fbpx
Conecte-se conosco

Acre

“Por expor sua opinião, soldado da borracha é acusado de “armação política”, diz Siacre

Publicado

em

Assistente social da Siacre, Luziel Carvalo

Assistente social da Siacre, Luziel Carvalo

Da redação, com Agência ContilNet

A Siacre enviou artigo assinado pelo assistente Social Especialista em Gerontologia, Luziel Carvalho, sobre a polêmica envolvendo o soldado da borracha Belizário Costa e a deputada Perpétua Almeida (PCdoB), onde o ex-seringueiro teceu duras críticas à comunista.

Luziel diz que não viu qualquer conotação política no “desabafo” do soldado da borracha, que criticou a aprovação da PEc e externalizou o sentimento de muitos Soldados da Borracha em todo país.

Veja o artigo na íntegra:

COISA QUE SÓ ACONTECE NO ACRE: Por expor sua opinião, idoso é acusado de “armação política”

*Luziel Carvalho

Para iniciarmos essa breve reflexão, partiremos da primícia de que em nenhum momento observei qualquer conotação política no que denomino “desabafo” do Soldado da Borracha Srº Belizário Costa de 96 anos de idade, durante a sessão de promulgação da Emenda Constitucional N°78/2014 no Congresso Nacional, que estabelece indenização aos Soldados da Borracha, ocorrida no último dia 14/05 do ano em curso. Nestes termos, seguem alguns apontamentos que entendo serem bastante pertinentes:

1 – Essa afirmativa da Deputada Perpétua Almeida divulgada na mídia local relatando que “Na hora fiquei assustada. O discurso de todas as pessoas que estavam lá foi de comemoração. Até chorei na hora que discursei. Só me dei conta que foi uma armação política para me atingir, quando a Senadora Ana Amélia, que é do PP, cedeu seu espaço para o velhinho de Rondônia”. (sic)

Na realidade encontrava-me presente na solenidade e não foi bem assim que ocorreu este episódio, pois quando a Senadora Ana Amélia PP/RS solicitou que o Soldado da Borracha fosse ouvido, a Senadora Vanessa Graziottin PCdoB/AM que naquele momento estava presidindo a sessão relatou que 2“o Srº Belizário Costa, já iria falar ao termino da sessão e inclusive tinha o deixado para falar no final, pois o mesmo encerraria com chave de ouro”. (sic)

2 – O Srº. Belizário fez na realidade um “desabafo” naquela sessão, externalizando de fato o sentimento de muitos Soldados da Borracha em todo país, e no mais não posso ser aqui também injusto ou desleal em afirmar que é o pensamento de todos. Porém uma grande maioria dos Soldados da Borracha inclusive do nosso Estado, sentiram-se contemplados pelas palavras proferidas pelo mesmo, na tribuna do Congresso Nacional, de forma corajosa e destemida.

Para não me estender muito desenvolveremos alguns questionamentos em face destes dois pontos, pois acredito que a sociedade precisa e merece ser esclarecida e não ter o direito ludibriado ou receber informações equivocadas, principalmente com relação a essa suposta “armação política” que a Deputada menciona em suas entrevistas após o referido episódio.

Neste sentido, gostaria de enfatizar que na realidade vejo como extrema maldade para não dizer desrespeito atribuir a um idoso de 96 anos de idade que o mesmo possa se deixar influenciar por interesses políticos. Pois, qualquer pessoa em sua sã consciência que venha assistir o 3vídeo do depoimento do Srº Belizário naquela ocasião, poderá observar perfeitamente que tudo aquilo relatado por ele foi verdadeiro, sincero e de coração. Totalmente diferente das insinuações e até afirmativas mencionadas pela parlamentar em questão.

Quero destacar com base na Lei 10.741 de 2003, Estatuto do Idoso, em seu Art. 10º. O idoso deve gozar do direito à liberdade, ao respeito e a dignidade. E no § 3º É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. Sendo assim, fica claro e notório que durante a sessão solene, o Srº Belizário foi exposto a constrangimento quando acusado e em ato continuo em vários veículos de comunicação de participação em suposta “armação politica”. Fica a pergunta que não quer calar, para alguns parlamentares os Soldados da Borracha só externalizam a verdade ou sentimentos próprios quando falam aquilo que gostariam de ouvir? Sem contar que todas as vezes que esta matéria do Soldado da Borracha passou por processos de decisão/votação no âmbito do Poder Legislativo, esses processos aconteceram sem a anuência dos Sindicatos – SIACRE/SINDSBOR “legítimos representantes da categoria com base na Constituição Federal de 1988”. E que inclusive teve este direito de representatividade foi cerceado pelos parlamentares que se diziam representar os interesses dos Soldados da Borracha, bem como pelos próprios representantes do Governo Federal durante a celebração destes acordos.

Querer justificar que esta matéria aprovada resolve o problema dos Soldados da Borracha é conversa para “inglês ver”, e no mais, se a Presidenta Dilma tivesse tanta preocupação e/ou sensibilidade pela situação vivenciada pelos Soldados da Borracha, ela teria concedido esses R$ 25.000,00 através de medida provisória, lei ordinária ou de qualquer outra

forma que não fosse através de uma PEC, pois como sabemos uma proposta de emenda à constituição é o tramite mais doloroso e burocrático que existe no Congresso Nacional.

Para quem acha que esses R$ 25.000,00 pagam o tamanho do dano causado pelo Estado Brasileiro a estes sobreviventes de uma batalha arduamente desumana e covarde a qual foram expostos e enganados pelo Estado Brasileiro, deixo a seguinte afirmativa “quem paga mal paga duas vezes”. Se for para fazer justiça porque não se aprovou o relatório elaborado pelo Senador Aníbal Diniz PT/AC apresentado na CCJ do Senado? Esse sim foi fruto de um amplo debate e participação da categoria e dos dois sindicatos (Acre e Rondônia). Sendo abortado durante a votação na referida comissão pelo Governo Federal, com sua aguerrida base.

Enfim, drama, cena, teatro, choro, sensacionalismo, para mim não cola, e muito menos convence querer sair como vítima de uma “Armação Política”. Na verdade os Soldados da Borracha estão atentos a todo este processo e acredito que dificilmente se deixarão confundir. Fica#a#dica.

* Luziel Carvalho é Assistente Social Especialista em Gerontologia – SIACRE, Coordenador da Articulação Pró-Soldado da Borracha – SIACRE, Coordenador do Fórum Permanente da Política Estadual da Pessoa Idosa – FPPEPI/AC, Docente em instituição de Ensino Superior do Acre e Acadêmico do Curso de Direito.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito participa do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, em Rio Branco

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco participou, nesta quinta-feira (25),do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, que é realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). O encontro reúne especialistas do setor, autoridades políticas e empresários, onde são discutidos propostas para o avanço da construção civil nessas regiões. O evento ocorrerá durante dois dias na capital acreana.

No primeiro dia foram abordados temas relacionados aos desafios enfrentados pelo setor, a importância da construção civil para a primeira infância, as articulações entre o governo federal e as secretarias de habitação dos estados, além de destacar o papel do Acre na integração regional com os países vizinhos e o apoio do Sebrae para aumentar a produtividade do setor.

“Estamos reunidos num grande debate sobre como desenvolver a região Norte-Nordeste. A engenharia está presente através dos presidentes dos CREAs, dos estados da região norte-nordeste, que juntamente com a Federação Nacional da Indústria da Construção estão aqui nesse debate de trazer a discussão, identificar os desafios e propor as melhores soluções para o desenvolvimento dessas duas regiões, com a participação da prefeitura, grandes obras que trazem melhorias para a nossa população, na infraestrutura, na mobilidade e na habitação também”, explicou a presidente do CREA/AC.

Bocalom: “A construção civil gera grande número de empregos” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco falou sobre a importância do Fórum na capital e lembrou do avanço da construção civil nos últimos três anos.

“Aqui em Rio Branco, a construção civil, as empresas da construção civil, estão felicíssimas pelo trabalho que a prefeitura vem fazendo, pelas gerações de oportunidades que a Prefeitura de Rio Branco vem criando, com tantas obras que nós estamos lançando e continuamos lançando de construção civil aqui. Sabemos que a construção civil é onde gera o maior número de empregos e principalmente empregos onde as pessoas não têm muita qualificação técnica. Então, isso é muito importante, porque significa que as pessoas podem levar o dinheirinho para casa para comprar a sua comida e botar na mesa, com dignidade.”

O presidente do CREA da Paraíba Renan Guimarães, falou da importância da troca de experiência entre os participantes do evento.

“O Fórum Norte-Nordeste veio realmente para ficar. Acredito que ele vai elevar a construção civil em todos esses estados e aí consequentemente nós vamos ter frutos, no futuro, que vão alavancar a engenharia e toda essa construção a qual rege economicamente nosso setor. É uma troca de ideias, de experiência. É poder trazer a realidade de cada estado. Uma pauta única. Então é muito importante agregar esse valor e esse conhecimento.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura inicia distribuição gratuita do fardamento escolar aos alunos da rede municipal

Publicado

em

Por

São uniformes masculinos e femininos e o critério para recebimento do fardamento é apenas estar matriculado na rede municipal de ensino.

“Nós fizemos um levantamento nas nossas escolas e desde o início o prefeito Tião Bocalom determinou que essas crianças teriam que ter uniforme para que pudesse identificar que elas são da nossa rede municipal”, explicou a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene.

A entrega ocorre desde 2022. São 23 mil uniformes que contemplam todos os alunos do município. O investimento é de um milhão e setecentos mil reais de recursos próprios.

“Eu não tenho dúvida nenhuma que oferecer o uniforme às famílias, às crianças que estão na nossa rede municipal de ensino é uma forma de ajudar as famílias. É claro que algumas delas nem precisariam, mas o uniforme é padronizado e a prefeitura não pode fazer distinção. Nós estamos entregando para todos os alunos. O ano passado foram entregues dois kits. Este ano está sendo entregue um que é reposição, na realidade. Então, isso que a gente está fazendo, eu não tenho dúvida nenhuma que é dignidade”, disse o prefeito de Rio Branco.

Para as mães dos estudantes, a gratuidade do fardamento escolar é uma economia na renda familiar. Um exemplo é a diarista Nayane Aguiar.

“É uma economia para gente. No meu caso, eu só tenho um filho, mas para quem tem mais de um filho eu acho que é uma economia porque 70 reais é o que a gente vai economizar.”

A dona de casa, Iara Rodrigues, fala que é uma boa economia para a família.

“Pela questão da renda da gente, é um dinheiro que a gente economiza. E a cada ano pode pegar outro uniforme. A economia é boa. É ótima.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito apresenta Programa Asfalta Rio Branco à Corte de Contas

Publicado

em

Por

Tido como o maior programa de infraestrutura viária da capital acreana, o programa Asfalta Rio Branco começa e ser implantado pela prefeitura de Rio Branco e, na manhã desta quarta-feira (24), foi apresentado ao Tribunal de Contas do Acre (TCE), pelo próprio prefeito.

O chefe do Executivo municipal, acompanhado da equipe técnica do programa esteve reunido com o presidente da Corte de Contas, Ribamar Trindade e sua equipe. Entre os pontos apresentados, o prefeito de Rio Branco destacou o cronograma das obras, que estão sendo realizadas nas dez regionais da cidade. Foi apresentado ainda um mapa detalhado, todas as ruas que serão pavimentadas, ações realizadas e prazos de execuções, além das empresas responsáveis pelas obras em cada regional.

Evandro: “Programa foi criado para atender as demandas da população” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Esse é um programa de grande envergadura, é muito grande, e por isso envolve um volume considerável de recursos. O Asfalta Rio Branco foi criado para atender as demandas da população e levar mais qualidade de vida e melhorias para a nossa população, portanto estamos aqui no TCE para apresenta-lo ao presidente e seus técnicos. Essa visita também é um convite para que o TCE, que é um órgão fiscalizador, acompanhe de perto todo o programa, tudo para dar mais transparência e legalidade a toda as ações e garantir que estamos aplicando os recursos de forma correta”, asseverou o prefeito.

Os serviços do Asfalta Rio Branco estão sendo executados nas dez regionais de Rio Branco, por dez empresas diferentes e contemplando os bairros apontados pelas próprias comunidades por meio de audiência pública. Ao todo 431 ruas irão receber os benefícios que são: remendo profundo, tapa-buracos, drenagem e recapeamento, além de construção de calçadas e melhora mento nas redes de esgoto e drenagem.

Ribamar: “A prefeitura está de parabéns pela iniciativa” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O presidente do TCE, Ribamar Trindade, elogiou a iniciativa do prefeito em apresentar o projeto ao Tribunal de Contas e convidar a Corte para acompanhar os serviços e a aplicação dos recursos.

“A Prefeitura nos solicitou, encaminhou ofício, desejando apresentar para o Tribunal e toda a sua equipe técnica o projeto do Asfalta Rio Branco, inclusive, foi solicitado pelo prefeito que fosse aberto processo de acompanhamento e de imediato nós já solicitamos para que a nossa equipe abra um processo para poder acompanhar por meio de inspeção a realização dessas obras.”, afirmou Trindade.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo