Geral
Polícia Civil do Acre participa de Seminário Internacional sobre Entrevista Investigativa
O seminário, que ocorreu entre os dias 30 e 31 de julho em Brasília, reuniu representantes de polícias judiciárias de diversos países para debater a implementação de métodos científicos e protocolos seguros para a coleta de informações confiáveis oriundas de fontes humanas.
A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC) esteve presente no 1° Seminário Internacional de Entrevista Investigativa, um evento de grande relevância promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Centro de Convenção Internacional Antitortura (UNODC). O seminário, que ocorreu entre os dias 30 e 31 de julho em Brasília, reuniu representantes de polícias judiciárias de diversos países para debater a implementação de métodos científicos e protocolos seguros para a coleta de informações confiáveis oriundas de fontes humanas.
Os trabalhos iniciaram na sede da ONU no Brasil, com o treinamento “Ethics and Rapport in Investigative Interviewing: Introduction to PEACE and ORBIT Models for Suspect Interviewing”. Esse treinamento teve como foco a introdução de modelos éticos e eficazes para entrevistas de suspeitos, destacando a importância de técnicas baseadas em ciência e empatia.
Na segunda parte do evento, realizada no Ministério da Justiça, a Polícia Civil do Acre teve a honra de compor a equipe de docentes do Laboratório de Pesquisa de Cognição e Justiça – COGJUS. Durante essa fase, foi apresentada a proposta de aplicação da metodologia da entrevista investigativa conhecida como PEACE, um modelo que prioriza a comunicação não coercitiva e busca obter informações de maneira ética e respeitosa.
O Delegado, Dr. Alcino Ferreira Júnior, representante da PCAC no seminário, destacou a importância da participação da instituição no evento. “Foi uma experiência enriquecedora poder compartilhar conhecimentos e aprender com especialistas de diferentes partes do mundo. A aplicação de métodos científicos na investigação é fundamental para garantir a justiça e a proteção dos direitos humanos. Representar a Polícia Civil do Acre nesse contexto internacional é uma honra e uma oportunidade de crescimento para nossa instituição”, enfatizou.
A participação da PCAC no seminário reflete o compromisso da instituição em se alinhar com as melhores práticas internacionais e aprimorar continuamente suas técnicas investigativas.
Comentários
Geral
Festival Matias de Teatro de Rua inicia hoje no centro de Rio Branco
Cortejo artístico, expressão corporal, mundo imaginário dos sonhos, audácia, beleza e elegância circense fazem parte da programação da 6ª Edição do Festival Matias de Teatro de Rua que se inicia nesta quarta-feira, 18, com espetáculos na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco.
Grupos do Acre, São Paulo e da Bolívia se apresentam na festa de abertura do evento que percorrerá as cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Bujari até a próxima segunda-feira, 23, com apresentações de acesso gratuito ao público. A programação completa pode ser acessada no Instagram oficial do evento @festivalmatiasdeteatroderua.
O evento também inclui lançamento de livros, oficinas e seminários voltados para o fazer artístico. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/festivalmatiasdeteatroderua.
“O festival é sempre idealizado na ideia de que você possa não só reunir as apresentações artísticas, mas os momentos de diálogo, tanto com a realização de seminário, rodas de conversa, atividades de interação e workshops. Então é um espaço de diálogo, festividade e de mobilização social e econômica dos locais por onde o festival passa”, observa o coordenador geral do projeto, Lenine Alencar.
Além disso, a comissão organizadora do festival destaca que haverá a disponibilização de água mineral e pede ao público que utilize garrafinhas ou copos ecológicos durante as apresentações. A intenção é incentivar o consumo consciente em prol do meio ambiente.
O projeto é uma realização do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa, financiado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), do Governo Federal, por meio do programa Funarte de Apoio a ações continuadas 2023. O projeto também conta com o apoio das prefeituras de Plácido de Castro, Senador Guiomard, Bujari e Rio Branco e a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc-AC) e Federação de Teatro do Acre (Fetac).
Abertura do festival
Fazem a festa de abertura do Festival Matias de Teatro de Rua as Improvisações Performáticas Cortejianas Híbridas da Cia. Visse e Versa (AC); El Teatrillo – 20 anos, do grupo Caminos Del Jaguar/Vivarte (Bolívia – Brasil); Hip Hop don’t Stop – Hip Hop não Para (AC); e Jerônimo Show, do Circo Caramba (SP).
Sinopses
Improvisações Performáticas Cortejianas Híbridas| Cia. Visse e Versa – AC
Cortejo Híbrido é um grande bloco carnavalesco, guiado e regido por textos autorais, poemas, cartas, recortes de jornal e histórias reais, com composição musical autoral, seguindo a mesma linha da dramaturgia. Conduzido por marchinhas de carnaval, o espetáculo propõe interação e traz o público para a cena, abordando temas relacionados ao contexto social contemporâneo, estabelecendo um diálogo rico e reflexivo sobre as mazelas presentes na sociedade, colocando o público nessa grande roda da vida!
El Teatrillo – 20 anos| CAMINOS DEL JAGUAR / VIVARTE (Bolivia – Brasil)
El Teatrillo é um grupo de pequenos atores que tentam fazer uma peça, mas não conseguem. É a improvisação que nos levará a uma viagem em busca dos sonhos de uma infância perdida onde todos voltaremos a ser crianças, viajando por um mundo imaginário sobre os ponchos voadores, barcos que navegam por rios imaginários e pelo mar boliviano, recuperando a vontade de continuar correndo atrás dos sonhos, convencidos de que ainda vale à pena.
Hip Hop don’t Stop – Hip Hop não Para
O show com os Rappers Kaemizê e Spartakus MC, e o Dj Dimeno, acontece em sincronia com o grupo de dança Sayajins Crew, que manifesta o poder da expressão corporal com a música urbana do Hip Hop Dance, Popping e Breaking, envolvendo o público nos passes, Performances e Poesias. O repertório é composto por músicas autorais, e de artistas de renome nacional na vertente RAP. Em paralelo às apresentações, acontece uma Performance de Graffiti, com o tema “Paz nas Quebradas”.
Jerônimo Show| Circo Caramba – SP
O palhaço Jerônimo preparou para o seu respeitável público um espetáculo no qual irá
demonstrar todo seu talento como músico e artista circense, além de sua habilidade, sua
graça, sua destreza, sua audácia, sua beleza e sua elegância. Vai ser uma maravilha!!!
Bem, talvez ele nem tenha tantas qualidades assim, mas esta excêntrica figura realmente acredita que é um showman, então o melhor a fazer é embarcar com Jerônimo nesta aventura artística, que tem tudo para se tornar uma gostosa, emocionante e divertida brincadeira!
Comentários
Geral
Mais de 2 toneladas de maconha e cocaína são apreendidas pela PF no Amazonas
Apreensão ocorreu em uma embarcação próxima ao lago do Catalão, Região Metropolitana de Manaus, na terça-feira (17)
Mais de 2 toneladas de maconha e cocaína foram apreendidas pela Polícia Federal (PF) em uma embarcação próxima ao lago do Catalão, na Região Metropolitana de Manaus. A apreensão ocorreu na terça-feira (17).
A polícia informou que conseguiu identificar a embarcação transportando drogas. Após uma revista, os entorpecentes foram encontrados escondidos dentro da lancha.
Os suspeitos que transportavam o carregamento fugiram do local.
As investigações do caso seguem com objetivo de identificar e localizar os responsáveis pelo tráfico das drogas, segundo a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM).
Comentários
Geral
VII Mostra Sesc de cinema anuncia vencedores com representante do Acre
A Mostra Sesc de Cinema, uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente no Brasil, anunciou os vencedores da sua sétima edição. Foram selecionados 33 filmes (27 curtas, 2 médias e 4 longas), que comporão a mostra nacional, sendo 10 referentes ao Panorama Infanto-Juvenil. O evento de premiação será realizado no mês de novembro, em Belém (PA), com exibição das produções vencedoras.
O filme acreano “Velande” dos Diretores, Tiago Melo, Letícia Mamede e Altino Machado foi selecionado na categoria Panorama Brasil.
O Filme
Velande Desinord é mãe de 5 filhos e migrou sozinha para o Brasil após o terremoto que assolou o Haiti em 2012. Mas chegar ao país não é o ponto final de seu caminho: para viver no Brasil, ela precisa enfrentar uma realidade de dificuldade e de luta que é compartilhada pelos 143 mil haitianos que vivem no Brasil hoje.
Este ano, as mulheres foram a maioria entre os selecionados na mostra nacional, com 25 realizadoras, quase o dobro do registrado em 2023. No Panorama Infanto-Juvenil, 6 dos 10 filmes premiados são dirigidos por mulheres.
Os filmes vencedores trazem temas que mostram a riqueza da cultura nacional, seja ela retratada nas grandes cidades ou em pequenos povoados. As histórias versam sobre o cangaço nordestino; as dificuldades dos negros no mercado de trabalho, as mulheres indígenas Tupinambá do Sul da Bahia; o encontro de ribeirinhas da Amazônia; a experiência de Brasília à espera da primavera, uma ficção que tem o sistema de transportes do Rio de Janeiro como pano de fundo; as mulheres que foram a base da primeira seleção feminina de futebol; entre outras.
Nesta edição, foram registradas 1.301 inscrições e selecionados 259 filmes para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc. A mostra concederá prêmios em um valor total de até R$280 mil em licenciamentos. A exibição das obras vai ocorrer em espaços do Sesc de vários estados.
Acesse sesc.com.br/mostradecinema e confira!
Você precisa fazer login para comentar.