Vacina contra Covid-19 está sendo pesquisada no Brasil – Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Pesquisadores brasileiros tentam criar imunização contra o coronavírus a partir da vacina BCG, que protege contra a tuberculose. O trabalho é feito em conjunto pelas universidades federais de Minas Gerais e de Santa Catarina, pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Doenças Tropicais.

A pesquisa tem a colaboração da universidade de Cambridge, no Reino Unido, e da universidade Karolinska, da Suécia. Em entrevista à BandNews FM, o coordenador do projeto e professor titular de imunologia da UFMG, Sérgio Costa Oliveira, afirmou que estudos já comprovaram que a vacina contra a tuberculose pode ser utilizada para combater outras doenças.

Ele disse que a equipe de pesquisadores está colocando genes do Sars-Cov2 dentro da bactéria BCG para que ela produza pedaços do vírus, para imunizar contra a Covid-19. O professor ressaltou que uma grande vantagem do projeto é que a vacina BCG é aplicada em milhões de pessoas, é eficaz e segura.

O coordenador do projeto espera que até o final do ano os pesquisadores comecem ensaios em animais e, se essa primeira etapa der certo, será possível realizar testes em humanos em 2021.

Comentários