fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Perspectiva de aumento na área de arroz e feijão na safra 24/25

Publicado

em

Em meio aos desafios climáticos que se apresentam a cada nova safra, arroz e feijão devem apresentar novo crescimento no volume a ser colhido no ciclo 2024/2025. A alta é influenciada pela ligeira recuperação na área plantada dos dois principais produtos de consumo dos brasileiros, como mostra a 12ª edição das Perspectivas para a Agropecuária. A publicação, divulgada nesta terça-feira (17) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Banco do Brasil (BB), aponta ainda que a produção de grãos na temporada 2024/2025 tem potencial para atingir 326,9 milhões de toneladas, o que seria um novo recorde na série histórica.

De acordo com a análise da Conab, a projeção é de um incremento na área destinada ao arroz na temporada 2024/2025 mais intenso do que o identificado na safra 2023/2024. Os preços e a rentabilidade da cultura encontram-se em um dos melhores patamares históricos para o produtor. Com isso, a perspectiva é de uma alta expressiva de 11,1% na área destinada para o grão, e uma produção que deve ficar em torno de 12,1 milhões de toneladas, recuperando o volume obtido na safra 2017/2018. Para a safra de 2024/2025, a perspectiva de maior disponibilidade interna do grão, aliada à demanda aquecida do mercado internacional pelo arroz brasileiro, e a projeção de arrefecimento dos preços internos, abre espaço para um possível aumento das exportações do produto, que podem chegar a 2,0 milhões de toneladas.

Dupla do arroz no prato dos brasileiros, o feijão também tende a apresentar aumento na área no próximo ciclo. Projeta-se um incremento de 1,2% em relação a 2023/2024. Como a produtividade das lavouras tende a apresentar ligeira queda, a colheita da leguminosa deverá se manter dentro de uma estabilidade próxima a 3,28 milhões de toneladas, a maior desde 2016/2017. Com isso, a produção segue ajustada à demanda e deverá continuar proporcionando boa rentabilidade ao produtor.

A Conab também prevê um novo aumento para a área destinada à cultura do algodão, podendo chegar a 2 milhões de hectares, elevação de 3,2% em relação à safra 2023/2024. Na região do Matopiba, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é onde se espera o maior crescimento em termos proporcionais. Os produtores têm investido na fibra, uma vez que o produto apresenta boa rentabilidade em relação a outros grãos, grande facilidade de comercialização antecipada e excelente competitividade em termos de preço e de qualidade da pluma brasileira no mercado internacional. Esses fatores influenciam na expectativa de produção da temporada 2024/2025, quando se espera uma colheita de 3,68 milhões de toneladas apenas da pluma.

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo

Geral

Advogado Maxsuel Maia é eleito prefeito de Xapuri e desbanca PT

Publicado

em

Foram 152 votos de diferença em Xapuri. Ele é advogado e tem 38 anos de idade.

Maxsuel Maia (PP) foi eleito prefeito do município de Xapuri neste domingo, 6. Com 100% das seções totalizadas, Maxsuel foi eleito com 36,48% dos votos. Ele concorria com Erivelton Soares (PT), que obteve 35,02% dos votos e Antônio Pedro (União), que teve 28,50%.

Conquistando a confiança da população com sua proposta de renovação e desenvolvimento, Maxsuel venceu para liderar o poder executivo municipal em uma disparada acirrada. Foram menos de cem votos de diferença. Ele é advogado e tem 38 anos de idade.

Comentários

Continue lendo

Geral

Briga entre moradores em situação de rua termina com um morto a golpe de faca em bairro de Rio Branco

Publicado

em

Uma briga entre dois moradores em situação de rua terminou em tragédia no final da tarde deste domingo (6), em uma praça no bairro da Base, em Rio Branco. Quenderson Cabral da Silva, de 29 anos, foi morto com um golpe de faca durante uma discussão com outro morador de rua no cruzamento das ruas Benjamin Constant e Floriano Peixoto.

Testemunhas relataram que a discussão rapidamente escalou, e o suspeito desferiu um golpe no abdômen de Quenderson, que ainda tentou fugir, mas caiu sem vida na praça. Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a equipe apenas pôde constatar o óbito ao chegar.

A Polícia Militar isolou a área para a realização dos trabalhos periciais e a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Gerlen Diniz é eleito com 54,25% dos votos para prefeito de Sena Madureira nas eleições 2024

Publicado

em

O deputado federal chegou no seu local de votação e fez questão de destacar sua seção eleitoral, que tem o mesmo número do seu partido, 11

Gerlen Diniz, votou no início da tarde deste domingo (6), na escola Dom Júlio Mattioli, localizada no Centro da cidade.

Gerlen Diniz, do Progressistas, foi eleito prefeito de Sena Madureira com 54,25% dos votos, somando 13.391 votos votos. Ele estava concorrendo com os candidatos Gilberto Lira, do União Brasil, nas eleições, deste domingo (6).

A cidade registrou 25.361 votos no total. A porcentagem de votos em branco foi de 0,65%.

O candidato à prefeitura do município de Sena Madureira pelo Partido Progressista (PP), Gerlen Diniz, votou no início da tarde deste domingo (6), na escola Dom Júlio Mattioli, localizada no Centro da cidade.

O deputado federal chegou no seu local de votação e fez questão de destacar sua seção eleitoral, que tem o mesmo número do seu partido, 11. Gerlen tem como vice, Elvis Dany.

Comentários

Continue lendo