Geral
Polícia Civil apreende quatro adolescentes faccionados em operação em Marechal Thaumaturgo

Após ameaças, furtos e tráfico, grupo de adolescentes é apreendido em Marechal Thaumaturgo. População indígena e moradores estavam sendo aterrorizados. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Geral de Marechal Thaumaturgo, realizou uma operação na última quarta-feira, 9, com o objetivo de coibir as ações de um grupo de adolescentes ligados a uma organização criminosa que vinha atuando no município.
Durante a ação, foram apreendidos quatro adolescentes infratores, dois homens e duas mulheres, envolvidos em diversos crimes, incluindo furtos qualificados, tráfico de drogas, tortura, invasão de domicílio e ameaças a moradores da cidade.
De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, responsável pela operação, na residência de uma das adolescentes, apontada como responsável pela “disciplina” da facção, foram apreendidas cerca de 200 gramas de entorpecente do tipo “skunk”, além de embalagens e materiais para o acondicionamento da droga, e diversos aparelhos celulares. Os dois adolescentes do sexo masculino confessaram a autoria de furtos a estabelecimentos comerciais, como lojas de roupas e celulares. Um aparelho subtraído foi recuperado com um dos envolvidos.

Quatro adolescentes ligados a facção foram apreendidos por envolvimento em furtos, tráfico e ameaças à comunidade. Foto: cedida.
Um dos episódios mais graves ocorreu no dia 19 de março, quando o grupo invadiu a casa de uma mulher indígena, acusando-a de ser informante da polícia. Eles tentaram levá-la à força para uma “disciplina” dentro da lógica do grupo criminoso, mas foram impedidos por vizinhos. A tensão e o susto causados pela ação acabaram acelerando o parto de uma moradora grávida, que precisou ser levada às pressas para a Unidade Mista de Saúde do município, onde deu à luz.
Diante da gravidade dos atos praticados, a Justiça determinou a internação provisória dos adolescentes. Os jovens do sexo masculino serão encaminhados para Cruzeiro do Sul, enquanto as adolescentes seguirão para Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul, Dr. Luís Fernando Rosa, com prazo inicial de 45 dias.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade e à atuação de facções em Marechal Thaumaturgo e demais municípios do Acre, garantindo a segurança da população.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Pessoas em monitoramento eletrônico não podem frequentar show do Dia do Trabalho em Rio Branco
Pessoas em monitoramento eletrônico ou cumprindo regime semiaberto e aberto não podem frequentar as festividades pelo Dia do Trabalhado em Rio Branco, conforme estabelece a Portaria n.°1790/2025 da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, assinada pela juíza de Direito Andréa Brito.
O governo do Estado vai ofertar show musical iniciando no dia 30 de abril, no estádio Arena da Floresta. Dessa forma, essas pessoas estão impedidas de frequentar o local do evento e também os ambientes próximos, das 19h do dia 30 de abril até o dia 1º de maio. Além disso, também estão com restrição de circulação bares, boates, botequins, prostíbulos e locais de eventos com aglomeração de pessoas.
Entretanto é permitida que pessoas em ressocialização que precisarem trabalhar estejam no local, desde que tenham feito o pedido e recebido autorização. A portaria explica como o pedido deve ser feito, “(…) deve requer em procedimento administrativo a ser protocolado através de defensor público ou advogado para os cumpridores do regime aberto e diretamente à Direção da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Umep) para os casos de cumpridores em Regime semiaberto, sujeito à comprovação e confirmação pela Central de Monitoramento”.
Por fim, o documento enfatiza que as abordagens à essas pessoas devem ser feitas de forma individualizada pela Polícia Militar e Umep seguindo a Resolução 412 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visando garantir tratamento digno e não discriminatório.
Comentários
Geral
Colisão entre motocicletas deixa jovem com fratura no braço em Rio Branco
Acidente ocorreu na rua Isaura Parente e mobilizou equipes do Samu e do BPTRAN; motocicleta de um dos envolvidos foi apreendida
Uma colisão entre duas motocicletas deixou uma jovem ferida na noite desta terça-feira (29), na rua Isaura Parente, situada na região da Estação Experimental, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Thalita Pessoa Nascimento, de 27 anos.
Segundo informações repassadas pela polícia, Thalita pilotava uma Honda Biz branca no sentido bairro-centro quando foi atingida por uma Honda Fan 150 cinza, conduzida por um homem que saía de casa para acessar a via. O impacto da batida lançou ambos ao solo.
O condutor da Fan permaneceu no local e prestou assistência até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros socorros e encaminhou Thalita ao Pronto-Socorro da capital. Ela foi levada ao Setor de Ortopedia com fratura no antebraço esquerdo e escoriações no joelho direito. Seu estado de saúde é considerado estável.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) isolou a área para realização da perícia e registrou a ocorrência. A moto da vítima foi retirada por familiares, enquanto a Honda Fan, com documentação vencida, foi apreendida e levada ao pátio do Detran.
Comentários
Geral
Polícia desmantela quadrilha especializada em roubo de veículos e recupera caminhão brasileiro em Porvenir
Além do caminhão, foram apreendidas duas armas de fogo calibres .38 e .22, além de munições. A quadrilha operava entre as cidades brasileiras de Porto Velho e Rio Branco.
Uma operação policial realizada em Porvenir, a cerca de 33 km de Cobija, capital do departamento de Pando, desarticulou uma quadrilha internacional especializada no roubo e comercialização de veículos. A ação resultou na recuperação de um caminhão com registro de roubo no Brasil e na prisão de quatro suspeitos bolivianos.
De acordo com o comandante da Polícia de Pando, coronel Ramiro Perez, a ação ocorreu, nas proximidades do posto de combustível Cacamita. O caminhão Ford prata e azul, modelo 2014 e placa NDF-6836, havia sido furtado em Porto Velho (RO) e seria levado para a cidade de Riberalta, no departamento de Beni, onde seria negociado.
Foram presos em flagrante Erick Hurtado Aguilera (30), Cristian Cardona Añez (23), Jesus Paredes Silva (23) e Ruben Darío Batista Rojas (20), que estavam com o veículo. Além do caminhão, foram apreendidas duas armas de fogo calibres .38 e .22, munições, uma motocicleta sem placa, um celular e cerca de 5.900 bolivianos em dinheiro. Parte da quantia, segundo a polícia, teria sido oferecida como suborno aos agentes para liberar o caminhão — tentativa frustrada.
O diretor departamental de Segurança Cidadã, Pedro Villa, elogiou a atuação da polícia e afirmou que a quadrilha operava entre as cidades brasileiras de Porto Velho e Rio Branco. Os veículos roubados eram levados até a Bolívia, onde seriam trocados por drogas e armas.
A operação levantou questionamentos sobre como o caminhão conseguiu atravessar dois pontos de controle — um na fronteira internacional e outro na zona franca de Cobija — sem ser interceptado. “Vamos investigar se houve falha ou conivência de algum servidor. Se for comprovado, haverá punições rigorosas”, destacou Villa.
Os quatro suspeitos foram encaminhados ao Ministério Público boliviano e permaneceram em silêncio durante os depoimentos. A investigação agora foca em identificar outros possíveis integrantes da quadrilha.
Fonte: Jornal Perla del Acre.
Você precisa fazer login para comentar.