio Branco.
Segundo testemunhas, Juvenil trafegava em uma motocicleta Yamaha Factor vermelha (placa NAF-3F92) no sentido bairro-centro, quando não respeitou a placa de parada obrigatória e avançou pela Rua Fonte Nova. No mesmo instante, um veículo Honda Civic preto (placa FBZ-4060) seguia pela via preferencial e colidiu violentamente com a moto.
Com o impacto, os três ocupantes da motocicleta foram arremessados sobre a calçada, enquanto o veículo de duas rodas foi arrastado por cerca de sete metros. Juvenil sofreu múltiplas fraturas no braço direito e na perna esquerda, além de um corte profundo na cabeça. Michelle teve fraturas na perna esquerda, corte na cabeça, hematomas faciais e apresentava sinais de desorientação. A criança, que não utilizava capacete, sofreu escoriações e sangramentos em várias partes do corpo.
Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou duas ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado. Após os atendimentos iniciais, os feridos foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
Juvenil permanece em estado grave, enquanto Michelle e a criança apresentam quadro clínico estável.
Equipes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) estiveram no local, isolaram a área para o trabalho da perícia e liberaram os veículos após os procedimentos de praxe. Segundo relatos, a motocicleta estava em alta velocidade no momento do acidente.
As circunstâncias do acidente seguem sob apuração pelas autoridades de trânsito.
Comentários
Flash
Governo lança oficialmente a Expoacre Juruá 2025 em Cruzeiro do Sul
Buscando integrar inovação, desenvolvimento econômico, inclusão produtiva e reconhecimento da identidade cultural local, o governo do Acre lançou oficialmente, neste sábado, 21, a 20ª edição Expoacre Juruá. A solenidade de apresentação da segunda maior feira agropecuária do Acre, foi realizada com almoço no hall de entrada do estádio Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
O evento, que antecede a feira marcada para o período de 1º a 6 de julho, foi prestigiado pelo governador Gladson Camelí, secretários de Estado, deputados, parceiros que atuarão na organização da feira, empresários e lideranças locais.

Governo lança Expoacre Juruá 2025, neste sábado, 21. Foto: Marcos Santos/Secom
O governador Gladson Camelí destacou sua expectativa quanto ao impacto econômico da 20ª edição, ressaltando o compromisso do Estado juntamente com parcerias como a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Associação Comercial Empresarial de Cruzeiro do Sul, Sistema S entre outros integrantes na realização do que considera o maior evento já promovido na região. A feira contará com grandes atrações nacionais e diversas oportunidades voltadas ao empreendedorismo e ao fortalecimento da economia local.

Gladson Camelí: “Conto com o apoio da população, venham aproveitar a Expoacre Juruá 2025”. Foto: Marcos Santos/Secom
De acordo com o gestor, além de proporcionar lazer e diversão à população, a feira se consolida como uma importante vitrine para a economia local. “Isso é fruto de um conjunto de união, é um salto a mais para o desenvolvimento regional e do agronegócio para que possamos gerar cada vez mais emprego, renda e também cuidar das pessoas. Esse é o nosso grande objetivo. Além de termos novidades nas atrações, nós vamos ter a oportunidade de expor e receber novos visitantes que ainda não conhecem a nossa região, a região aqui do Juruá, para mostrar ainda mais o potencial que o nosso estado tem. Então, estou muito feliz”, destacou o governador.

Estima-se recorde de público para os 20 anos da Expoacre Juruá 2025. Foto: Marcos Santos/Secom
Durante os dias de evento, Cruzeiro do Sul será o destino de produtores rurais, empresários, artistas e visitantes de diversas partes do país.
Ao lado do chefe do Executivo acreano, a vice-governadora Mailza Assis também esteve presente e ressaltou a relevância da feira. “Estamos diante de uma das maiores edições, isso é simbólico, histórico, e reforça o nosso compromisso e também confirma a responsabilidade e o compromisso do governo do Estado em valorizar as regiões. Esse evento fortalece a cultural, o negócio, o empreendimento, a produção”, afirmou.

Mailza Assis: “O Juruá é uma região de riquezas naturais, de um povo forte, aguerrido e cheio de esperança, temos um compromisso a zelar por esse povo”. Foto: Marcos Santos/Secom
Fazendo parte do lançamento, a vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, reiterou a parceria com o Estado para impulsionar projetos que promovam o progresso da região. “Todos os anos a gestão vem sendo parceira de todos os eventos promovidos, nosso foco é fortalecer a feira e por determinação do prefeito Zequinha Lima todas as secretarias estão empenhadas e a disposição do governo do Estado”, reforçou.

Delcimar Leite: “Nossa economia é aquecida, o Juruá tem grande potencial e podemos desenvolver muito mais a região”. Foto: Marcos Santos/Secom
A Expoacre Juruá 2024 alcançou uma movimentação financeira de R$ 36,6 milhões, representando um crescimento de 63,95% em relação à edição de 2023, que havia registrado R$ 22 milhões, esse ano a expectativa é bem maior.
Programação da Expoacre Juruá 2025 promete atrair público recorde
O governo elaborou uma programação diferenciada para receber o público da Expoacre Juruá 2025. No estádio Arena do Juruá, está sendo estruturado um espaço ampliado que contará com parque de exposições, arena de rodeio, palcos principal e alternativo, além de estandes que vão reunir uma ampla variedade de empresas e entidades. A expectativa é de que o evento registre um recorde de público ao longo dos seis dias de realização.
Acompanhe a programação completa da 20ª edição da feira:
Terça-feira, 1º de julho – Abertura oficial, prova dos três tambores e show nacional da banda Raça Negra;
Quarta-feira, 2 de julho – Prova team roping “laço em dupla” e show nacional com o cantor Gustavo Lima;
Quinta-feira, 3 de julho – Abertura do rodeio, Luta Nauas Combat e Show gospel com cantor Isaías Saad;
Sexta-feira, 4 de julho – Rodeio e Show nacional com o cantor Marcynho Sensação;
Sábado, 5 de julho – Cavalgada, Encerramento do rodeio e Festival Vila Kids;
Domingo, 6 de julho – Casamento Coletivo e shows nacionais com cantores Wesley Safadão e Eric Land.
O acesso aos shows será gratuito, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). A coleta dos donativos será feita pelo programa Mesa Brasil, que estará presente durante todos os dias da feira.
O que disseram
“Por determinação do governador, esse ano traremos novidades em várias áreas, houve mudanças no local do rodeio, que antes era ao fundo, e hoje nós vamos estar na área central, bem maior e mais confortável para a população, esse ano os cinco classificados da Expoacre Juruá 2025 estarão na Expoacre em Rio Branco, disputando uma camionete e uma vaga para o grande rodeio do Brasil, que é Barretos 2025. Fizemos uma seleção dos melhores peões e as premiações serão bem recheadas”, informa Marcos Pereira, chefe do escritório da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) em Cruzeiro do Sul.
“A Expoacre Juruá 2025 é uma grande vitrine de negócios onde é a expressão máxima de geração de economia, o turismo, serviços do comércio, indústria, tecnologia e agricultura estarão presentes nesse espaço, a indústria será ampliada, terá novidades, empresas industriais, estamos colocando também startups, criamos um espaço de tecnologia para a juventude, conectando o mercado de tecnologia, inteligência artificial, uma amostra desse campo de conhecimento para inspirar os jovens a entrar no mundo da tecnologia. E concluindo com um grande evento voltado para o mercado de games”, informa Assurbanípal Mesquita, secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).
Comentários
Flash
Estudantes brasileiros presos em Cobija por estacionar em rua sem saída são liberados e responderão em liberdade

Brasileiros foram algemados e conduzidos para uma pequena cela por cerca de 35 horas.
Advogado contesta ação policial boliviana e questiona ausência de sinalização em rua onde ocorreu a abordagem; consulado acompanhou o caso durante audiência.
Dois estudantes brasileiros de medicina foram detidos na manhã da última sexta-feira (21) pela Polícia Nacional Boliviana, em Cobija, capital do Departamento de Pando, cidade que faz fronteira com o Acre. A dupla, identificada pelas iniciais L.C.L. e R.C.G., foi acusada de roubo agravado após ser flagrada, supostamente, retirando um dispositivo de bloqueio de rodas — conhecido como “grampa” — de um veículo estacionado em local considerado irregular.

Estudantes ficaram presos por cerca de 35 horas até serem liberados após audiência.
O caso ocorreu por volta das 11h em uma rua sem saída próxima ao centro comercial da cidade, um trecho frequentemente alvo de reclamações devido à falta de sinalização de trânsito. Segundo informações repassadas à imprensa local, a polícia foi acionada por transeuntes que perceberam movimentações suspeitas ao redor de um carro modelo Hyundai. Ao chegar ao local, os agentes encontraram o imobilizador de rodas no porta-malas do veículo e efetuaram a prisão dos brasileiros em flagrante.
Os estudantes disseram que o objeto estava praticamente solto e a intenção era levar ao órgão fiscalizador para ser entregue e pagar a multa imposta, argumento não aceito pelos policiais que os detiveram, levados algemados para uma pequena cela, ficando mais de 24 horas presos até a audiência.

Rua onde foram detidos não tem saída e não possui sinalização.
A ação gerou questionamentos da defesa dos estudantes. Segundo o advogado responsável pelo caso, a abordagem foi arbitrária e a falta de sinalização no local invalida a acusação de estacionamento irregular. Ele também colocou em dúvida a legalidade da atuação policial, sugerindo abuso de autoridade.
A audiência de custódia aconteceu na noite de sábado (22) e contou com a presença de uma representante do Consulado Brasileiro em Cobija, que prestou apoio aos detidos. Após cerca de 35 horas sob custódia, os estudantes foram liberados e responderão ao processo em liberdade.

Carro e objetos pessoais ficaram retidos e serão liberados na segunda-feira, dia 23.
O advogado informou ainda que o veículo e os pertences dos estudantes, apreendidos durante a operação, deverão ser devolvidos na segunda-feira (23). O consulado segue acompanhando o caso e prestando assistência consular aos cidadãos brasileiros.
Você precisa fazer login para comentar.