Flash
Passageira fica ferida em colisão com advogado supostamente alcoolizado na Capital do Acre
Na madrugada deste sábado, um grave acidente de trânsito no cruzamento das ruas Otávio Rola e Floresta, no bairro Conquista, deixou a passageira Poliane Silva de Oliveira, de 22 anos, ferida e o motorista de aplicativo Jorden Henrique de Lima Gomes com escoriações. Um advogado (não identificado), supostamente alcoolizado, foi conduzido à Delegacia de Flagrantes após colidir com o veículo do motorista de aplicativo e causar a quebra de um poste de energia.
De acordo com informações da polícia, Jorden trafegava em um Fiat Argo cinza pela rua Otávio Rola, no sentido bairro-centro, acompanhado da passageira Poliane. No momento em que tentava cruzar as ruas, um advogado dirigindo um T-Cross preto, no sentido centro-bairro, pela rua Floresta, invadiu a preferencial e colidiu fortemente na lateral do veículo de Jorden.
Com o impacto, o Fiat Argo foi lançado contra um poste de energia, que acabou quebrando. Poliane foi arremessada para fora do carro, também batendo contra o poste de concreto.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância básica prestou os primeiros socorros a Poliane, que foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco com fortes dores nas costas. O motorista Jorden, apesar de escoriações, recusou transporte para o hospital.
Policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia. Após a conclusão dos trabalhos, o veículo Fiat Argo foi removido por um guincho. O advogado, que apresentava sinais de embriaguez, recusou-se a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) e foi preso pelo crime de embriaguez ao volante, sendo encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os procedimentos legais.
Uma equipe da Energisa foi acionada para substituir o poste quebrado, garantindo a restauração do fornecimento de energia na área afetada. O incidente destaca a importância de respeitar as leis de trânsito e as graves consequências da combinação de álcool e direção.
Comentários
Flash
Com recorde de atendimentos Programa Saúde na Comunidade realiza sua 100ª Edição
A prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste último sábado, 14, a 100ª Edição do Programa saúde na Comunidade, o programa imprime uma marca de qualidade no oferecimento de saúde itinerante levando até as comunidades diversos serviços e especialidades.
Com 100 edições, a prefeitura já realizou um Total de 108.366 procedimentos, e a prefeitura foi além dos serviços básicos, ofertou ao longo desses 45 meses, atendimentos médicos e exames complexos como Atendimentos especializados (Cardiologia, Ortopedia, Dermatologia, oftalmo, psiquiatra, Geriatria, endocrinologia, fonoaudiologia, nutricionista, proctologia, otorrino, ginecologia) que nas redes particulares custam um valor elevado e são oferecidos gratuitamente a todos que buscam por uma saúde de qualidade.
O programa saúde na comunidade tem a aprovação da população, diante disso é a grande procura em todas as edições.
“Ofertamos hoje mais que a saúde básica, aqui nos colocamos a disposição da nossa população serviços complexos como eletrocardiograma, ultrassonografia, eco cardiograma, ginecologistas dentre outros exames, esses serviços têm mudado a vida de muita gente, apostamos em uma saúde preventiva e com isso estamos melhorando significativamente a vida das pessoas. “ Destacou a Enfermeira Jessica Morais Secretária Municipal de Saúde.
Na edição comemorativa das 100 edições a comunidade do Prata na Escola José Benício foi atendida, um Total de 1.456 procedimentos com os seguintes serviços:
Atendimento médico: 201; Procedimento odontológico: 345; Procedimento de enfermagem: 182; Psicologo:06; Vacina de rotina: 72; Vacina Covid: 01; Dispensação de medicamentos: 223; Auxílio Brasil: 42; Teste rápido IST: 92; Eletrocardiograma: 23; PCCU: 10; Cortes de cabelo: 35; Vacina Antirrabica: 60; ultrassonografia: 37.
Atendimentos especializados
• ortopedista: 27
• oftalmologista:59
• Pediatra: 41
➡ Programa saúde na comunidade
Total de atendimentos do 1° a 100° edição.
Epitaciolândia-Ac
☑ Atendimento médico: 10.382
☑ Procedimento odontológico: 20.838
☑ Procedimento de enfermagem: 18.897
☑ Atendimento psicólogo: 2.251
☑ Vacina de rotina: 4.971
☑ Vacina de COVID: 2.317
☑ Dispensação de medicamentos: 10.506
☑ Auxílio Brasil: 2.470
☑ Teste rápido ISTs: 4.713
☑ Teste rápido COVID: 1.252
☑ PCCU: 952
☑ Cortes de cabelo: 3.540
☑ Vacina antirrábica: 4.720
☑ Ultrassonografias: 3.822
☑ Eco/Eletrocardiograma: 1.215
☑ Atividades coletivas: 270
☑ Atendimentos especializados (Cardiologia, Ortopedia, Dermatologia, oftalmo, psiquiatra, Geriatria, endocrinologia, fonoaudiologia, nutricionista, proctologia, otorrino, ginecologia: 15.250
➡Total: 108.366
Comentários
Flash
Indústria de calçados do Acre envia mais uma remessa de botas para Porto Maldonado
A indústria de calçados acreana Bootnorte confirmou prospecção de negócios feita durante a Expoacre, maior feira agropecuária do estado, realizada pelo governo do Acre, enviando na manhã deste sábado, 14, um lote com mil pares de botas para o Peru. O carregamento saiu direto da fábrica, no Parque Industrial de Rio Branco, com destino a Porto Maldonado, de onde será distribuído para outras regiões andinas.
O empresário Esmerino Ribeiro Neto, afirmou que as negociações avançaram com a vinda de empresários peruanos para a Expoacre em Rio Branco. “A ideia é distribuir a partir da capital da província Madre de Dios para as demais cidades peruanas”, assegurou.
Neto lembrou que o primeiro lote enviado ao Peru foi a partir da participação da indústria acreana na Expo Amazônia, em 2022. “A convite da Fieac e do governo do estado participamos da feira e fechamos o primeiro lote tipo exportação”, acrescentou.
Há seis anos a empresa vem ganhando reconhecimento fora do estado pela qualidade empregada no produto. Além do Acre, a Bootnorte vende para Rondônia, Mato Grosso, Roraima e Amazonas. Para aprimorar a sua linha de produção, com capacidade de cinco mil pares por mês, a empresa teve de firmar parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para poder fazer cursos e treinamentos junto aos colaboradores.
Para o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, que acompanhou o carregamento no último sábado, a exportação para o Peru prospectada durante a feira, reforça a agenda de comércio exterior programada com os países vizinhos. “É mais um negócio de sucesso entre o Acre e o Peru. Este ano ampliamos o Espaço Internacional promovendo investimentos que vão ajudar a aquecer ainda mais a nossa balança comercial”, disse.
Até mês de julho deste ano, o Acre bateu recorde nas exportações registrando mais de R$ 300 milhões em cargas enviadas ao interior. A previsão da Seict é que até dezembro, o acréscimo é de 76% com relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Comex Stat (Sistema oficial para extração das estatísticas do c0mércio exterior brasileiro de bens) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e de Serviços (MDIC).
Comentários
Flash
Datena agride Marçal, TV Cultura interrompe debate e tucano é expulso
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) agrediu o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) durante debate na TV Cultura neste domingo (15). A emissora interrompeu o debate e expulsou o tucano.
Datena se aproximou do púlpito de Marçal e bateu nele com uma cadeira. O debate foi para intervalo imediatamente.
A tensão entre os dois começou no segundo bloco, quando Marçal afirmou que Datena assediou uma mulher. Datena deveria questionar Marçal, mas disse que preferiu se reservar “o direito de não perguntar nada para o Pablo Marçal, porque até agora ele subverteu toda perspectiva desses debates”. Ao responder, Marçal chamou o apresentador de “Dapena” e disse que ele deveria pedir perdão às mulheres. “Eu quero saber se você tocou na vagina dela como é que foi essa questão de assédio sexual”.
Datena então disse que foi um tema que gerou “grande problema para a minha família”. “Foi uma acusação e a polícia não viu prova nenhuma, nem o Ministério Público, que arquivou o processo. A pessoa que me acusou se retratou publicamente em cartório, pediu desculpas.”
Em novo confronto entre os dois no quarto bloco, Marçal provocou Datena ao perguntar sobre quando o tucano iria deixar a disputa eleitoral. O apresentador, no entanto, acabou voltando à acusação de assédio. Ele disse que não havia provas do assédio e que o assunto “chegou a provocar a morte da minha sogra por calúnia e difamação, depois de três AVCs”. Em seguida, lembrou que Marçal foi condenado pela Justiça. “Todos nós estamos falando aqui de uma condenação. … Você foi condenado como bandidinho, ladrãozinho de dados de internet”, disse. “Você foi condenado.”
Foi então que o influenciador lembrou de outro debate, quando Datena ameaçou bater em Marçal. “Você não é homem nem pra fazer isso. Você não é homem”, disse Marçal, antes de Datena deixar seu lugar e agredir Marçal com uma cadeira.
Na sequência, a TV Cultura interrompeu a transmissão do debate. No seu lugar, foram transmitidas imagens de programas antigos da emissora. No intervalo, Marçal pediu para se retirar e seguiu para um hospital, segundo a sua assessoria.
A decisão da TV Cultura foi expulsar Datena, conforme previsto nas regras. O debate então continou a ser transmitido ao vivo. O apresentador Leão Serva afirmou que antes da agressão, Datena havia cometido outras falhas graves, ao usar duas palavras de baixo calão antes da agressão. Serva lamentou o episódio. “Um dos momentos mais absurdos da TV brasileira, certamente dos debates”, afirmou
Pergunta de Marçal não especificou quem era a vítima. Mas uma ex-repórter do Brasil Urgente, programa apresentado por Datena na Band, acusou o apresentador de assédio. A mulher disse, em entrevista ao site Notícias da TV em 2019, que o caso ocorreu em uma confraternização da emissora em 2018. “Eu confirmo todas as informações de assédio que foram publicadas”, disse ela.
Você precisa fazer login para comentar.