fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Pecuaristas pressionam governo do estado por providências contra roubos a propriedades

Publicado

em

No município de Xapuri as ocorrências também têm sido cada vez mais comuns, com o registro de roubos em que várias cabeças de gado são embarcadas em caminhões, como ocorreu em maio passado.

O atual governo do Acre tem demonstrado interesse de implantar a Patrulha Rural e delegacias especializadas, segundo informou, em outra ocasião, o secretário Edivan Maciel, que disse que Fundepec apoia essas iniciativas.

Por Raimari Cardoso

Os crimes ocorrem de maneira fracionada, com reses sendo mortas nos pastos e descarnadas no próprio local, como ocorreu também em Xapuri na madrugada de ontem quarta-feira, 2, em uma propriedade localizada na Estrada da Variante.

Os ataques criminosos contra propriedades rurais no Acre têm aumentado nos últimos anos e os crimes não têm ficado restritos ao roubo de gado. Equipamentos, máquinas agrícolas, veículos e materiais diversos de fazendas da região do Vale do Acre também estão sendo alvo do interesse de ladrões, que agem, geralmente, na calada da noite, com ou sem violência.

Em um dos últimos registros, em uma propriedade localizada na divisa entre os municípios de Plácido de Castro e Senador Guiomard (Quinari), na semana passada, os bandidos roubaram ferramentas de trabalho, como motosserras, lixadeiras e furadeiras, e ainda tentaram, sem sucesso, levar uma pá carregadeira e um caminhão, depois de amarrar um funcionário.

O dono da fazenda, que pediu para não ter seu nome mencionado, relatou que no dia da ocorrência, apesar dos chamados feitos para a Polícia Militar nos dois municípios, nenhuma viatura se dirigiu ao local. Ele afirmou que na manhã seguinte passou quatro horas em uma das delegacias registrando o boletim de ocorrência, onde verificou que o chamado pelo rádio fora ouvido.

Os crimes ocorrem de maneira fracionada, com reses sendo mortas nos pastos e descarnadas no próprio local, como ocorreu também em Xapuri na madrugada de ontem quarta-feira, 2, em uma propriedade localizada na Estrada da Variante.

Por conta dos últimos fatos, um grupo de produtores está mobilizando uma reunião que será realizada nesta quinta-feira, 3, na Federação de Agricultura do Acre (FAEAC). O encontro foi confirmado pelo secretário de Produção e Agronegócio (SEPA), Edivan Maciel, e contará com a presença do secretário de Segurança Pública, Paulo César.

“Isso está muito preocupante e nos últimos meses tem se agravado, até pela valorização do produto gado/carne. Precisamos agir, então iremos ouvi-los e apresentar o que o governo do estado já tem em proposição e em construção. Reivindicação legítima e em consonância com as metas de segurança e do agronegócio do Acre”, afirmou o titular da SEPA.

Roubo no atacado e no varejo

A ação de uma provável quadrilha organizada no roubo de gado no Acre é investigada há tempos no estado já tendo ocorrido diversas prisões nos últimos anos relacionadas a esse tipo de crime. No município de Xapuri as ocorrências também têm sido cada vez mais comuns, com o registro de roubos em que várias cabeças de gado são embarcadas em caminhões, como ocorreu em maio passado.

Mas o crime também ocorre de maneira fracionada, com reses sendo mortas nos pastos e descarnadas no próprio local, como ocorreu também em Xapuri na madrugada de ontem quarta-feira, 2, em uma propriedade localizada na Estrada da Variante. Abatida, uma vaca teve a carne da parte traseira retirada pelos ladrões, sendo a carcaça abandonada no meio da via.

Os crimes ocorrem de maneira fracionada, com reses sendo mortas nos pastos e descarnadas no próprio local, como ocorreu também em Xapuri na madrugada de ontem quarta-feira, 2, em uma propriedade localizada na Estrada da Variante.

A reportagem apurou que o proprietário do animal não registrou queixa na delegacia local. Ele teria dito a terceiros que não denunciaria o roubo em razão de o animal estar solto na estrada quando ocorreu o fato. Essa versão, no entanto, não foi confirmada pelo dono da vaca. Informado do episódio, o delegado Bruno Coelho afirmou que o caso será investigado.

Problema antigo

O roubo de gado no Acre não é um problema novo. Em 2013, o governo do estado chegou a anunciar a criação de uma delegacia especializada contra esse tipo de crime e uma força-tarefa para intensificar a fiscalização. A delegacia não saiu do papel, mas, nos últimos anos, a Polícia Civil fez várias operações que resultaram em prisões de pessoas envolvidas com o roubo de gado no estado.

Secretário de Produção e Agronegócio (SEPA), Edivan Maciel – Foto: Diego Gurgel/Secom

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre – FUNDEPEC – chegou a doar ao governo, na gestão passada, uma caminhonete 4×4 para que fosse utilizada no combate ao crime contra o patrimônio e na segurança rural. O atual governo do Acre tem demonstrado interesse de implantar a Patrulha Rural e delegacias especializadas, segundo informou, em outra ocasião, o secretário Edivan Maciel, que disse que Fundepec apoia essas iniciativas.

Outra ação em favor da defesa patrimonial e segurança no campo parte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que desde 2017 criou o Observatório da Criminalidade no Campo a fim de fazer um diagnóstico da realidade em todo o país e apresentar às autoridades da segurança pública sugestões de ações para combater este tipo de crime.

Comentários

Continue lendo

Flash

Desfile Cívico marca os 33 anos de emancipação de Epitaciolândia

Publicado

em

Evento reuniu autoridades, estudantes e a comunidade em uma grande celebração de orgulho e história

A Prefeitura de Epitaciolândia realizou nesta sexta-feira (25) o tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 33 anos de emancipação política e administrativa do município.
O prefeito Sérgio Lopes, ao lado do vice-prefeito Sérgio Mesquita, da primeira-dama Alinny Saldanha, secretários municipais e da vice-governadora Mailza Assis, recepcionou autoridades civis, militares e a comunidade para o evento.

A programação contou com a participação de todas as escolas municipais e estaduais, além de universidades privadas e instituições da Bolívia, que desfilaram na avenida principal, retratando a história, as tradições e as conquistas de Epitaciolândia.
A celebração cívica emocionou o público e reforçou o sentimento de orgulho e crescimento da população local.

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem pede apoio e união por melhorias em ponte entre Brasiléia e Epitaciolândia

Publicado

em

A ponte José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre, tem se tornado um verdadeiro transtorno. Em vídeo divulgado pelo deputado estadual Tadeu Hassem em suas redes sociais, o parlamentar mostra os desafios enfrentados diariamente pelos motoristas, que chegam a esperar até 40 minutos para cruzar a ponte que liga as duas cidades, especialmente nos horários de pico.

Além do prejuízo à mobilidade urbana, a lentidão na travessia impacta diretamente a saúde e a segurança pública. Ambulâncias e viaturas policiais enfrentam dificuldades para atravessar a ponte em situações de emergência, colocando vidas em risco.

O parlamentar chamou atenção para a necessidade de mudanças no local: “A ampliação da ponte não é apenas uma demanda de infraestrutura, é uma necessidade da saúde e da segurança da nossa gente”, afirmou.

Segundo ele, o problema afeta não apenas a rotina dos trabalhadores, mas de toda população. Tadeu Hassem aproveitou o momento para reforçar a necessidade de uma ação conjunta entre o município, estado e união em busca de uma solução definitiva. “Faço aqui um clamor e me incluo nisso como parlamentar: que a gente possa juntos, com a prefeitura, com o governo do estado e governo federal resolver esse problema, a população aguarda a solução.”

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem é assassinado a facadas enquanto dormia em rua de Rio Branco

Publicado

em

Vítima, de 36 anos, discutiu com agressor antes do crime; suspeito fugiu e caso é investigado pela polícia

Na manhã desta sexta-feira (25), Alan Jones Lima da Costa, 36 anos, foi assassinado com uma facada no peito enquanto dormia em uma via pública no bairro Bahia Nova, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, a vítima havia discutido com um homem conhecido como “Caboco” antes do crime. Após a briga, Alan deitou-se sobre uma tábua próximo a uma distribuidora de bebidas, onde havia consumido álcool. Pouco depois, o suspeito atacou-o com uma faca, atingindo-o diretamente no coração. A vítima morreu no local antes da chegada do socorro.

O Samu foi acionado e enviou uma motolância e duas ambulâncias, mas os socorristas confirmaram o óbito. A Polícia Militar isolou a área para a perícia, e o corpo foi encaminhado ao IML para exames.

O caso está sendo investigado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e, posteriormente, será repassado à Delegacia de Homicídios (DHPP). O suspeito segue foragido.

Comentários

Continue lendo