fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Polícia Civil abre processo disciplinar contra agente por furto de armas em delegacia no Acre

Publicado

em

Polícia Civil abre processo disciplinar contra agente por furto de armas em delegacia no Acre — Foto: Alexandre Lima

A Polícia Civil abriu um processo administrativo disciplinar contra um policial que é investigado por furtar armas e munições de uso restrito do setor de Investigação da Delegacia de Brasileia, no interior do Acre.

O policial Maicon Santos teria facilitado a entrada de um boliviano na delegacia de Brasileia para que as armas fossem furtadas

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quarta-feira (26), e assinada pelo secretário de Segurança Pública (Sesp) que também response pela Secretaria de Polícia Civil (Sepc), Carlos Flávio Portela.

O furto das armas foi confirmado pelo órgão em junho deste ano após negarem o crime. O secretário adjunto de Polícia Civil, Josemar Portes, explicou na época que negaram o caso para não atrapalhar as investigações. Segundo ele, o procedimento disciplinar é comum para apurar as sanções que devem ser aplicados ao agente.

“No âmbito disciplinar, podem ser geradas consequências desde uma mera advertência até uma demissão, mas isso vai ser determinado após a apuração da comissão. Porém, é natural que se abra o processo disciplinar no caso dele que também responde a um processo criminal e teve a prisão decretada”, explica Portes.

Santos teve a prisão preventiva decretada em 20 de junho. O policial teria facilitado a entrada de um boliviano na delegacia de Brasileia para que as armas fossem furtadas. As cinco armas furtadas foram apreendidas e o boliviano preso.

Além dessa situação, o servidor foi condenado em 1ª instância pelo sequestro de um trabalhador rural, em 2017. A sentença cabe recurso e o servidor exercia funções administrativas na delegacia.

As duas submetralhadoras e o fuzil foram localizados enterrados no centro da cidade de Brasiléia.

O período do trâmite do processo disciplinar pode levar até seis meses, conforme o secretário. Porém, isso pode variar dependendo do caso.

“Isso é muito relativo. Há processos que são mais trabalhosos. A comissão é que vai apurar o caso, dar os trâmites e ver a celeridade que o caso requer, pois há outros processos em julgamento. Além disso, volta e meia sai uma demissão depois do regular processamento. A comissão é soberana para colher as provas necessários e o tempo é da comissão processante”, afirma.


Matérias relacionadas:

Policial envolvido em furto de armas de delegacia tem prisão preventiva decretada

Policial condenado por sequestro participou do roubo de armas em Brasiléia

Armas, munições e carregadores furtadas de delegacia de Brasiléia são localizadas

Governo do Acre mentiu: Três envolvidos em furto de delegacia são detidos e enviados para o FOC

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia encontra mais de 2 kg de drogas em casa abandonada na Cidade do Povo

Publicado

em

Apreensão incluiu cocaína pura, skunk e materiais usados no tráfico; imóvel servia como ponto de apoio para criminosos

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de dois quilos de entorpecentes na noite desta quinta-feira (19), em uma residência abandonada localizada na Quadra 9B, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com o Tático do 2º Batalhão, a equipe realizava patrulhamento de rotina quando foi alertada por moradores sobre a utilização do imóvel como esconderijo de drogas e ponto de apoio para o tráfico. A partir da denúncia, os militares passaram a monitorar a movimentação na casa e notaram a entrada e saída constante de pessoas.

Ao se aproximarem do local, os policiais flagraram um homem, ainda não identificado, carregando uma sacola plástica branca. O suspeito, ao perceber a presença da guarnição, fugiu pelos fundos da residência, abandonando a sacola, que continha porções de cocaína.

Durante a varredura no interior do imóvel, os militares localizaram uma quantidade significativa de entorpecentes, já embalados para a comercialização, além de uma balança de precisão, uma faca e materiais utilizados para embalar a droga. No forro da casa, havia mais sacos contendo cocaína pura.

No quintal, os agentes encontraram vários pontos de terra recém-remexida. Em um dos bueiros, utilizado como esconderijo, foi localizado um tijolo de cocaína pura e mais porções de skunk. Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 1,4 quilo de cocaína pura e 800 gramas de skunk, totalizando 2,2 quilos de entorpecentes.

Todo o material foi recolhido e encaminhado à Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), onde o caso será investigado. A identidade do suspeito que fugiu ainda é desconhecida, e a polícia segue com diligências na tentativa de localizá-lo.

Comentários

Continue lendo

Flash

Ciclista que fazia zigue-zague na BR-317 é atingido por carro e escapa com ferimentos leves

Publicado

em

Matéria atualizada as 22h38

Sebastião de Oliveira, de 56 anos, foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital de Brasiléia; homem estaria visivelmente estado de embriaguez.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado no início da noite desta quinta-feira (19) para atender um acidente ocorrido no km 2 da BR-317, sentido Epitaciolândia/Rio Branco. A colisão envolveu um ciclista e um veículo de passeio,segundo testemunhas,  o ciclista apresentava sinais de embriaguez e fazia zigue-zague pela rodovia.

A vítima, identificada como Sebastião de Oliveira Santana, de 56 anos, no início havia uma suspeita de fratura no úmero do braço direito, sendo descartado após o raio-x, além de escoriações leves pelo corpo. O Samu prestou os primeiros socorros no local e encaminhou o ciclista ao Hospital Regional Raimundo Chaar, em Brasiléia.

A Polícia Militar esteve presente e auxiliou no atendimento à vítima e controle do trânsito no trecho afetado. O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes, que irão apurar as circunstâncias do acidente e verificar a responsabilidade do ciclista, o condutor que não teve a identidade divulgada, ficou no local até a chegada das autoridades.

A suspeita de embriaguez será incluída nas investigações e o ciclista ficou em observação no hospital podendo ser liberado nas próximas horas

Comentários

Continue lendo

Flash

Fuga em massa é registrada no presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco

Publicado

em

Presídio Francisco de Oliveira Conde – Foto: Reprodução

Nove detentos escaparam por buraco na parede durante troca de plantão; forças de segurança fazem buscas com apoio de helicóptero

Na manhã desta quinta-feira (19), uma fuga em massa foi registrada no Complexo Penitenciário Dr. Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco. O episódio ocorreu por volta das 7h, durante a troca de plantão da segurança interna, quando detentos do pavilhão P abriram um buraco na parede e escaparam pulando o muro da unidade prisional.

Assim que a fuga foi detectada, a direção do presídio acionou equipes da Polícia Penal, que iniciaram buscas na região de mata e nos bairros adjacentes ao complexo. A operação de recaptura conta com reforço do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que emprega um helicóptero para sobrevoo e rastreamento da área.

Equipes especializadas da Polícia Militar, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), também foram mobilizadas para a ação de cerco e contenção.

Os detentos foragidos foram identificados como:

  • Davi Castro de Souza

  • Johnatan Silva Magalhães

  • Ozeias Paulo Germana Ferreira

  • Arthur Carvalho Gomes

  • Natanael do Nascimento Salgueiro

  • Geovane Costa Almeida

  • Francisco Guimarães Santana

  • Isaquiel Martins de Souza

  • Carlos Vitor de Castro Cardoso

As forças de segurança pedem que qualquer informação sobre o paradeiro dos fugitivos seja repassada de forma anônima por meio do número 190. Até o momento, não há confirmação sobre recapturas.

A direção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. A situação gera preocupação entre moradores das áreas próximas ao presídio, que cobram medidas urgentes de segurança e esclarecimentos sobre possíveis falhas no sistema carcerário.

Governo se pronunciou através de Nota.

Nota pública sobre fuga de presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco

O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), informa que foi identificada a fuga de nove presos do pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório, no Complexo Penitenciário de Rio Branco, por volta de 6h da manhã, nesta quinta-feira, 19.

Estão foragidos:

Arthur Carvalho Gomes
Carlos Vitor de Castro Cardoso
Davi Castro de Souza
Francisco Guimarães Santana
Geovane Costa Almeida
Isaquiel Martins de Souza
Johnatan Silva Magalhães
Natanael do Nascimento Salgueiro
Ozeias Paulo Germana Ferreira

A Polícia Penal, bem como as demais forças de segurança, vem empregando todos os eforços na tentativa de realizar a captura dos foragidos, inclusive com emprego de aeronave.

Marcos Frank Costa
Presidente do Iapen

Comentários

Continue lendo