Cotidiano
Piracema de mandim enche embarcações de pescadores em Santa Rosa do Purus e impressiona
De acordo com o radialista Pelegrino Ferreira, residente em Santa Rosa, desde a semana passada os moradores vem fisgando o mandim
Com radialista Pelegrino Ferreira
Os moradores da cidade de Santa Rosa do purus, no interior do Acre, estão impressionados com a grande quantidade de mandim que surgiu nos últimos dias naquela região. Há registros de pescadores com a embarcação cheia de mandim.
De acordo com o radialista Pelegrino Ferreira, residente em Santa Rosa, desde a semana passada os moradores vem fisgando o mandim. “É algo surpreendente. Não sabemos como esses mandins passaram por Sena Madureira e Manoel Urbano. O fato é que a nossa população vive um momento de fartura”, comentou.
O mandim é uma das espécies mais apreciadas da região. Para se ter uma ideia, toda quantidade que chega para comercialização, acaba em pouco tempo.
Em Sena Madureira, a situação é bem diferente, sendo que neste ano nenhuma piracema foi encontrada.
Comentários
Cotidiano
Viúva de Silvio Santos, reúne família em primeiro Teleton após morte dele: ‘Íris’
Cotidiano
Acre tem índice positivo de representatividade negra em câmaras municipais
Grande parte dos estados do Brasil tiveram índice negativo de representatividade negra nas eleições de 2024, isso significa que o percentual de pretos e pardos na população ficou abaixo do percentual de vereadores pretos e pardos que foram eleitos nos municípios. O Acre é um dos estados com índice positivo, ficando em quarto lugar.
Roraima é o que tem índice mais alto: 12 – 65% da população se declara negra e 77% dos vereadores eleitos nos municípios do Estado pertencem a esse grupo.
Amazonas está em segundo, com índice de 4,7. A proporção no Estado é de 74% (população) para 78% (eleitos). Tocantins aparece em terceiro, com 4 de índice – proporção de 75% (população) para 79% (eleitos). Em quarto o Acre, com índice de 2,4 – proporção de 75% (população) para 77% (eleitos) – e em quinto está o Amapá, com 2,2 de índice – proporção de 77% (população) para 79% (eleitos).
Os dados são da pesquisa do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), com sede no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), divulgada pelo site Valor Econômico.
Comentários
Cotidiano
Justiça marca julgamento de recurso envolvendo Vasco SAF, 777 Partners e associação
Clube associativo está no controle da empresa em razão de uma decisão judicial
A Justiça do Rio marcou o julgamento do agravo que a Vasco SAF moveu no processo envolvendo a associação e a 777 Partners. Segundo informações apuradas pela reportagem , a sessão será no dia 27 de novembro, às 13h (de Brasília).
No recurso, a SAF do Vasco tinha pedido um efeito suspensivo da decisão que deu controle à associação. Além disso, a empresa também pediu o equilíbrio dos poderes para proteger a governança e os funcionários e a constituição de um Conselho de Administração mais equilibrado. Ambos os requerimentos foram negados pela Justiça.
Com a negativa, o Vasco, como associação, segue no controle da SAF em razão de uma liminar que a Justiça concedeu no início de maio. Os processos foram remetidos ao plenário, onde outros dois desembargadores também vão julgar o mérito.
Sem desfecho positivo entre Vasco e A-CAP
Em paralelo a isto, o Vasco e a A-CAP, empresa que controla os ativos da 777 Partners, escolheram, na última quarta-feira (6), a árbitra que fecha a mesa da Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A advogada Paula Andrea Forgioni é quem vai presidir a mesa do julgamento envolvendo o clube e a empresa norte-americana. A presidente tem o voto com maior peso na disputa.
O Vasco indicou a advogada Ana Tereza Basílio, enquanto os estadunidenses escolheram o advogado Maurício Almeida Prado. A FGV indicou nomes para o terceiro árbitro, só que na época, a arbitragem foi suspensa por um consenso entre as partes.
A arbitragem foi suspensa por 90 dias. Na última semana, o processo foi retomado por falta de um acordo entre Vasco e A-CAP.
Você precisa fazer login para comentar.