fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Perícia Oficial do Acre alcança 100% de acerto em ensaio de proficiência do Inmetro

Publicado

em

A Perícia Oficial da Polícia Civil do Acre (PCAC), responsável por produzir a prova material por meios técnico-científico utilizando as diversas áreas do conhecimento, como criminalística e medicina legal, alcançou um marco impressionante ao obter 100% de acerto em um ensaio de proficiência realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A conquista reforça a competência dos peritos acreanos e o alto padrão de qualidade dos serviços prestados pela instituição.

O ensaio de proficiência é uma avaliação rigorosa conduzida pelo Inmetro, com o objetivo de verificar a habilidade e precisão dos profissionais envolvidos em análises laboratoriais. Por meio desse teste, o Inmetro avalia a capacidade dos peritos em seguir protocolos específicos, executar ensaios com rigor técnico, obter resultados confiáveis e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Entre os meses de outubro de 2022 a junho de 2023, o Núcleo Pericial de Química e Toxicologia do Instituto de Análises Forenses (IAF) do Departamento de Polícia Técnico-Científica da PCAC participou da 2ª Rodada do Ensaio de Proficiência em Drogas, do Inmetro. Ao todo, 53 laboratórios do Brasil se inscreveram para a participar do Ensaio de Proficiência (EP).

O EP teve como participantes, os laboratórios forenses oficiais do Brasil, que realizam análises de drogas em amostras brutas. A participação no EP foi restrita a laboratórios de perícia da Polícia Federal, instituições de Polícia Técnico-Científica estaduais, Institutos de Criminalística estaduais, bem como outros laboratórios de perícia oficial responsáveis pela análise de drogas.

O Inmetro foi o responsável pela preparação, envase, estudos de homogeneidade, estabilidade, caracterização e armazenamento dos itens de ensaio. Nas amostras enviadas, ao Núcleo Pericial de Química e Toxicologia (IAF/DPTC) foram identificadas as substâncias MDMA, N-etilpentilona e Clobenzorex.

De acordo com o delegado-geral, Henrique Maciel, a conquista da Perícia Oficial do Acre é especialmente notável considerando que o ensaio de proficiência abrangeu diversas áreas de atuação.

“O resultado obtido pela Perícia Oficial do Acre ressalta o investimento em treinamento e capacitação dos profissionais da instituição, bem como a adoção de práticas laboratoriais de alta qualidade. Além disso, demonstra a dedicação e o comprometimento dos peritos acreanos em realizar seu trabalho com excelência e precisão”, declarou Henrique Maciel.

Segundo o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC), Sandro Martins, o reconhecimento do Inmetro reforça a confiança na Perícia Oficial do Acre e aumenta sua credibilidade perante a comunidade jurídica, órgãos de segurança pública e a população em geral.

“Essa conquista coloca a instituição em destaque no cenário nacional, evidenciando a importância de investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e formação profissional. Estamos comprometidos em fornecer serviços de alta qualidade e contribuir para a Justiça e segurança do Acre”, reforçou Martins.

Comentários

Continue lendo

Geral

Criminosos faccionados são presos por torturar moradores em Tarauacá

Publicado

em

Membros de organização criminosa estariam disciplinando um rapaz em uma casa. Chegando ao local, a polícia encontrou Francisco Joedes Nascimento da Silva, Isaac Freire da Silva, Lazaro Maia de Oliveira, que estavam torturando Everson dos Santos de Lima

Na casa de um dos faccionados, a PM encontrou uma arma de fogo tipo pistola municiada e um terçado.

Em menos de 72 horas, duas ações da Polícia Militar realizadas no município de Tarauacá, prenderam três membros de uma facção criminosa que estavam torturando moradores do município e apreendeu 1 arma de fogo.

No sábado, 20, a PM prendeu um homem que estava torturando uma garota de 13 anos. Nesta segunda-feira, 22, a equipe Militar fez a prisão de dois homens, que em posse de uma arma de fogo, estavam torturando outra pessoa.

No sábado, Samuel Fredson de Lima Aquino foi preso em flagrante ao agredir uma adolescente. Ela foi acusada pelo grupo criminoso de ter roubado combustível e estava sendo torturada como forma de disciplina. A vítima relata que mais dois homens e uma mulher conseguiram fugir ao perceberem a aproximação da polícia.

Em menos de 72 horas, duas ações da Polícia Militar realizadas no município de Tarauacá, prenderam três membros de uma facção criminosa que estavam torturando moradores do município

Nesta segunda-feira, 22, a Polícia Militar foi avisada de que também no Bairro Senador Pompeu, membros de organização criminosa estariam disciplinando um rapaz em uma casa. Chegando ao local, a polícia encontrou Francisco Joedes Nascimento da Silva, Isaac Freire da Silva, Lazaro Maia de Oliveira, que estavam torturando Everson dos Santos de Lima. Joedes fugiu do local e os outros dois foram presos. Na casa, a PM encontrou uma arma de fogo tipo pistola municiada e um terçado.

Everson dos Santos de Lima, que estava sendo disciplinado, relatou aos policiais que os demais seriam como uma família para ele. “Ele disse que estava cumprindo um propósito, algo que só ele e Deus sabiam que ele deveria pagar. Disse que os outros seriam para ele, dali em diante como irmãos, deixando claro para a guarnição que seria um tipo de ação de organização criminosa, ato de iniciação ou até mesmo algum tipo de disciplina, que não poderia ser relatada”, contou um dos policiais que atenderam a ocorrência e preferiu não se identificar. Todos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil para que possam explicar sobre a arma de fogo encontrada no local e sobre seus envolvimentos com organização criminosa.

PM prendeu um homem que estava torturando uma garota de 13 anos. Nesta segunda-feira, 22, a equipe Militar fez a prisão de dois homens, que em posse de uma arma de fogo, estavam torturando outra pessoa.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça decreta prisão de traficante flagrado com R$ 12 mil 

Publicado

em

O traficante Charles Adriano Falcão do Nascimento, conhecido como “Cabelo de Ouro”, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre.

A decisão foi da Juíza da Vara de Plantão durante audiência de custódia, no Fórum Criminal de Rio Branco.

Charles Adriano foi preso na manhã da última sexta-feira, 19, na Baixada da Colina, por os agentes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil (DENARC).

Durante a  ação policial foram apreendidos drogas, um revolver calibre 38, munições e cerca de R$ 12 mil em espécie.

O dinheiro, segundo a investigação, é oriundo do tráfico de drogas.

No momento da abordagem Charles Adriano estava na companhia de uma adolescente de 14 anos.

A partir de agora a DENARC terá o prazo de dez dias para concluir o inquérito do caso.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Traficante que transportava mais de 338 quilos de maconha e preso pela Polícia Antinarcóticos

Publicado

em

Os mais de 338 quilos de maconha estavam dentro do veículo camuflados, distribuídos em 315 pacotes escondidos em 12 jutas de diversas cores e tamanhos

Motorista e seu acompanhante abandonaram o micro-ônibus e tentaram fugir, mas Fábio H.D. foi capturado e preso por crimes relacionados ao tráfico de drogas. Foto cedida

A Polícia Antinarcóticos da Bolívia deteve uma pessoa que transportava 338 quilos e 720 gramas de maconha em Anzaldo, na província de Esteban Arce, Cochabamba. A informação foi divulgada pelo vice-ministro de Defesa Social e Substâncias Controladas, Jaime Mamani, nesta segunda-feira.

No domingo, dia 21, o veículo dos traficantes tipo micro-ônibus foi interceptado após tentar fugir quando o motorista percebeu a presença das forças antidrogas da Bolívia. O motorista e seu acompanhante abandonaram o micro-ônibus e tentaram fugir, mas Fábio H.D. foi capturado e preso por crimes relacionados ao tráfico de drogas.

Os mais de 338 quilos de maconha estavam dentro do veículo, distribuídos em 315 pacotes escondidos em 12 jutas de diversas cores e tamanhos. Devido ao flagrante e evidência do crime, tanto as drogas quanto o veículo e o traficante Fábio foram apreendidos pela polícia Antinarcóticos.

“As 315 embalagens em formato ovóide continham uma substância verde que, ao ser submetida ao teste de narcotráfico, resultou positiva para maconha”, explicou o porta-voz da polícia.

Comentários

Continue lendo