fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

População do Norte do Brasil é a mais otimista em relação à recuperação econômica do país

Somente os moradores da região Centro-Oeste estão tão otimistas assim com a perspectiva de mudança no âmbito pessoal (a média nacional é de apenas 23%).

Publicado

em

18% dos entrevistados na região acreditam que a melhoria será ainda neste ano, revela pesquisa

A crise econômica potencializada pela pandemia da Covid-19 tem deixado os brasileiros apreensivos, principalmente em relação a situação econômica. Mas os moradores da região Norte são os mais otimistas entre os que acreditam na melhoria da economia brasileira ainda para este ano.

De acordo com pesquisa realizada pelo Radar Febraban, realizada no mês de junho e divulgada nesta quarta-feira (13), a maioria da população está pessimista quanto à possibilidade de a economia e as finanças pessoais se recuperem até o final deste ano.

Em todo o país, 68% dos entrevistados não acreditam que a economia brasileira dê sinais de melhora em 2021. Porém, 18% da população da região Norte afirma que tudo vai melhorar ainda este ano, a avaliação mais otimista da pesquisa. Os nortistas que acreditam na melhora apenas em 2022 somam 59%.

Também são os nortistas que mais apostam na recuperação da situação financeira pessoal e dos familiares ainda neste ano, com 29% de avaliação positiva nesse quesito. Somente os moradores da região Centro-Oeste estão tão otimistas assim com a perspectiva de mudança no âmbito pessoal (a média nacional é de apenas 23%).

Realizada no período de 18 a 25 de junho, essa é a segunda edição do Radar Febraban que também melhora a percepção sobre todos os aspectos econômicos em relação a mesma avaliação realizada em março, quando ocorreu a edição anterior da pesquisa.

Se melhorar, no que investir?

Questionados sobre o futuro, caso haja um cenário de melhora na situação financeira, 37% dos nortistas afirmaram que vão utilizar seus recursos extras em investimentos bancários que não sejam a tradicional poupança (esta é a preferida de 34% dos entrevistados).

São os nortistas que também acreditam ser mais interessante o investimento em imóveis (37% da opinião, contra 27% da média nacional) e na reforma da casa (27%, contra 24% da média nacional).

A avaliação sobre as contribuições das instituições financeiras para o país e a população no Norte é positiva: 64% dos entrevistados acham que os bancos contribuem positivamente para o desenvolvimento da economia brasileira, mesmo índice percebido sobre a contribuição dos bancos para ajudar o país, a população e seus clientes a enfrentarem a crise da Covid-19.

No geral, a satisfação com os bancos na região atinge 71%.

“Embora mostrem que ainda é grande o sentimento de pessimismo com relação à evolução da economia nos próximos meses, os números dessa edição do Radar Febraban também revelam aumento substancial das expectativas positivas no que toca a alguns aspectos centrais, destacando-se o desemprego, que saiu de 12% para 22% de percentual entre os que acreditam que vai diminuir, e o poder de compra das pessoas, que aumentou de 16% para 25%”, aponta o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), responsável pela pesquisa.

“Embora o contingente mais otimista ainda seja minoritário, o movimento – mais acentuado na faixa de maior instrução – sugere que o avanço da vacinação e dos sinais objetivos da retomada da economia impulsionarão a partir de agora as expectativas positivas”, acrescenta.

Sobre o Radar Febraban

A pesquisa Febraban Ipespe, foi lançada em junho de 2020 com objetivo de se tornar uma fonte de informações sobre as perspectivas da sociedade e o potencial impacto econômico-financeiro, ouvindo a população e estimulando o debate em diversos setores. Com periodicidade trimestral, a iniciativa é parte de uma série de medidas da Febraban para ampliar a aproximação dos bancos com a população e a economia real, de forma cada vez mais transparente. (A.I.)

Comentários

Continue lendo

Brasil

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS

Publicado

em

Por

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS
Agência Brasil

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS

A Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou na manhã deste sábado (18) 20 toneladas de ração doadas para o Rio Grande do Sul. Além da ração, para alimentar os cães e gatos vítimas das enchentes que devastaram a maior parte do estado, a aeronave KC-390 Millennium também levou itens essenciais para pets, como caixas de transporte, camas e bebedouros.

Antes da decolagem, houve uma ação que contou com a presença de crianças e cachorros em um ato simbólico ao envio dos produtos para os animais do sul do país. A decolagem ocorreu às 11h32 da Base Aérea de Brasília com destino à Base Aérea de Canoas.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, esteve no local e acompanhou o embarque da ajuda aos pets do Rio Grande do Sul. Junto com a primeira-dama estava a cadelinha Resistência. Ela ficou conhecida nacionalmente após subir a rampa do Palácio do Planalto, junto com Janja e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na posse presidencial em janeiro de 2023.

Além de Resistência, Janja agora tem uma outra cachorrinha, Esperança. A Esperança é uma vira-latinha resgatada das enchentes no município de Canoas e adotada pela primeira-dama e por Lula.

Resgates

Mais de 12 mil animais de estimação e silvestres já foram resgatados das áreas alagadas no estado. Entre os resgatados, há, principalmente, cães e gatos, mas também aves, guaxinins e cavalos. De acordo com a secretaria estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, os animais resgatados passam por uma triagem veterinária. Os que estão em bom estado de saúde são devolvidos aos tutores. Quando estes não são identificados, os animais são enviados para abrigos públicos, organizações não governamentais (ONGs) ou para clínicas veterinárias, caso estejam feridos.

The post Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Ivete Sangalo se pronuncia sobre cancelamento da turnê

Publicado

em

Por

Ivete Sangalo se pronuncia sobre cancelamento da turnê
Redação GPS

Ivete Sangalo se pronuncia sobre cancelamento da turnê

Nessa semana o nome de Ivete Sangalo tomou conta das redes. O motivo foi o cancelamento da sua turnê de comemoração dos 30 anos de carreira, marcada para este ano.

Durante o segundo dia do evento ‘Marketing Network Brasil’, a cantora falou sobre o ocorrido. Durante o painel, Ivete garantiu que precisou deixar a vaidade de lado para tomar essa atitude.

“Só vou fazer se for possível fazer. Do lado de lá tem pessoas que são importantes para mim”, disse. “Essa carreira não foi construída exclusivamente com a minha vontade ‘ah, vou querer ser uma cantora, ter 30 anos de carreira e f***-se o resto’”.

“Peguei a vaidade, joguei na gaveta e disse ‘fique aí, já já eu lhe pego’”, complementou a artista.

The post Ivete Sangalo se pronuncia sobre cancelamento da turnê first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

Publicado

em

Por

O ator Tony Ramos, 75 anos, recebeu alta,  neste sábado (18), do Centro de Terapia Intensiva, segundo boletim divulgado pelo Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ele se recupera agora na Unidade Semi-intensiva.

O boletim diz que o ator está lúcido e apresenta melhora progressiva do quadro.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a cirurgia de drenagem de hematoma subdural (sangramento intracraniano) pela equipe do Dr. Paulo Niemeyer, no dia 16/5. O paciente recebeu alta do CTI na data de hoje (18/5), encontra-se na Unidade Semi-intensiva, está lúcido e apresenta melhora progressiva do quadro”, disse a unidade hospitalar. 

Tony Ramos foi conduzido ao hospital na manhã de quinta-feira (16), quando começou a passar mal. Imediatamente, a equipe do médico Paulo Niemeyer o submeteu a um procedimento cirúrgico para drenar um hematoma subdural.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo