fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Policiais Civis do Acre aderem em peso a manifesto no centro da capital

Publicado

em

A manifestação dos policiais civis, que nesta quarta-feira (8) paralisam suas atividades inicialmente por 24 horas, contou com a presença maciça da categoria, que insatisfeita com o Governo Estadual, quer mostrar a sociedade acreana a sua indignação com o descaso com que vem sendo tratada pela atual gestão.

unnamed-11

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol/AC), o Governo não cumpriu as pautas que foram amplamente discutidas, negociadas e acordadas com a categoria nos anos de 2011 a 2013.

De acordo com Itamir Lima, presidente do Sinpol/AC, a paralisação, denominada “Marco Zero”, é um grito de socorro dos policiais  e pretende de  mostrar à população a real situação da polícia civil, que hoje funciona de forma precária e com insuficiência de pessoal, servidores em desvio de função, com promoções atrasadas, direitos desrespeitados; além de demonstrar toda a indignação da categoria contra a forma como o governo tratou os policiais civis, adiando as pautas negociadas até o envio de projeto de lei, que não foi o acordado com a categoria.

A diretoria do Sinpol apresentou ainda números que comprovam que o efetivo da Polícia Civil é o mesmo a mais de 10 anos, em contrapartida a população acreana cresceu na última década cerca de 35%.

unnamed1

“Para ter ideia de como está a Polícia Civil acreana, em 2001 a Polícia Civil tinha um quadro de 646 agentes de polícia, no final de 2013 o número de agentes continua o mesmo, sendo que pela Lei 1384/2001, o ideal era que a polícia tivesse pelo menos 1.500 agentes, isso de acordo com o próprio Governo. Daqui dois anos teremos cerca de 400 polícias se aposentando”, comentou o sindicalista.

Ainda de acordo com a diretoria do sindicato, o Governo do Estado chegou a procurar o Sinpol/AC para tentar reverter o quadro e evitar os manifestos sugerindo novas negociações, mas, tomando como exemplo negociações anteriores que não foram cumpridas pelo o Executivo, a categoria decidiu manter o manifesto de ações mais radicais por parte da categoria.

“O Governo sugeriu esquecer o passado e ‘recomeçar do zero’ as negociações para possível implementação em 2015, pois, segundo a equipe de assessores do governo, o governador não mandará nenhum projeto de lei para aprovação em 2014, mesmo não havendo impedimentos legais para isso, uma vez que a legislação eleitoral é clara a esse respeito. Tal postura do Governo só demonstra o descaso com que é tratada a categoria policial civil. Nossa categoria tem pressa e o Marco Zero é apenas o início de uma série de ações que serão desenvolvidas até que seja reintegrada em sua plenitude a dignidade desses profissionais que construíram e trouxeram até aqui a Polícia Civil do Estado do Acre”, declarou Lima.

Entre as reivindicações a categoria quer o cumprimento das promoções imediata e o reenquadramento, existem policiais com promoções atrasadas, titulação e reestruturação do quadro efetivo e de estrutura.

“Essa é uma paralisação de 24 horas, mas o inicio da ‘Operação Cumpra-se a Lei’, onde faremos apenas o que é de nossa atribuição, queremos as promoções imediatas e o reenquadramento e dessas pautas não abrimos mão, se o Estado diz que não pode editar a Lei em 2014, vamos nos manter mobilizados durante todo o ano, mas, queremos respeito e que a polícia civil tenha o que é de direito. Temos promoções atrasadas e policiais que vão se aposentar e não chegam a ultima referencia, temos policiais com nível superior, mas não tem adicional de titulação, que todo servidor publico tem, queremos resposta, queremos mais do que tudo respeito e dignidade por parte do governo, porque se acha que não merecemos por meio desse movimento vamos mostrar que merecemos muito mais do que foi pedido”, finalizou Itamir Lima.

Com ac24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereadora irmã do governador de Pando é apreendida após acidente de trânsito que deixou 7 feridos

Publicado

em

A vereadora do município de Porvenir e irmã do governador de Pando, Liz Cruny Richter Alencar, foi apreendida na tarde desta quarta-feira (27), quando estava em uma na clínica particular na cidade de Cobija(BO), por envolvimento em um acidente de trânsito – uma colisão entre carro e triciclo motorizado de carga (motocar) – ocorrido na estrada que liga a capital Cobija à Porvenir, registrando sete pessoas feridas, incluindo quatro menores de idade.

De acordo com o relatório da polícia, na noite de terça-feira, 26 de março, aproximadamente as 23:15, nas proximidades da cidade Villa Rojas, ocorreu um acidente de trânsito chamado ‘Colisão por Alcance com pessoas feridas’. Os envolvidos foram identificados como Liz Richter Alencar (motorista do carro) e Romário Victorino Cardozo (motorista do motocar), ambos passaram pelo teste do bafômetro, resultando 0%.

O relatório preliminar refere que a motorista do carro com placa brasileira tinha carta de condução, enquanto o motorista do motocar não tinha carta de condução nem placa de controle do triciclo – no meio da escuridão – e que transitava sem as luzes de alerta.

Devido ao forte impacto, sete pessoas, ocupantes do motorizado, foram evacuadas para o hospital Roberto Galindo de Cobija, enquanto a motorista foi internada na clínica particular com um ferimento, atualmente em fase de recuperação.

Na tarde desta quarta-feira (27), a polícia procedeu à apreensão, da vereadora de Porvenir e irmã do governador de Pando, pelo acontecimento de trânsito. Policiais guardam a sala onde ela está internada, aguardando a audiência de medidas cautelares.

O advogado Ricardo Eid questionou a apreensão contra a sua cliente por alegarem crimes de Lesões Graves e Gravíssimas em Acidente de Trânsito, sem considerar o seu estado de saúde e a fase de recuperação, além disso, o apoio imediato que deu aos ocupantes do triciclo.

Esclareceu que, com apoio da sua família, ajudou imediatamente os feridos até o hospital em Cobija, também está cobrindo com as despesas. Ele também afirmou que o motocar estava encalhado no meio da estrada sem nenhuma sinalização, pelo que classificou o acidente como um acidente fortuito.

O diretor do hospital Roberto Galindo, José Antonio Aguilar, informou que o hospital presta cuidados médicos a uma família formada por 7 pessoas, sendo 3 adultos e 4 crianças. Os pais irão passar por cirurgia nas próximas horas, outro adulto tem diagnóstico politraumatismo, 3 crianças estão em observação e uma criança de 7 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Ministério Público acusou a motorista do carro por crimes de ferimentos graves e gravíssimos em acidente de trânsito.

Até o local do fato, uma equipe de investigadores de Trânsito foi deslocada para determinar as verdadeiras causas da colisão que deixou sete feridos e danos materiais. São realizadas perícias para determinar as circunstâncias da colisão e responsabilidades.

Da redação com jornal PÉROLA do ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Acusado de sequestrar casal é preso em ação conjunta da DCORE E DHPP

Publicado

em

A ação, realizada em conjunto por investigadores da DHPP e da DCORE, ocorreu no início da tarde de quarta-feira, 27, em um beco no Bairro Cidade.

Depois de preso Wellison da Silva Chagas, conhecido como Pestana, foi encaminhado à sede da Divisão Especializada de Investigações Criminais, a DEIC.

De acordo com a polícia Wellison da Silva é um dos integrantes de uma quadrilha que tentou executar duas pessoas.

O crime aconteceu no dia 19 de dezembro do ano passado. Um casal foi rendido quando chegava em casa.

As vítimas foram mantidas em cárcere privado. Uma liderança de uma organização criminosa autorizou a execução dos dois, mas marido e mulher conseguiram fugir.

O delegado Leonardo Santa Barbara disse que outros envolvidos no crime estão sendo investigados.

Welisson da Silva Chagas foi indiciado pelos crimes de roubo, cárcere privado e também extorsão.

No momento da prisão, ‘Pestana”, portava esta arma de fogo e munições.

Ele a prisão expedida pelo Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco.

O acusado foi localizado após uma investigação conjunta entre agentes da DCORE e da DHPP.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia investiga causa da morte de colono encontrado em ramal de Brasiléia

Publicado

em

A Polícia Civil do município de Brasiléia está investigando a causa da morte de um colono, cujo corpo foi localizado em um ramal dentro da selva, que tem acesso pelo km 19 da BR 317 (Estrada do Pacífico), sendo mais 60 quilômetros até o local.

Segundo foi informado, a vítima que foi identificada como Irineu Ferreira, de 44 anos, estaria caminhando pelo ramal sozinho e pode ter sofrido um mal súbito e caído, indo a falecer momentos depois.

Somente foi localizado no final do dia desta terça-feira (26), quando uma pessoa passava pelo local. Acreditam que possa ter sido uma morte natural, uma vez que seus pertences estavam próximo ao corpo e não havia sinais de luta, ou perfurações pelo corpo.

Juntamente com apoio de uma guarnição da Polícia Militar, o corpo do colono foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal – IML, na Capital, onde passará por uma equipe médica forense, para tentar descobrir a verdadeira causa da morte.

Somente após os procedimentos, o corpo seria liberado aos familiares para realizarem seu sepultamento.

Comentários

Continue lendo