fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Pirataria impede a criação de 1,5 milhão de empregos por ano, aponta CNI

Publicado

em

Prejuízo para setores públicos e privados chega a R$ 115 bilhões com venda ilegal de produtos

Nesta semana, o Brasil celebrou o Dia de Combate à Pirataria e à Biopirataria. A data, instituída por uma lei sancionada em 2005, alerta a sociedade dos prejuízos desses dois crimes para o governo, sociedade e economia.

ÁUDIO: Acesse esta matéria na versão para emissoras de rádio

À primeira vista, a pirataria parece inofensiva aos olhos do consumidor, mas dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que a atividade ilegal impede a criação de 1,5 milhão de empregos por ano no Brasil.

De acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP), a sonegação fiscal causa, anualmente, um prejuízo de cerca de R$ 115 bilhões, que afeta tanto o setor privado quanto o público. Ao comprar um produto pirata, o consumidor alimenta tráficos e organizações criminosas, além de não ter comprovação da qualidade do objeto adquirido.

O presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencional e especialista em defesa e direito do consumidor, Edson Vismona, afirma que a pirataria diminui a entrada de investidores em todos os setores do mercado nacional, pois gera uma concorrência desleal.

“O mercado legal gera investimentos, que gera emprego, que gera riqueza. O outro lado gera violência e corrupção. O mercado perde. Estamos expulsando investimentos do Brasil, a geração de novos empregos no país por conta do crescimento do mercado ilegal. Perde o consumidor porque são produtos de baixa qualidade, produtos de baixa durabilidade, ou seja, parece barato, mas pode ficar caro”, destaca Vismona.

A data celebra ainda o combate à biopirataria, crime de exploração, manipulação, exportação e comercialização de recursos biológicos. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a prática envolve a apropriação indevida de recursos da biodiversidade para uso científico sem a autorização dos responsáveis pela terra ou local de pesquisa.

Projeto de lei

Coordenados pela Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação, projetos de lei que visam acabar com a pirataria são discutidos na Câmara dos Deputados. Dentre eles está o PL 333/99 que quer acabar não só com a pirataria, mas com qualquer conduta que interfira na criação de patentes e direitos autorais.

O presidente da Frente, deputado Efraim Filho (DEM-PR), ressalta que a compra do produto pirata por parte do consumidor financia crimes como o tráfico e deprecia o mercado de trabalho formal.

“Um novo marco regulatório para os direitos de propriedade, para a propriedade intelectual, dando relevância à capacidade de inovação, ao investimento em novas tecnologias, novos produtos para que esse patrimônio não se perca sendo copiado indevidamente por outros”, explica o parlamentar.

No momento, o PL 333/99 aguarda para ser analisado no Plenário da Câmara dos Deputados.

Por Clara Sasse - Agência Rádio Mais

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Navegando pelos labirintos do coração a CTRL X lança “Vilão”

Publicado

em

Por

A música é apenas um vislumbre do que está por vir no novo álbum da bandal

O single “Vilão” da banda CTRL X já está disponível em todas as plataformas de música a partir de hoje (19), apresentando uma exploração emocionalmente rica dos intrincados caminhos dos relacionamentos.

A banda mergulha nas complexidades da vida amorosa, proporcionando aos ouvintes uma experiência envolvente e visual.

“Além da música também estamos disponibilizando hoje em nosso canal do Youtube um lyric vídeo, para galera acompanhar”, contam os integrantes da CTRL X, Keke, Tetha e Werner.

Assista: https://youtu.be/4GiihXggyhU

Com uma mistura de pop e rap,  a canção autoral retrata a sensação de se sentir como o vilão em uma história amorosa, reconhecendo falhas e desejando voltar atrás.

Sei que eu não sou herói

Eu sou vilão

E no final da história

Eu que quebrei o seu coração

Tipo um “lord sith” temperamental

Sei que vacilei

Mas não me leve a mal

Daria tudo pra voltar agora

Com “Vilão”, a CTRL X demonstra mais uma vez sua habilidade em explorar temas universais através de uma abordagem musical eclética e autêntica.

O single estará no novo álbum da banda, sob a direção musical de Apu Tude, que será lançado no próximo mês e contará com um total de 11 faixas.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Deniziane esclarece tudo sobre relação entre Isabelle e Matteus após ‘BBB: ‘Escolhi’

Publicado

em

Por

Durante o Prêmio Gshow que rolou na última quarta-feira (17), muito se questionou sobre o envolvendo entre Matteus e Isabelle durante a participação de Deniziane, que ficou com o ex-brother logo no início do “Big Brother Brasil“.

Em sua participação na premiação que reuniu novamente os ex-BBBs, Anny falou sobre o envolvimento de Matteus com Isabelle e garantiu não ter nenhuma rivalidade com a ex-sister. “Meu coração tá tranquilo. A gente ficou de conversar aqui fora. Matteus estava solteiro, se envolveu com outra pessoa, não tem problema nenhum“, disse ela.

Anny seguiu: “a gente se prometeu conversar aqui fora. Eu, Anny, escolhi conversar. Ações dos outros não tenho controle. Ele já está com outra pessoa. Nunca fui a favor dessa rivalidade que as pessoas criam. Super respeito a Isabelle. Essa rivalidade foi criada pela própria torcida. Eu mesmo nunca me pronunciei sobre esse assunto. Também pra não prejudicar ele no jogo e nem ela. Eu não estava com raiva. Ele estava solteiro e tá tudo bem“. Confira vídeo abaixo:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Vasco empatam com expulsões e confusão após a partida

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Humaitá e Vasco tentaram a vitória, mas perderam chances

Humaitá e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quinta, 18, no fechamento da 3ª rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. Vitinho fez 1 a 0 para o Humaitá e nos acréscimos, cobrando uma penalidade, Daniego empatou.

Na tabela 

O empate manteve o Humaitá na segunda colocação do returno com 5 pontos, mas o resultado agradou aos atletas.

“Tínhamos a partida decidida e levamos o empate em uma penalidade inexistente. Fomos prejudicados e agora precisamos pensar na próxima partida”, declarou o zagueiro Gabriel.

Para o volante Dudu, o Vasco não se entregou e o resultado poderia ter sido outro.

“Voltamos a falhar e uma equipe que sonha com título isso pode ser fatal. Ainda temos chance e vamos lutar até o fim”, afirmou Dudu.

Expulsões e confusão

O lateral Wellington foi expulso na segunda etapa e o Humaitá terminou a partida com dez jogadores. Após o apito uma confusão envolvendo o zagueiro Reginaldo, do Vasco, e o volante Pisica resultou nas expulsões dos dois jogadores.

O técnico Kinho Brito e o atacante Caíque, ambos do Humaitá, foram expulsos por reclamações.

Próximos jogos

Galvez x Humaitá

Independência x Rio Branco

No domingo, 21, a partir das 15 horas, no Florestão

Vasco x São Francisco

Na segunda, 22, a partir das 15h30, no Florestão

Classificação

1º Rio Branco 7 Pts

2º Humaitá 5 Pts

3º Independência 4 Pts

4º Galvez 4 Pts

5º Vasco 2 Pts

6º São Francisco 1Pt

Comentários

Continue lendo