Cotidiano
Polícia Civil de Capixaba desarticula organização criminosa especializada no roubo de carros
De acordo com as investigações Adriano e Daniel eram peças importantes nessa modalidade de crime, não só no município de Capixaba, mas também na capital
Após minuciosa investigação, a Polícia Civil do município de Capixaba, sob a coordenação do delegado Aldízio Neto, deu cumprimento a cinco mandados, sendo três de busca e dois de prisão, em desfavor de indivíduos considerados perigosos e influentes no crime organizado, principalmente nos crimes de roubo de veículos para troca por drogas no país vizinho, a Bolívia.
Adriano Mochipa da Silva, vulgo Mexicano, 32 anos, e Daniel de Oliveira Brandão, vulgo Júnior Brandão, 25 anos, foram os dois indivíduos presos por força dos mandados nesta quarta-feira, 31.
Adriano e Daniel, de acordo com as investigações, eram peças importantes nessa modalidade de crime, não só no município de Capixaba, mas também na capital, Rio Branco, além de outros municípios próximos da fronteira.
Segundo o delegado Aldízio, Júnior Brandão era responsável pela escolha e seleção das vítimas, pesquisando o histórico e a rotina das possíveis vítimas para passar para os comparsas criminosos, enquanto o Mexicano era responsável pela logística dos crimes e organização das ações, como fornecimento de armas, veículos, acionamento dos executores e toda a logística para a execução dos crimes, desde a saída do veículo do Brasil até a chegada nos locais de venda ou troca por drogas na Bolívia.
“A polícia tem intensificado as investigações e diligências no sentido de dar mais segurança para a população de Capixaba. Esse tipo de crime, especificamente, é um dos mais praticados por criminosos desta região. As investigações continuam e mais pessoas devem ser presas em breve. No entanto, essas duas prisões desarticulam a organização criminosa e representam uma grande perda para esses criminosos”, diz o delegado Aldízio Neto.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Comentários
Cotidiano
Segundo dia do FICATE 2024 destaca atrações internacionais e oficinas formativas
O Festival Internacional de Teatro do Acre (FICATE) 2024 segue a todo vapor em Rio Branco, oferecendo uma programação intensa e diversificada que vai até o próximo domingo, dia 22. O segundo dia do evento foi marcado por uma série de apresentações internacionais e oficinas formativas, atraindo público e participantes em diversos pontos da cidade. Organizado pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto Lá Quanto de Cá, o festival busca fomentar a cultura local e promover o intercâmbio artístico global.
Atrações Imperdíveis
Entre as grandes atrações do dia, a companhia mexicana La Gitana Lula – Creatividad Escénica foi um dos destaques, encantando o público com uma apresentação rica em expressões corporais e sensibilidade artística. O espetáculo aconteceu na Escola Dr. Mário de Oliveira, uma das várias instituições educacionais que participam do festival.
A atriz mexicana Aurora Hernández, que integrou o elenco do espetáculo, expressou sua gratidão e entusiasmo ao participar do evento.
“Estou aqui muito feliz por ser convidada para o segundo festival de FICATE. Fico feliz e agradecida, porque apesar da diferença do idioma, os meninos e as meninas se integram ao trabalho e isso enriquece muito tanto o trabalho artístico como o aprendizado deles.”
Impacto nas Escolas
A coordenadora da Escola Dr. Mário de Oliveira, Roseli Cordeiro, destacou a importância do FICATE para a comunidade escolar:
“Recebemos o espetáculo do FICATE e isso é muito importante, é uma oportunidade única para os nossos alunos um festival internacional vir para a nossa escola. Os alunos não vão precisar sair do ambiente escolar para ter essa oportunidade. Porque a gente sabe que a arte é importante, ela ajuda na alegria, ela ajuda na felicidade. Ela ajuda na concentração, ela ajuda na expressão. Então a gente fica muito feliz por ter essa oportunidade. Ter sido uma escola escolhida para participar desse evento”.
O festival também impactou diretamente o público jovem. Em apenas dois dias de apresentações, quase 2 mil alunos foram alcançados pelas atividades promovidas pelo FICATE.
Formação Artística de Alto Nível
Além das apresentações, o SESC Centro sediou uma oficina de direção ministrada pelo aclamado diretor carioca Ribamar Ribeiro. Voltada para a criação cênica e o desenvolvimento de uma linguagem própria, a oficina atraiu artistas e estudantes de teatro, criando um espaço de aprendizado e troca de experiências.
Diversidade Internacional
O segundo dia também trouxe ao palco o grupo chileno Funca Teatro, que apresentou o espetáculo ‘Lorca’ na Escola Sebastião Pedroza. No SESC Centro, o público teve a oportunidade de assistir às peças Gatico – Sombras del Rodomonte (Colômbia) e Vine a Verte (Argentina), que exploraram diferentes linguagens teatrais, do teatro com historias marginal ao drama contemporâneo.
Não Perca!
O FICATE 2024 continua até domingo com uma programação repleta de atrações nacionais e internacionais. O festival promete não apenas entreter, mas também fortalecer e enriquecer a cena teatral do Acre. Confira a programação completa e participe dessa celebração artística!
Você precisa fazer login para comentar.