Conecte-se conosco

Acre

Para “salvar” irmã, deputado tira assinatura do impeachment de Lula

Publicado

em

Deputado assinou pedido de impeachment de Lula, mas sofreu pressão do Planalto após ter a irmã nomeada para cargo na Embratur

Por Metropole

O deputado federal Eduardo Velloso Viana (União-AC) retirou sua assinatura do pedido de impeachment do presidente Lula, após pressão do Planalto. O parlamentar conseguiu emplacar em maio do ano passado a irmã na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Luciana Borges de Velloso Viana é contratada com cargo de confiança na Embratur. Ela trabalha na diretoria de gestão e inovação, especificamente na gerência de captação de novos negócios.

Ela faz parte do seleto grupo de 23 empregados que possuem cargo de confiança de assessor de gerência, com remuneração de R$ 18.938,63. A Embratur conta com um corpo técnico de 224 pessoas.

Mesmo assim, Eduardo Velloso decidiu assinar o pedido de impeachment de Lula, apresentado pelo bolsonarista Rodolfo Nogueira (PL-MS). A oposição denuncia uma suposta “pedalada fiscal” do presidente no programa Pé-de-Meia, e por isso pede sua queda.

O pedido de impeachment conta com a assinatura de 130 parlamentares. O requerimento para abertura de processo de impedimento precisa ser analisado pelo presidente da Câmara e, depois, aprovado por 342 deputados.

Embratur comenta indicação do deputado

Veja a nota do órgão, na íntegra:

Luciana Velloso mora em Brasília e cumpre sua jornada diária de trabalho na sede do Ministério do Turismo (MTUR), uma vez ela está vinculada à execução de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o MTUR, que tem como objetivo garantir a estrutura logística e de recursos humanos para a realização de uma série de eventos, como COP30, Salão Nacional do Turismo e Feirão do Turismo.

Sua contratação foi uma solicitação do ministro Celso Sabino, acatada por esta Agência porque possuía os requisitos profissionais para a vaga. Suas atividades estão registradas em relatórios periódicos e são adequadas para o cargo que exerce.

Publicidade:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

“Jorge Viana nunca gostou disso”, diz prefeito Bocalom ao responder juiz aposentado sobre produção de café no Acre

Publicado

em

Dell Pinheiro

O juiz aposentado Edinaldo Muniz, conhecido nas redes sociais como o “digital influencer da magistratura”, protagonizou na manhã deste sábado, 5, um encontro inesperado com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), em um supermercado da Capital.

Crítico da atual administração, Muniz aproveitou a abordagem informal para questionar o gestor sobre temas da gestão municipal, como transporte público, projetos em votação na Câmara, além do café produzido pelo gestor.

A conversa, registrada em vídeo, Muniz perguntando se o prefeito fazia “umas comprinhas para levar para a colônia”.

Bocalom responde que seguia para Acrelândia, onde mantém uma plantação de café que, segundo ele, “está dando exemplo para todo mundo”.

Ao ser questionado sobre uma suposta ‘parceria’ em relação a produção e colheita do café com Jorge Viana, o prefeito rebateu com ironia.

“Jorge Viana nunca gostou disso. Agora que ele tá fazendo isso”, disse, afirmando ter histórico consolidado na produção agrícola.

Bocalom citou que, em 1993, distribuiu 300 mil mudas de café a produtores de Acrelândia, destacando seu “compromisso com o café, com leite, com a banana”.

Muniz então perguntou por que a parceria política entre ambos (Tião e Jorge) não havia prosperado, já que o prefeito chegou a ocupar uma secretaria no governo de Viana. Bocalom afirmou que permaneceu no cargo por apenas “um ano e dois meses” e atribuiu o rompimento a divergências sobre o modelo de desenvolvimento adotado à época.

“Eu não concordo com o modelo que eles queriam implantar no Acre. O meu é outro, que eu defendo a vida inteira”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rafael Cardozo, de 28 anos, morre em Assis Brasil; cidade e comunidade esportiva lamentam

Publicado

em

Jovem já atuou como atleta em times locais e era torcedor ativo; causa da morte não foi divulgada

Comentários

Continue lendo

Acre

Instalação de motobomba vai interromper abastecimento em Rio Branco na segunda-feira

Publicado

em

Foto: Imagem ilustrativa da ETA II I Whidy Melo/ac24horas

O abastecimento de água será interrompido em parte de Rio Branco nesta segunda-feira, 8, devido a uma parada preventiva na Estação de Tratamento de Água II (ETA II).

A intervenção, realizada pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), inclui a instalação de um novo conjunto de motobomba com vazão de 400 litros por segundo, equipamento considerado essencial para reforçar a operação do sistema no período de cheia do Rio Acre.

Segundo o Saerb, A parada estava inicialmente prevista para 14 de novembro, mas foi adiada por motivos operacionais e remarcada para a nova data. Segundo o Saerb, a medida tem caráter preventivo diante da previsão de aumento no nível do Rio Acre durante a estação chuvosa.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o manancial deve atingir 5,57 metros no dia 13 de dezembro. Embora o volume ainda seja baixo, o início do período de chuvas exige ações antecipadas para evitar riscos de interrupção no abastecimento.

O Saerb afirma que está adotando todas as medidas necessárias para garantir a continuidade e a segurança do fornecimento durante a cheia. Para reduzir os impactos da parada, o abastecimento será antecipado em algumas áreas, com normalização gradativa após a conclusão dos serviços.

A intervenção afetará principalmente as regiões do Segundo Distrito e do Calafate, que serão priorizadas na antecipação do fornecimento. A Prefeitura de Rio Branco destaca que as ações integram o planejamento para assegurar um serviço de qualidade mesmo diante dos desafios do período chuvoso.

Com informações da Ascom PMRB

Comentários

Continue lendo