fbpx
Conecte-se conosco

Acre

População do KM 26 aprova o programa Cidadania Itinerante

Publicado

em

Programa será levado a todas as comunidades do município de Brasiléia com atendimentos de limpeza, saúde, trabalhos na área social, atividades esportivas e culturais entre outras ações.

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

Prefeito Everaldo esteve pessoalmente no Projeto Quixadá, juntamente com Secretários e vereadores - Foto: Assessoria

Prefeito Everaldo esteve pessoalmente no Projeto Quixadá, juntamente com Secretários e vereadores – Foto: Assessoria

O Programa Cidadania Itinerante realizado pela Prefeitura Municipal de Brasiléia atendeu mais de 100 pessoas nesse sábado, 9, no km 26 da BR 317. O Mutirão organizado pela atual gestão levou os atendimentos de saúde, ações de cadastro do bolsa família, atividades esportivas e culturais, além de promover a limpeza de todo o vilarejo.

As ações em saúde foram realizadas no Posto de saúde local, as atividades esportivas, culturais e referentes às de cadastro do bolsa família e tiragem de carteira de trabalho, foram realizadas na escola da região.

Na área da limpeza do vilarejo a secretaria de obras retirou todos os lixos e fez o trabalho de capina e retirada dos entulhos existentes em quintais e áreas verdes. O trabalho de limpeza era feito com a ajuda de tratores e caçambas que recolhiam o lixo e os entulhos.

O comerciante Edson França disse que ações com toda a equipe da prefeitura nunca havia ocorrido no vilarejo e que todo o trabalho mostra a vontade dos gestores de trabalhar realmente pelo povo. “A gestão do Everaldo está de parabéns em trazer esses atendimentos que muitas vezes é difícil para muitas pessoas sai daqui da vila e se dirigir até a cidade para se consultar, verificar as documentações. Se essas ações forem constantes a população vai ser muito beneficiada”, destacou França.

No Posto de Saúde local o prefeito Everaldo Gomes constatou que a farmácia estava abastecida, inclusive com remédios que nunca existia em antigas administrações como no caso do complexo B. A afirmação de que esse tipo de remédio como vários outros nunca havia chegado à região é da própria funcionária do Posto, que trabalha na farmácia.

Vereadores visitaram o centro de saúde que recebeu medicamentos - Fotos: Assessoria

Vereadores visitaram o centro de saúde que recebeu medicamentos – Fotos: Assessoria

Para ter uma ideia dos trabalhos realizados, até a vacina antirrábica estava sendo aplicadas nos animas da região. Em uma das oportunidades o próprio prefeito Everaldo Gomes aplicou a injeção em um dos animais do vilarejo.

Na área cultural a população acompanhou as apresentações de balé, danças variadas, exibição de capoeira e cantores da região. Neste espaço até mesmo o vereador Marivaldo Oliveira, se colocou a disposição e cantou várias músicas, e acabou arrancar aplausos dos presentes.

A área esportiva também alegrou a todos. O gerente de esportes do município, Aparecido Carlos organizou um campeonato de futsal, aonde várias equipes participaram inclusive a equipe da secretaria de obras, liderado pelo secretário da pasta Clécio Gadelha.

O Programa Cidadania Itinerante que será realizado de forma intensa nos locais mais afastados de Brasiléia tem como propósito garantir atendimento básico de saúde, assistências social, atividades culturais e esportivas, além de vários outros serviços que muitas vezes fica difícil de pessoas da zona rural ter acesso.

O prefeito Everaldo Gomes disse que o programa Cidadania Itinerante é uma das diversas ações que a prefeitura estará realizando constantemente, junto com outros programas importantes que levará a prefeitura cada vez mais perto da população.

Veja o que os secretários, vereadores e populares disseram sobre o Programa:

“Quando trabalhados o plano de governar para Brasiléia foi inserindo também a população da zona rural, essa que se encontra mais afastada e muitas vezes vinham sofrendo com o descaso do poder público. Estamos aqui para trabalhar por todos e fazer de nosso município uma cidade que sua prefeitura atenda a todos com respeito, carinho e dignidade”, Aldenice Ferreira, Secretária Municipal de Saúde.


“O trabalho que vamos realizar de limpeza é somente o começo de todas as ações que estamos planejando para melhorar a vida de nossa gente de Brasiléia. A prefeitura vai está sempre assim, atendendo as reivindicações da população”, Secretário de Obras Clécio Gadelha.

“Nosso povo precisa ver o Poder Público de forma ativa e procurando atender as reivindicações estabelecidas. Esse programa vem trazer os serviços para perto do povo, garantindo a cidadania que eles sempre esperaram e que somente agora está chegando, por meio da gestão do prefeito Everaldo”, Vereador Bil Rocha.

“O povo precisa é ser ouvido e esse tipo de ações é fruto do que a população nos pedia a muito tempo. Quando deu a oportunidade para nós governarmos o município cuidamos de agilizar esses atendimentos essenciais”, Marivaldo Oliveira.

“Verificamos de perto a felicidade da população em está sendo contemplada com este tipo de programa que leva vários serviços a um só local. Este tipo de trabalho mostra realmente os objetivos de uma administração, que quer levar cidadania a sua gente”, Joelson Pontes.

“Esta é a primeira ação do programa Cidadania Itinerante que estamos desenvolvendo e já notamos que a população aprovou. Vamos agora trabalhar para contemplar cada vez mais os anseios da população”. Secretária de Planejamento, Gorete Carvalho.

“Precisávamos de atendimentos como esses em nossa vila que finalmente está sendo lembrada pelo Poder Público. Só tenho a agradecer e parabenizar o prefeito Everaldo pela iniciativa de trazer os serviços para perto de nós”, comentou Francisca Silva, moradora da Vila

“Nunca tivemos a equipe completa da prefeitura em nossa vila. O prefeito está de parabéns e desejamos que mais ações desse tipo aconteçam em nossa comunidade”, Manoel Ferreira, Morador da Vila.


Comentários

Continue lendo

Acre

Comitiva busca o fortalecimento de políticas LGBT no Acre

Publicado

em

A Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+ da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), estão entre os dias 14 e 19 de abril, realizando visitas institucionais na região do Juruá no Acre, nos município de Cruzeiro do Sul (AC), Rodrigues Alves (AC) e Mâncio Lima (AC).

A iniciativa tem como foco articular e sensibilizarem as gestõe municipais para a criação dos conselhos municipais LGBT+, para a realização da 2ª Conferencia Regional LGBT+ do Juruá que ocorrerá no mês de Junho de 2024, sediada no município de Cruzeiro do Sul (AC), bem como tratarem dos serviços de implementação do Centro de Referência LGBT+ do Acre.

Na ocasião estiveram em reunião com o Prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), Zequinha Lima, com as secretarias de Assistência social, Cultura, Equipe do CREAS do município, com a Fundação de Cultura Elias Mansour, promovendo ações necessárias para a implementação das políticas afirmativas aos direitos humanos da população LGBT+ do Acre.

A comitiva promovida pela SEASDH, realizou visitas de articulação e mobilização na gestão do executivo municipal de Mâncio Lima (AC) e Rodrigues Alves (AC), para que gestores e profissionais desses municípios entendam a importância de estarem construindo ações afirmativas para o segmento LGBT+ dos seus territórios e da região do Juruá, bem como a participação deles na Conferência Regional LGBT+ do Juruá.

“O que depender do município de Cruzeiro do Sul, vamos auxiliar para que possamos estar ajudando a realização da Conferência LGBT+ do Juruá e dar encaminhamento as politicas afirmativas de enfrentamento a qualquer discriminação, voltada a população LGBT+ de nosso município,” declarou o prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima.

A prefeita em exercício do município de Mâncio Lima, Ângela Valente, também reafirmou a importância dos encontros.

“Muito importante a vinda da comitiva em nosso município, todos precisamos aprender sobre como podemos auxiliar para criarmos uma cultura de paz, respeito e dignidade para todas as pessoas, sem haver qualquer discriminação,” declarou Ângela Valente.

O Presidente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ do Acre, falou sobre a importância das parcerias.

“É muito importante a parceria que a SEASDH, através da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da Diretoria de Direitos Humanos, está oportunizando para que o Conselho possa estar indo aos municípios do Acre, articulando ações e se colocando a disposição para que possamos construir juntos as politicas afirmativas de direitos humanos em favor da população LGBT+ do Acre”.

Germano Marino, chefe da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da SEASDH, falou sobre o trabalho desenvolvido.

“ Desde que assumi a chefia dessa divisão, recebi a missão da Diretoria de Direitos Humanos da SEASDH, para que tivéssemos uma parceria com todos os movimentos LGBT+, do controle social, para que pudéssemos atuar em conjunto e buscar as melhores oportunidades para as politicas afirmativas de valorização dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre. Estamos nos mobilizando e atuando em conjunto com outros movimentos e principalmente com o Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+, para que possamos chegar com as ações, as capacitações, os letramentos, o incentivo ao esporte, a cultura, a empregabilidade, renda, saúde, dignidade, para todos os LGBT+ dos 22 municípios acreanos. E isso só e possível, porque temos um governador preocupado não apenas com obras, mas com o desenvolvimento humano das pessoas do nosso Estado”.

A comitiva segue nesse mês de maio até junho em visitas a outras regiões do Estado, na articulação e promoção dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre, buscando garantir a participação das gestões municipais, militância LGBT+, dentre outros movimentos e agentes públicos, na realização das Conferências Regionais e articulação de serviços de atendimento aos LGBT+ acreanos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo