Acre
PL das Pipas: Calegário propõe iniciativa para regulamentar e garantir segurança na prática do esporte
Iniciativa visa conciliar lazer e segurança pública, contando com o apoio de diversas instituições
Na sessão desta terça-feira, 28 de maio, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Fagner Calegário (Podemos) apresentou uma proposta para regulamentar a prática das pipas no estado. Em seu discurso, o parlamentar ressaltou a importância de conciliar a tradição desse divertimento com a necessidade de garantir segurança pública.
“Esse é um projeto que a gente vem trabalhando há algumas semanas junto com o Procon, Ministério Público, que inclusive a nossa última reunião foi aqui na Assembleia, onde eu recebi o Polícia Militar, Detran, RB Trans, Seinfra do município, ou seja, foi uma mesa de discussão bem ampla para que a gente pudesse tentar organizar essa questão das pipas.”
O projeto de lei proposto pelo deputado visa criar locais específicos para a prática das pipas, denominados “pipódromos”, onde os entusiastas desse esporte poderão desfrutar de um ambiente seguro e regulamentado. “A gente sabe que Cerol mata e a gente precisa cuidar, mas também nós precisamos entender que hoje a pipa, essa casa, reconheceu como um esporte”, disse.
O reconhecimento das pipas como esporte é um ponto importante destacado pelo parlamentar, enfatizando a necessidade de proporcionar espaços adequados para sua prática. Calegário conclamou ainda seus colegas deputados a apoiarem o projeto, enfatizando a importância de retirar a prática das pipas das áreas urbanas para garantir a segurança de todos.
“Então, desde já, eu quero pedir o apoiamento de cada um de vossas excelências para que a gente possa estar aprovando esse projeto, tirando essa prática da área urbana, levando para uma área um pouco mais afastada da cidade e aí garantindo o lazer de quem gosta de brincar. Não adianta a gente falar ou proibir. Hoje, o problema que a Polícia Militar tem enfrentado é o quê? As pessoas continuam na rua. Então, se querem brincar, que vá para um local seguro, que possam brincar sem expor, sem colocar a vida de ninguém em risco”, complementou.
O deputado também salientou a ineficácia de apenas proibir a prática das pipas, enfatizando a importância de oferecer alternativas seguras para os entusiastas desse esporte. “Que a gente possa, nas próximas semanas, estar aprovando e garantindo o espaço seguro para que cada um de vocês possam brincar e ter o momento de lazer e até de praticar esse esporte.”
Calegário parabenizou a comunidade de praticantes de pipas e expressou seu compromisso em aprovar o projeto nas próximas semanas, garantindo um espaço seguro para a prática desse esporte tão querido pela população.
Ainda em seu discurso, o deputado também fez duras críticas ao tratamento dispensado aos parlamentares da base governista. Ele destacou as dificuldades enfrentadas pelos membros da base ao tentarem realizar contatos com membros do executivo estadual. “O que mais me incomoda é a maneira como os colegas deputados da base são tratados”, destacou ele, enfatizando um problema que, segundo ele, persiste desde o início de sua trajetória legislativa.
O deputado ressaltou ainda a importância da autonomia dos poderes e lembrou uma recente conversa no gabinete do presidente, onde o assunto foi discutido entre outros colegas parlamentares. “Hoje discutimos independência, mas quando tentamos falar com um secretário, enfrentamos uma longa espera. Isso não pode acontecer”, reiterou ele, apontando para uma situação que considera constrangedora para o poder legislativo.
Fagner Calegário também falou sobre as emendas parlamentares e os atrasos no desembolso dos recursos destinados aos municípios. “Foi pactuado no início da legislatura o cronograma de desembolso das emendas para que pudéssemos alimentar as nossas bases, mandar para os municípios, para que pudessem ser executados dentro do calendário do ano”, explicou o parlamentar, expressando sua preocupação com os constantes atrasos e pedidos de prorrogação de prazos.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Prefeitura finaliza entrega de kits do projeto ‘Água para Todos’ beneficiando centenas de moradores
O projeto social “Água para Todos”, da Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), foi concluído nesta quinta-feira (10). A iniciativa entregou 238 kits contendo caixas d’água de 1.000 litros e boias de alta vazão, distribuídos à população, totalizando 18 bairros beneficiados. A ação representa não apenas a entrega de equipamentos, mas também a promoção da dignidade e da melhoria das condições de saúde dos moradores da capital, segundo a moradora do bairro da Pista, Geane Alves de Lima.
“Estou muito agradecida por esse trabalho. Para mim, foi uma bênção, pois eu não tinha condições de comprar uma caixa d’água. Já gastei bastante com os remédios para a minha doença. Utilizava ligação direta e, devido aos problemas de saúde, ficava difícil realizar esforços. Sinto dor o tempo todo, e agora, com a caixa, isso vai me ajudar bastante”, relatou Geane Lima.

“Para mim, foi uma bênção, pois eu não tinha condições de comprar uma caixa d’água”, relatou Geane Lima. (Foto: Secom)
O projeto também visa combater o desperdício de água e promover o uso consciente do recurso. Ao garantir que as famílias tenham condições adequadas para o armazenamento seguro da água, a iniciativa contribui para a melhoria da saúde pública e para a prevenção de contaminações.
A beneficiária do bairro Bahia Nova, Maria Messiane Souza, explica que antes utilizava uma caixa danificada de 500 litros e baldes para suprir as necessidades de oito moradores, entre eles três crianças.
“Aqui moram oito pessoas e, como a caixa que tínhamos não era suficiente para todos, usávamos água apenas para o banho. O restante da água que consumíamos era comprada. Agora, com uma caixa maior e em boas condições, conseguiremos fazer um uso mais adequado.”
De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, o projeto “Água para Todos” é um compromisso da gestão municipal com as famílias que mais precisam. Ele destaca que a iniciativa vai além da entrega de equipamentos, garantindo um direito básico à população.
“Estamos proporcionando acesso à água potável de forma segura e digna. Ao ouvir relatos como os da dona Geane e da senhora Maria Messiane, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Essas histórias mostram que, com ações simples e bem planejadas, é possível transformar realidades e levar mais saúde, bem-estar e respeito à população de Rio Branco”, finaliza.
Comentários
Acre
Mesa Diretora recebe representante da Energisa após falha em ação social com o Hemoacre
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco recebeu, na manhã de quinta-feira, 10, o representante da Energisa Acre, advogado Gilliard Nobre Rocha, para tratar do cancelamento da ação de doação de sangue realizada em parceria com o Hemoacre na última terça-feira, 8. A visita foi motivada pela ausência do diretor-presidente da concessionária, Ricardo Xavier, que está fora do estado.
Durante a reunião, o advogado explicou que o pedido de suporte técnico para a ligação elétrica do ônibus do Hemoacre foi protocolado com apenas 24 horas de antecedência, quando o prazo mínimo previsto pelas diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de 48 horas. Por conta disso, a ordem de serviço não pôde ser executada a tempo, resultando em mais de três horas de espera e, posteriormente, no cancelamento da mobilização.
“A Energisa reconhece a importância da ação promovida pela Câmara e pelo Hemoacre. Infelizmente, o pedido foi feito fora do prazo mínimo exigido pelas normas da Aneel, o que impediu a abertura da ordem de serviço a tempo. Estamos à disposição para corrigir esse ruído e firmar um fluxo adequado de comunicação com os órgãos envolvidos”, destacou Dr. Gilliard.
O presidente da Câmara, vereador Joabe Lira (UB), agradeceu a presença do representante da Energisa e reforçou o compromisso do Legislativo com ações sociais que beneficiem a população. “Nossa intenção sempre foi contribuir com o Hemoacre em uma causa nobre, que é salvar vidas. Infelizmente, houve uma falha de comunicação que vamos corrigir com diálogo. Agradeço ao Dr. Gilliard pela transparência e pela disposição em alinhar os próximos passos”, afirmou.
Já o primeiro-secretário da Casa, vereador Felipe Tchê (PP), destacou que a Câmara pretende manter a parceria com o Hemoacre e garantirá que as próximas ações ocorram dentro da normalidade. “Vamos reforçar o planejamento e manter o canal aberto com os órgãos técnicos para que essa situação não se repita. O que nos move é o interesse público e o bem-estar da nossa população”, declarou.
Dr. Gilliard Nobre informou ainda que uma nova reunião será realizada nos próximos dias com a equipe do Hemoacre, com o objetivo de alinhar protocolos e prazos de solicitação, garantindo o pleno funcionamento das futuras mobilizações conjuntas.
Comentários
Acre
Motorista de aplicativo é salvo por PMs instantes antes de execução em Rio Branco
Vítima foi atraída por corrida falsa e mantida em cárcere por grupo armado; um suspeito foi preso em flagrante
Um motorista de aplicativo escapou de ser executado por criminosos no final da tarde desta quinta-feira (10), no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na região do Segundo Distrito de Rio Branco. A vítima foi atraída para uma emboscada e mantida em cárcere privado, mas acabou sendo resgatada pela Polícia Militar momentos antes da possível execução.
De acordo com informações do 2º Batalhão da PM, o motorista recebeu uma solicitação de corrida que partiria da Quadra 11, casa 2, com destino ao bairro Cidade Nova. Ao chegar ao endereço, foi recebido por duas mulheres — uma delas alegou precisar de ajuda para carregar uma mala pesada e o convidou a entrar na residência.
Assim que entrou no imóvel, o profissional foi surpreendido por cinco homens armados, que o colocaram de joelhos, com a cabeça baixa, ameaçando-o de morte e discutindo a forma como iriam matá-lo. A vítima relatou que os criminosos demonstravam indecisão sobre executá-lo no local, levá-lo no carro ou assassiná-lo em outro ponto.
Enquanto o crime se desenrolava, uma denúncia anônima feita por um morador à central do 190 alertou a PM sobre o cárcere privado em andamento. De imediato, uma guarnição que fazia patrulhamento na região se dirigiu ao local, realizou o cerco e conseguiu invadir a casa. Quatro criminosos conseguiram fugir, levando as armas, a carteira, o celular e a chave do carro da vítima.
Durante a ação, um dos suspeitos, identificado como Maique Santos da Silva, de 26 anos, foi preso em flagrante portando uma pistola municiada, que segundo a polícia, seria usada na execução. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde foi autuado. A vítima também foi levada para registrar o boletim de ocorrência.
O veículo, que estava estacionado em frente à casa, foi recuperado e apresentado na delegacia. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar e prender os demais envolvidos no crime.
Você precisa fazer login para comentar.