fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Pesquisas afirmam que enxaqueca pode estar associada a níveis de vitamina D

Um relatório apresentado em uma reunião da American Headache Society descobriu que 40% das pessoas com enxaqueca tinham baixos níveis de vitamina D

Publicado

em

Cientistas também que várias áreas do cérebro – incluindo o hipotálamo, que tem sido associado a alguns tipos de dores de cabeça – têm receptores para vitamina D – Foto: Jamie Grill/Getty Images

Por Cindy Kuzma, da CNN

Quando você está no meio de uma crise de enxaqueca, o sol forte pode ser insuportável. Mas esconder-se dos raios regularmente pode contribuir para o desenvolvimento do problema.

Segundo estudos, baixos níveis de vitamina D, que o corpo produz quando exposto à luz solar, têm sido associados a enxaquecas e outros tipos de dores de cabeça.

Vitamina D e seu corpo

Antigamente, acreditava-se que os baixos níveis de vitamina D causavam apenas raquitismo, um distúrbio que enfraquece os ossos. Agora, há evidências crescentes que sugerem que os níveis baixos afetam quase todos os sistemas do corpo, incluindo o cérebro.

Embora uma pesquisa específica para mostrar que um baixo nível de vitamina D causa a enxaqueca esteja em andamento, vários estudos recentes lançam alguma luz sobre a relação.

Um relatório apresentado em uma reunião da American Headache Society descobriu que 40% das pessoas com enxaqueca tinham baixos níveis de vitamina D. Aqueles com deficiências físicas também desenvolveram enxaqueca em uma idade mais jovem.

Outro estudo, publicado no Journal of Headache Pain, mostra que as enxaquecas são mais frequentes em latitudes mais altas. Esse fato, e o padrão da dor da enxaqueca dependendo da estação do ano, sugere que a doença ocorre em locais onde a exposição ao sol diminui e os níveis de vitamina D.

Estudos populacionais indicam que cerca de 42% dos adultos americanos têm níveis anormalmente baixos de vitamina D.

Vitamina D e o cérebro

Cientistas também descobriram que várias áreas do cérebro – incluindo o hipotálamo, que tem sido associado a alguns tipos de dores de cabeça – têm receptores para vitamina D, bem como enzimas que ajudam a convertê-la em uma forma que o corpo possa usar. Isso ajuda a explicar por que a falta desse nutriente vital pode contribuir para uma dor de cabeça.

Se for demonstrado que a associação é de causa e efeito, os suplementos de vitamina D podem se tornar outra opção de tratamento para pessoas com enxaqueca. Na verdade, um pesquisador tratou com sucesso duas mulheres na pós-menopausa com enxaquecas crônicas com suplementos de vitamina D e cálcio. Obviamente, um ensaio clínico maior pode validar essa teoria.

Consulte o seu médico

Se você sofre de enxaquecas crônicas, converse com seu médico sobre os níveis de vitamina D. Ele pode recomendar um exame de sangue para determinar seus níveis de 25-hidroxivitamina D. Se você tiver menos de 20 ng / ml, você está deficiente. Os níveis de 20 a 30 ng / ml são ligeiramente baixos e 30 a 74 ng / ml é o intervalo normal.

Nossos corpos podem ter dificuldade para produzir vitamina D suficiente, pois somos encorajados a proteger nossa pele do sol ficando em casa e usando protetor solar ou roupas protetoras. O governo atualmente recomenda 600 UI de vitamina D por dia para adolescentes e adultos de até 70 anos de idade.

Algumas boas fontes de alimentos são leite fortificado, cogumelos e peixes gordurosos como salmão e atum. Se seus níveis estiverem baixos, seu médico pode recomendar um suplemento de vitamina D.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Tiroteio deixa mulher ferida na perna no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Na noite de quinta-feira (18), Elidevânia Gomes Soares, de 40 anos, foi vítima de um tiroteio no Ramal da Judia, localizado no bairro Belo Jardim 1, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com relatos da própria vítima, ela estava consumindo entorpecentes em frente a uma residência no ramal quando foi surpreendida por criminosos que passaram pelo local disparando indiscriminadamente. Durante o ataque, Elidevânia foi atingida por um tiro na perna direita, que atravessou o membro.

Desorientada devido ao efeito das drogas, a mulher não conseguiu identificar os agressores nem o veículo utilizado por eles.

Após ser atingida, Elidevânia buscou socorro no Bar do Amor, onde foi amparada por clientes que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada ao local, prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao pronto-socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde foi relatado como estável.

Apesar do incidente, não houve acionamento da Polícia Militar nem da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil via Copom. As circunstâncias do tiroteio permanecem sob investigação para esclarecer os detalhes do ocorrido e identificar os responsáveis pelo ataque.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acusado de exibir armas em redes sociais é preso em operação da Delegacia de Homicídios

Publicado

em

Ytalo Lima de Almeida de 31 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, 18, por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

A ação dos agentes da DHPP da Polícia Civil, ocorreu em uma casa, no Bairro Recanto dos Buritis.

No momento da abordagem, os investigadores da Delegacia de Homicídios apreenderam  com o acusado uma arma de fogo, entorpecente, dinheiro, oriundo da droga e aparelhos celulares.

Ytalo Lima passou a ser investigado após exibir armas de fogo nas redes sociais.

Depois de detido o acusado foi encaminhado a sede da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil. Ele foi indiciado pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco vence o São Francisco e segue firme em busca do título

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Tonny fez o passe para o gol da vitória do Estrelão

Em um jogo muito difícil onde a imposição física foi decisiva, o Rio Branco derrotou o São Francisco por 1 a 0 e manteve a liderança do segundo turno do Campeonato Estadual com 7 pontos. Vitor Hugo marcou o gol da vitória do Estrelão aos 25 minutos do segundo tempo.

Chances dos dois lados

Rio Branco e São Francisco realizaram um primeiro tempo com chances perdidas. Na segunda etapa, os técnicos Vaguinho Santos, do Rio Branco, e Douglas Barboza, do São Francisco, realizaram mudanças para tentar a vitória.

Vaguinho Santos foi mais feliz porque Vitor Hugo saiu do banco para decidir a partida.

Decidir no domingo

Segundo o zagueiro Uberaba, o Rio Branco ficou muito próximo de confirmar a classificação para as competições nacionais na temporada de 2025.

“Estamos próximos, mas não conseguimos. Precisamos descansar e pensar na partida contra o Independência. Os jogos são difíceis e no domingo não será diferente”, avaliou Uberaba.

São Francisco prejudicado

Na reta final da segunda etapa, o volante Joel fez falta no meia Keslley, do São Francisco. O árbitro José Lima não marcou, mas o auxiliar Rener Santos assumiu a responsabilidade marcando. Contudo, errou o árbitro e o auxiliar porque o lance foi dentro da área e o São Francisco foi prejudicado com a não marcação da penalidade.

Fala, Keslley!

“Fizemos mais um bom jogo, mas voltamos a falhar nas finalizações. Poderíamos ter conquistado um resultado melhor contra o Rio Branco. Temos mais duas  partidas e mesmo sem chances vamos tentar ganhar os jogos”, disse o meia do São Francisco.

Comentários

Continue lendo