fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Pecuaristas pressionam governo do estado por providências contra roubos a propriedades

Publicado

em

No município de Xapuri as ocorrências também têm sido cada vez mais comuns, com o registro de roubos em que várias cabeças de gado são embarcadas em caminhões, como ocorreu em maio passado.

O atual governo do Acre tem demonstrado interesse de implantar a Patrulha Rural e delegacias especializadas, segundo informou, em outra ocasião, o secretário Edivan Maciel, que disse que Fundepec apoia essas iniciativas.

Por Raimari Cardoso

Os crimes ocorrem de maneira fracionada, com reses sendo mortas nos pastos e descarnadas no próprio local, como ocorreu também em Xapuri na madrugada de ontem quarta-feira, 2, em uma propriedade localizada na Estrada da Variante.

Os ataques criminosos contra propriedades rurais no Acre têm aumentado nos últimos anos e os crimes não têm ficado restritos ao roubo de gado. Equipamentos, máquinas agrícolas, veículos e materiais diversos de fazendas da região do Vale do Acre também estão sendo alvo do interesse de ladrões, que agem, geralmente, na calada da noite, com ou sem violência.

Em um dos últimos registros, em uma propriedade localizada na divisa entre os municípios de Plácido de Castro e Senador Guiomard (Quinari), na semana passada, os bandidos roubaram ferramentas de trabalho, como motosserras, lixadeiras e furadeiras, e ainda tentaram, sem sucesso, levar uma pá carregadeira e um caminhão, depois de amarrar um funcionário.

O dono da fazenda, que pediu para não ter seu nome mencionado, relatou que no dia da ocorrência, apesar dos chamados feitos para a Polícia Militar nos dois municípios, nenhuma viatura se dirigiu ao local. Ele afirmou que na manhã seguinte passou quatro horas em uma das delegacias registrando o boletim de ocorrência, onde verificou que o chamado pelo rádio fora ouvido.

Os crimes ocorrem de maneira fracionada, com reses sendo mortas nos pastos e descarnadas no próprio local, como ocorreu também em Xapuri na madrugada de ontem quarta-feira, 2, em uma propriedade localizada na Estrada da Variante.

Por conta dos últimos fatos, um grupo de produtores está mobilizando uma reunião que será realizada nesta quinta-feira, 3, na Federação de Agricultura do Acre (FAEAC). O encontro foi confirmado pelo secretário de Produção e Agronegócio (SEPA), Edivan Maciel, e contará com a presença do secretário de Segurança Pública, Paulo César.

“Isso está muito preocupante e nos últimos meses tem se agravado, até pela valorização do produto gado/carne. Precisamos agir, então iremos ouvi-los e apresentar o que o governo do estado já tem em proposição e em construção. Reivindicação legítima e em consonância com as metas de segurança e do agronegócio do Acre”, afirmou o titular da SEPA.

Roubo no atacado e no varejo

A ação de uma provável quadrilha organizada no roubo de gado no Acre é investigada há tempos no estado já tendo ocorrido diversas prisões nos últimos anos relacionadas a esse tipo de crime. No município de Xapuri as ocorrências também têm sido cada vez mais comuns, com o registro de roubos em que várias cabeças de gado são embarcadas em caminhões, como ocorreu em maio passado.

Mas o crime também ocorre de maneira fracionada, com reses sendo mortas nos pastos e descarnadas no próprio local, como ocorreu também em Xapuri na madrugada de ontem quarta-feira, 2, em uma propriedade localizada na Estrada da Variante. Abatida, uma vaca teve a carne da parte traseira retirada pelos ladrões, sendo a carcaça abandonada no meio da via.

Os crimes ocorrem de maneira fracionada, com reses sendo mortas nos pastos e descarnadas no próprio local, como ocorreu também em Xapuri na madrugada de ontem quarta-feira, 2, em uma propriedade localizada na Estrada da Variante.

A reportagem apurou que o proprietário do animal não registrou queixa na delegacia local. Ele teria dito a terceiros que não denunciaria o roubo em razão de o animal estar solto na estrada quando ocorreu o fato. Essa versão, no entanto, não foi confirmada pelo dono da vaca. Informado do episódio, o delegado Bruno Coelho afirmou que o caso será investigado.

Problema antigo

O roubo de gado no Acre não é um problema novo. Em 2013, o governo do estado chegou a anunciar a criação de uma delegacia especializada contra esse tipo de crime e uma força-tarefa para intensificar a fiscalização. A delegacia não saiu do papel, mas, nos últimos anos, a Polícia Civil fez várias operações que resultaram em prisões de pessoas envolvidas com o roubo de gado no estado.

Secretário de Produção e Agronegócio (SEPA), Edivan Maciel – Foto: Diego Gurgel/Secom

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre – FUNDEPEC – chegou a doar ao governo, na gestão passada, uma caminhonete 4×4 para que fosse utilizada no combate ao crime contra o patrimônio e na segurança rural. O atual governo do Acre tem demonstrado interesse de implantar a Patrulha Rural e delegacias especializadas, segundo informou, em outra ocasião, o secretário Edivan Maciel, que disse que Fundepec apoia essas iniciativas.

Outra ação em favor da defesa patrimonial e segurança no campo parte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que desde 2017 criou o Observatório da Criminalidade no Campo a fim de fazer um diagnóstico da realidade em todo o país e apresentar às autoridades da segurança pública sugestões de ações para combater este tipo de crime.

Comentários

Continue lendo

Flash

Motorista morre em capotamento na Baixada da Sobral na capital do Acre

Publicado

em

Antônio José de Araújo perdeu o controle do veículo e caiu em uma valeta; ele não usava cinto de segurança

O motorista Antônio José de Araújo, de 43 anos, morreu na madrugada deste domingo (2) após capotar o carro em uma rotatória do bairro Bonsucesso, na Rua 26 de Junho, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Antônio estava bebendo com amigos nas proximidades do residencial Bonsucesso antes de decidir retornar para casa com um veículo da empresa Passarelli Engenharia e Construção, para a qual trabalhava. Ele dirigia a cerca de 40 km/h quando perdeu o controle do Fiat Argo branco (placa SJG-3H20) ao bater na estrutura da rotatória. O carro caiu em uma valeta e capotou.

O vigilante Pedro Magalhães, que passava pelo local, desceu até a valeta e retirou o motorista do veículo. Antônio não usava cinto de segurança e foi encontrado de cabeça para baixo, com o peso do corpo pressionando o pescoço, o que pode ter causado hipóxia e, consequentemente, uma parada cardiorrespiratória (PCR).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou reanimá-lo por mais de uma hora, mas Antônio não resistiu e morreu dentro da ambulância de suporte avançado.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. O Policiamento de Trânsito isolou a área para o trabalho da perícia, e o veículo foi removido por um guincho.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Durante cerimônia de recondução à presidência da Aleac, Nicolau elogia trabalho de Tadeu Hassem na COF: “Deu um show”

Publicado

em

Nicolau encabeça o grupo de deputados que comandará a Aleac pelos próximos dois anos

O deputado estadual Nicolau Júnior foi reconduzido, neste sábado (1), à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac). Durante fala com assessores e membros da imprensa, o deputado estadual, que chegou ladeado do governador Gladson Cameli, fez questão de elogiar o trabalho do também deputado estadual e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), Tadeu Hassem.

“Temos a satisfação de ter o deputado, o nosso presidente da COF, nos ajudando esses dois anos; fez um grande trabalho e ajudou o governador na questão orçamentária, sendo aprovado com louvor esses dois anos. Agradeço muito o Tadeu que, com a sua experiência, está dando um show aqui na casa”.

Tadeu agradeceu às palavras e se colocou à disposição para ajudar. “Desejo muita sorte à nova mesa diretora e ao meu amigo Nicolau, que irão cuidar aqui da casa do povo nos ano de 2025 e 2026. Estamos juntos, Nicolau!”.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitos destacam importância da Assembleia Legislativa na posse da nova Mesa Diretora

Publicado

em

Os prefeitos de Rio Branco, Tião Bocalom, e de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, enfatizaram o papel da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na construção de um Estado mais desenvolvido e harmônico durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora.

Bocalom ressaltou a relevância da parceria entre os poderes e elogiou a atuação do governador Gladson Cameli. “A Assembleia Legislativa tem sido um poder que muito tem ajudado os governantes do nosso Estado, e tenho certeza de que continuará apoiando iniciativas que visam o bem da população”, afirmou. Ele também destacou a importância da sintonia entre Executivo e Legislativo para garantir avanços no Acre.

Já Zequinha Lima celebrou a posse do deputado Nicolau Júnior como presidente da Casa, ressaltando sua trajetória e compromisso com o povo acreano. “Seu retorno é uma demonstração clara da confiança que seus colegas deputados têm em você e do reconhecimento pelo trabalho que vem desempenhando com responsabilidade e muita dedicação”, declarou. O prefeito de Cruzeiro do Sul também destacou a proximidade de Nicolau Júnior com a população e sua capacidade de unir forças em prol do desenvolvimento do Estado.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo