Flash
Peão de Feijó vence rodeio da Expoacre Juruá e ganha caminhonete
O público lotou a arena para ver a semifinal e a final do rodeio da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul neste sábado,5. O governador Gladson Cameli e a vice, Mailza Assis, participaram do início das provas.
“Vocês, guerreiros, não desistam. Vocês me representam, e à minha vice-governadora Mailza e nós estamos juntos. Valeu, pessoal”, citou o governador no início do evento.
Depois dos fogos, desfiles e orações, as montarias emocionantes se seguiram na busca pelos 8 segundos em cima dos touros. E foi o peão de Feijó, Janásio dos Santos, 28 anos, que monta há 10, o vencedor do rodeio da Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul. Ele já ganhou duas motos em rodeios no Acre e São Paulo, mas é campeão pela primeira. Recebeu a chave do veículo do secretário de Estado da Agricultura, José Luis Tchê.
“A emoção é grande, né? Que a gente vem de longe, em busca de um sonho. A gente se prepara bastante, treina. Isso aí é uma recompensa que Deus dá pra gente, dá saúde, dá força pra gente estar montando esse touro aí. E essa premiação aqui, agradecer ao governador, que tá dando um respaldo bom pra peonada, dando uma premiação digna, que a gente merece.
Janasio elogiou o nível da competição e diz que agora vai buscar também a caminhonete da Expoacre de Rio Branco. “ A estrutura é muito boa e não é à toa que é a segunda maior do Acre. Eu comecei bem, fazendo uma boa montaria. Na cena final, peguei um boi que deu uma nota fraca, fui no repete, foi uma nota boa, entrei em segundo, na final foi uma boa montaria e ganhei o campeão. Agora é preparar para buscar outro carro na Expoacre”, relatou o campeão, que não descartou a possibilidade de vender a caminhonete. “ Vamos ver”, disse ele.
Tchê enalteceu a grandiosidade do rodeio de Cruzeiro do Sul
“Agradecer a Deus que não houve problema com nenhum peão. Agradecer ao governador Gladson e a Mailza porque nos deram a liberdade de fazer um dos melhores rodeios do Acre aqui em Cruzeiro do Sul, com uma premiação que nenhum lugar do Brasil existe, dando uma picape aqui e outra depois em Rio Branco. E com certeza, quem esteve aqui, quem assistiu ao rodeio, viu a coragem desses peões, o trabalho do salva-vida, enfim, deu tudo certo naquilo que nós planejamos. Quem vem acompanhando esses últimos três anos aqui, a gente vem avançando ano a ano. E só para vocês terem uma noção, de público, os nossos rodeios são o segundo maior do Brasil. A gente só perde para Barretos. As arquibancadas lotadas, um trabalho fantástico que foi feito. Eu quero aqui fazer justiça ao Marquinhos, que é o nosso chefe da agricultura aqui, que cuidou disso com muito carinho para dar o conforto para a nossa população”, concluiu o secretário.
Foto: Marcos Santos
Comentários
Flash
Polícia Militar apreende 19 kg de maconha e prende dois homens em Senador Guiomard

Suspeitos foram flagrados com entorpecentes após tentativa de fuga na rodovia AC-40; um deles usava tornozeleira eletrônica
A Polícia Militar do Acre, por meio do 4º Batalhão, prendeu dois homens e apreendeu cerca de 19 quilos de maconha na manhã desta terça-feira (8), durante patrulhamento de rotina na rodovia AC-40, no município de Senador Guiomard.
De acordo com a corporação, a guarnição avistou um veículo em atitude suspeita trafegando no sentido oposto. Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista tentou fugir, dando início a um acompanhamento tático que se estendeu até as proximidades do bairro Democracia, onde o carro foi interceptado.
Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com os ocupantes. No entanto, no banco traseiro do automóvel, os policiais localizaram um saco contendo aproximadamente 19 quilos de maconha. Um dos detidos estava monitorado por tornozeleira eletrônica.
Diante dos fatos, os dois suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia, juntamente com o veículo, a droga e outros objetos apreendidos, para os procedimentos legais cabíveis.
Comentários
Flash
SANEACRE amplia atendimento em Brasiléia com nova unidade no Centro Integrado CIMA
Novo ponto de serviço facilitará acesso da população a informações e soluções sobre água e esgoto no município

SANEACRE inaugura novo posto de atendimento em Brasiléia para melhorar serviços à população. Foto: captada
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (SANEACRE) inaugurou, nesta terça-feira (8), mais um ponto de atendimento em Brasiléia. A nova unidade está localizada no Centro Integrado CIMA, na Rua 12 de Novembro, ao lado da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo facilitar o acesso da população a serviços como solicitações, reclamações e informações sobre abastecimento e esgotamento sanitário.
A expansão reforça o compromisso da SANEACRE em descentralizar e agilizar o atendimento aos moradores da região. Com a nova unidade, os cidadãos de Brasiléia poderão resolver demandas relacionadas a água e esgoto de forma mais rápida e próxima de suas residências.
A inauguração faz parte do plano de modernização e ampliação da cobertura de atendimento da empresa no estado, garantindo maior eficiência e comodidade para os usuários.
Veja vídeos reportagem e localização:
Comentários
Flash
Aleac instala Frente Parlamentar dos Embargos em defesa de produtores rurais do Acre
Criada por unanimidade, comissão busca articular soluções para embargos ambientais que afetam agricultores; deputado Tanízio Sá destaca importância do setor produtivo para economia estadual

O emedebista também informou que, na próxima sexta, será realizada uma audiência pública sobre o tema, com a presença confirmada de ao menos dois senadores Foto: cedida
Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira (8), o deputado estadual Tanízio Sá (MDB) anunciou a instalação imediata da Frente Parlamentar dos Embargos, criada para articular políticas em defesa de produtores rurais afetados por restrições ambientais.
A proposta, aprovada por unanimidade pelos 24 deputados há dez dias, visa fortalecer o diálogo sobre os impactos dos embargos na agricultura familiar e no agronegócio — setores apontados como essenciais para a economia acreana.
“Vamos deixar aberto para que o maior número de deputados participe, porque todos têm interesse nesse tema. O setor produtivo é o principal motor da nossa economia”, afirmou Sá, enfatizando a necessidade de ampla adesão à frente. A iniciativa surge em meio a debates sobre como conciliar desenvolvimento rural e preservação ambiental no estado.
Objetivos da frente parlamentar
Mediar conflitos entre órgãos ambientais e produtores rurais
Propor alternativas para regularização de áreas embargadas
Fortalecer políticas públicas voltadas ao agronegócio e agricultura familiar
O emedebista também informou que, na próxima sexta-feira (11), será realizada uma audiência pública sobre o tema, com a presença confirmada de ao menos dois senadores, três deputados federais e diversos representantes de órgãos de controle, como ICMBio, Ibama, Ministério da Agricultura, Sema e outros.
“Essa audiência vai ser decisiva para definirmos um rumo para a economia do Acre. Os produtores não podem continuar sendo ameaçados constantemente. Precisamos encontrar uma solução para quem trabalha para alimentar a população”, defendeu.
Ainda durante sua fala, o deputado solicitou à direção da Aleac o encaminhamento de um ofício à presidente do Deracre solicitando informações detalhadas sobre as pontes de madeira construídas em 2024 e as previstas para execução em 2025. O pedido inclui dados sobre as empresas contratadas, os locais das obras e a metragem total executada.

A criação da frente foi aprovada por unanimidade pelos 24 deputados da Casa há dez dias. Foto: cedida
O parlamentar destacou a importância de garantir ampla participação dos colegas parlamentares na comissão, para fortalecer o debate em torno da agricultura familiar e do agronegócio, setores que, segundo ele, representam a base do desenvolvimento do estado.
A instalação da frente ocorre em um momento de tensão entre setores produtivos e fiscalização ambiental no Acre. Parlamentares defendem que embargos, quando aplicados sem análise criteriosa, podem inviabilizar atividades econômicas tradicionais. A comissão deve promover audiências públicas e discutir projetos de lei para reduzir burocracias no licenciamento rural.
Você precisa fazer login para comentar.