fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Parceria do Estado com Tribunal de Justiça garante obras nas unidades judiciárias da capital e do interior

Publicado

em

Com a finalidade de acolher de forma mais digna os cidadãos que necessitam do auxílio da Justiça e oferecer mais salubridade ao ambiente dos servidores, o governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), realiza, simultaneamente, diversas reformas e adequações nas unidades do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Na capital, Rio Branco, as obras estão em andamento na Escola do Poder Judiciário e na Cidade da Justiça, tanto na área da guarita, para implantação do Centro de Atendimento Primário, quanto no Fórum dos Juizados Cíveis e no estacionamento coberto. Nos fóruns do interior, as intervenções são promovidas neste momento nas comarcas de Capixaba e Xapuri, além da construção do Centro Administrativo de Brasileia.

Obras proporcionarão estruturas modernas nas unidades do TJAC. Foto: Camila Gomes/Seop

De acordo com o gestor da Seop, Ítalo Lopes, o fortalecimento de instituições, como o TJAC, é um compromisso do Estado visando proporcionar ambientes estruturados e confortáveis à população usuária de serviços públicos.

“O governador Gladson Cameli tem nos orientado a atender às demandas que contribuem para a melhor funcionalidade das instituições. As reformas e adequações de prédios e suas áreas de acesso demonstram a responsabilidade do governo com servidores e usuários”, ressalta.

Governo e presidência do TJ firmaram termos de compromisso para execução de obras. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Os investimentos totais para estas obras são de R$ 7,8 milhões, entre recursos próprios do Estado e emenda da bancada parlamentar, a partir de convênio com o Programa Calha Norte. A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, agradeceu o empenho do Estado em melhorar as estruturas físicas do Poder Judiciário.

“O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras, tem sido um parceiro fundamental do Judiciário acreano nas obras de reforma de nossas instalações. Essas melhorias representam um passo importante em nossa missão de promover um sistema judiciário mais eficiente, acessível e digno para todos os cidadãos. A parceria demonstra o comprometimento mútuo em fortalecer as instituições e garantir que a justiça seja feita de forma equitativa e célere”, frisa a presidente.

Além de beneficiar servidores e usuários, obras geram trabalho e renda para operários da construção civil e fomentam a economia acreana. Foto: Camila Gomes/Seop

Esta parceria do Estado com o TJAC já gerou outros termos de compromisso que asseguraram obras e serviços de manutenção nos fóruns das comarcas do Vale do Juruá e da regional Tarauacá/Envira. Agora, o trabalho em conjunto alcança as regiões do Baixo Acre e Alto Acre.

Rio Branco

Na Cidade da Justiça, as obras de reforma e ampliação da Guarita, para Implantação do Centro de Atendimento Primário, se encaminham para a conclusão. Atualmente são realizados os serviços de pintura (paredes e piso), manutenção em portas de vidro e é trabalhado o SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas).

Implantação de estacionamento na Cidade da Justiça será mais um benefício concretizado. Foto: Camila Gomes/Seop

A reforma e a adequação do Fórum dos Juizados Cíveis e a implantação de estacionamento coberto na Cidade da Justiça também estão em evolução. São executados os serviços na rampa de acesso ao prédio pelo estacionamento, além das demolições para execução de novas paredes em drywall.

As obras avançam também na Escola do Poder Judiciário, onde são executados os serviços de pintura e de instalações elétricas e de lógica, drenos e forros de gesso e melhorias no auditório.

Brasileia

O novo prédio do Centro Administrativo de Brasileia é construído em um local afastado de eventuais enchentes.

Gestor da Seop durante vistoria às obras de construção do Centro Administrativo de Brasileia, um dos municípios beneficiados com a parceria entre o Estado e Tribunal de Justiça. Foto: Camila Gomes/Seop

A primeira etapa de construção do Centro Administrativo está a todo vapor, com as instalações elétricas, de lógica e da drenagem, além do assentamento do piso. A segunda etapa é realizada pelo próprio Tribunal de Justiça do Acre.

Xapuri

A reforma, adequação e ampliação do Fórum de Xapuri é mais uma intervenção que oferecerá mais salubridade ao ambiente dos servidores e trará mais comodidade a quem necessita da Justiça. Está em plena execução com os serviços de instalação do forro, e, em breve, o prédio já receberá nova pintura.

Capixaba

A reforma e adequação do Fórum de Capixaba está em fase de conclusão, sendo realizados no momento os serviços de pintura do prédio e adequação da escada.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

No Acre, servidores do Meio Ambiente entrarão em greve dia 24

Publicado

em

Servidores federais de órgãos de Meio Ambiente de 11 estados, incluindo o Acre, decidiram nessa sexta-feira (14) declarar greve geral a partir do próximo dia 24 de junho.

Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), além do Acre, a paralisação também contará com a adesão de servidores dos estados: Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Distrito Federal, Bahia e Santa Catarina também decidiram parar, mas a partir do dia 1º de julho. O estado do Ceará votou contra a greve.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motorista morre com cabeça esmagada em acidente de trânsito em Rio Branco

Publicado

em

Populares e Samu tentam reanimação, mas o óbito foi confirmado no local.

Na noite deste sábado (15), Romário Teixeira Martins, de 32 anos, sofreu um acidente fatal no km 1 da rodovia AC-10, conhecida como Estrada de Porto Acre, em Rio Branco.

Testemunhas relataram que Romário dirigia um carro modelo Fox, de cor preta e placa NAA-8755, em alta velocidade no sentido Porto Acre/Rio Branco. Ao passar direto em uma curva, o veículo invadiu o terreno de uma residência à margem da rodovia. No trajeto, Romário foi arremessado para fora do carro, que acabou caindo sobre ele, esmagando sua cabeça. Ele sofreu fraturas na face e exposição de massa encefálica, além de uma fratura exposta na perna, morrendo antes de receber atendimento médico.

Populares que passavam pelo local tentaram ajudar Romário. Entre os presentes, um técnico de enfermagem realizou as primeiras manobras de reanimação, mas sem sucesso. Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, mas os socorristas só puderam atestar o óbito de Romário.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia criminalística. Após os procedimentos, os auxiliares de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) recolheram o corpo de Romário para exames cadavéricos. O veículo permaneceu no local, sob a responsabilidade da família proprietária da casa e do terreno onde o carro parou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Peão de rodeio pisoteado na cabeça é transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

Publicado

em

Foto: WhatsApp

Um peão de rodeio, identificado pelas iniciais A.R.M., natural do município de Assis Brasil, será transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) na capital do Acre após ser pisoteado durante um rodeio na noite deste sábado, 15, em Brasiléia.

De acordo com informações do hospital local, A.R.M. não conseguiu se segurar no animal durante a montaria, caindo e sendo pisoteado na região da cabeça. O acidente resultou em um possível trauma no lado direito, além de fratura no maxilar.

Devido os ferimentos, a equipe médica de Brasiléia decidiu transferir o peão para a capital, onde ele poderá receber cuidados médicos mais avançados e especializados no HUERB. O peão está consciente sem qualquer perigo maiores.

Um incidente semelhante teria ocorrido na sexta-feira, 14, mas não foi grave e o peão já está na ativa. Segundo a organização do evento, todos os cuidados são tomados para esse tipo de evento, onde existe uma apólice, tipo de seguro para garantir o apoio para os organizadores, atletas, vaqueiros, juízes, peões, palhaços salva vidas, madrinheiros(as) porteireiros, Staff e demais envolvidos, caso venham sofrer alguns imprevistos.

Comentários

Continue lendo