fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Prazo para eleitores que não votaram no 2º turno justificarem ausência se encerra nesta quinta

Publicado

em

Os eleitores que não compareceram às seções eleitorais para votar no 2º turno das eleições deste ano têm até esta quinta-feira (27) para justificar a ausência nas urnas em 28 de outubro.

Para justificar o não comparecimento na etapa final do processo eleitoral, é preciso preencher um formulário que pode ser obtido nos cartórios eleitorais, em postos de atendimento ao eleitor e nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TRE’s).

O voto no Brasil, segundo a Constituição, é obrigatório para cidadãos com idade entre 18 e 70 anos. Já para eleitores entre 16 e 17 anos e maiores de 70 anos o voto é facultativo. O prazo para justificar a ausência no 1º turno das eleições se encerrou em 6 de dezembro.

O não comparecimento às urnas sem justificativa é punido com multa que varia entre R$ 1,05 e R$ 3,51. Se o eleitor não votar e não justificar três vezes sem quitar as multas devidas, o título é cancelado.

Caso perca o título, o cidadão não consegue obter passaporte, carteira de identidade, alguns tipos de empréstimos e ainda fica sem receber salários de função ou emprego público.

Além disso, o eleitor com situação irregular fica impedido de ser nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo

Uma das opções para justificar a ausência no 2º turno é o eleitor entregar o formulário preenchido em qualquer cartório eleitoral ou enviar pelos Correios para o juiz da zona eleitoral na qual está inscrito. O cidadão também precisa enviar documentação que comprove a impossibilidade de votar.

Quem não participou do 2° turno também pode justificar o voto pela internet por meio do Sistema Justifica, disponível nas páginas do TSE e dos TRE’s.

Neste caso, o eleitor terá de preencher um formulário online, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. A documentação vai para análise de um juiz eleitoral e o cidadão é notificado da decisão.

Nos casos em que o eleitor declare não ter recursos financeiros para o pagamento da multa, a partir de declaração de próprio punho, o juiz eleitoral poderá isentá-lo do pagamento.

Eleitores residentes no exterior

A justificativa da ausência nas eleições também é obrigatória para quem mora no exterior. O procedimento é o mesmo para quem vive no Brasil. O eleitor pode preencher um requerimento de justificativa eleitoral e enviá-lo ao juiz da zona eleitoral do exterior.

É exigida cópia de identidade brasileira e comprovante dos motivos do não comparecimento. A documentação pode ser entregue também nas missões diplomáticas ou repartições consulares localizadas no país em que o eleitor estiver. A justificativa também pode ser feita pela internet.

Já os eleitores que estavam no exterior no dia do 2º turno têm até 30 dias, contados de seu retorno ao Brasil, para justificar a ausência no cartório eleitoral na internet.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes da FEAV e da Fade programam reunião e devem estabelecer parceria

Publicado

em

Foto CBV: João Petrolitano acredita uma boa temporada para o vôlei acreano

Os presidentes da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano, e da Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome, devem se reunir na próxima semana e estabelecer parcerias paras competições escolares em 2024 no indoor e na praia.

“Fiquei surpreso com a notícia do phdesporteclube.com.br de que a federação não quis uma parceria com a Fade. Na verdade, ocorreu um mal entendido porque o nosso esporte precisa desse acordo para um maior desenvolvimento. Vamos nos reunir e pensar no melhor para a modalidade no escolar”, declarou o presidente da FEAV, professor João Petrolitano.

Precisamos construir pontes

Segundo João Petrolitano, o esporte acreano, de uma maneira geral, precisa construir pontes e não muros.

“Podemos desenvolver muito o esporte acreano com ações combinadas. Esse processo precisa ser acelerado para podermos ter melhores resultados”, avaliou João Petrolitano.

Assembleia no Rio

João Petrolitano participou na manhã desta quarta, 17, no Rio de Janeiro, da assembleia geral da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

“Foi mais uma assembleia importante e teremos boas novidades para o nosso vôlei”, disse o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz, Furacão do Norte e Rei Artur são campeões na Copinha Arasuper

Publicado

em

Fotos Manoel Façanha: Santa Cruz soube aproveitar as chances no Sub-14

Santa Cruz, no Sub-14, Furacão do Norte, no Sub-12, e Rei Artur, no Sub-10, conquistaram nessa terça, 16, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) os títulos da Copinha Arasuper de Futsal.

O Santa Cruz bateu o Furacão do Norte por 2 a 0. O Furação do Norte derrotou o Rei Artur por 3 a 2 e o Rei Artur goleou o AME por 7 a 1.

3 meses de competição

Segundo o coordenador da Copinha, Auzemir Martins, a competição foi bem disputada desde a primeira rodada.

“Realizamos o torneio durante os últimos três meses. Conseguimos movimentar a garotada”, comentou Auzemir Martins.

Fala, Adem!

“Com a credibilidade do Auzemir conseguimos realizar mais uma grande competição. O futsal é importante na iniciação dos atletas e o nosso objetivo é seguir realizando esse evento com muito sucesso dentro e fora da quadra”, afirmou o empresário Adem Araújo.

Os melhores da Copinha

Sub-14

Pedro Lucas/Melhor goleiro/Santa Cruz

Nicolas/8 gols/RBR Viagens

Sub-12

Luan/Melhor goleiro/Furacão do Norte

Marcos Vinícius/12 gols/Furacão do Norte

Sub-10

Leandro Rafael/Melhor goleiro/Rei Artur

João Miguel/15 gols/Rei Artur

Final do Sub-12 foi emocionante até o minuto final

 

Rei Artur sobrou na disputa do título do Sub-10

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade vai promover a última Seletiva para os Jeb´s Sub-18

Publicado

em

Foto Fade: Torneio vai classificar as duplas acreanas para a competição em Palmas

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove nesta quinta, 18, a partir das 8 horas, no Parkipê, no Parque do Tucumã, a Seletiva do Vôlei de Praia. A competição vai definir as duplas acreanas no feminino e no masculino para a fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18, programado entre os dias 15 e 20 de junho em Palmas, Tocantins.

FEAV não quis parceria

O presidente da Fade, João Renato Jácome, fechou uma parceria com o professor Cláudio “Baixinho” Maia para realizar o evento.

“Procuramos os dirigentes da Federação Acreana de Voleibol e a entidade disse não poder ajudar no evento. Fomos em busca de outros parceiros e felizmente a competição será promovida”, afirmou João Renato Jácome.

15 duplas

15 duplas, 11 no masculino e 4 no feminino, estarão em quadra na disputa da competição.

Comentários

Continue lendo