Cotidiano
Para o MPF, leis municipais que garantem atendimento prioritário a advogados no Acre são inconstitucionais
Representação do MPF foi encaminhada ao Ministério Público do Estado do Acre para atuação
O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou representação ao procurador-geral de Justiça do Acre solicitando que analise a possibilidade de ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra duas leis municipais que estabelecem atendimento prioritário a advogados em repartições públicas e instituições financeiras nos municípios de Rio Branco (Lei nº 2.608/2025) e Cruzeiro do Sul (Lei nº 1.034/2025).
A representação foi apresentada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida Dias, com fundamento em irregularidades formais e materiais identificados nas leis. Segundo o MPF, as leis, que são de iniciativa das respectivas Câmaras de Vereadores, invadem competências privativas dos Poderes Executivos municipal, estadual e federal e afrontam princípios constitucionais como o da separação dos poderes, o da isonomia e o do pacto federativo.
As normas foram propostas por vereadores, embora tratem de organização e do funcionamento da administração pública, tipo de matéria cuja iniciativa é exclusiva do chefe do Poder Executivo, neste caso, o prefeito.
Além disso, no município de Cruzeiro do Sul, a lei se estende a cartórios e repartições federais e estaduais, violando a competência legislativa dos municípios, restrita a assuntos de interesse local. No caso de cartórios, somente a União pode criar leis que tratem de registros públicos.
O MPF sustenta, ainda, que as leis criam privilégio injustificado aos advogados, equiparando-os a grupos que possuem proteção constitucional para atendimento prioritário, como idosos, pessoas com deficiência, gestantes e lactantes. Para o procurador, o tratamento diferenciado afronta o princípio da isonomia e não tem base em qualquer vulnerabilidade ou necessidade concreta da categoria.
Com a representação, caberá ao Ministério Público do Acre avaliar o pedido e, se acolhido, propor ação de inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justiça do Acre, que deve decidir sobre a suspensão dos efeitos das leis questionadas.
Assessoria de Comunicação MPF/AC
Comentários
Cotidiano
Villa City empata com o Sena e duelos das quartas da 6ª Copa TV Gazeta estão definidos

Foto João Cardoso: Villa City faz uma grande temporada e contou a presença da torcida para avançar
O Villa City empatou com o Sena Madureira por 4 a 4 nesse sábado, 8, na quadra Almiro Ferreira, em Manuel Urbano, e avançou para a fase de quartas de final da 6ª Copa TV Gazeta de Futsal. Na partida de ida, o Villa City venceu fora de casa por 3 a 1.
Quartas começam na quinta
A fase de quartas de final da 6ª Copa TV Acre começa na quinta, 13, a partir das 19 horas, com os seguintes confrontos: PSC x Invictus e Flu da Bahia x Carlos Chagas. As partidas entre Santinha x Chelsea e Villa City x Conquista serão disputadas na quinta, 20, também no Imaculada Conceição.
“Fechamos a primeira fase em Manuel Urbano e programamos as partidas das quartas. A competição, agora, terá jogos eliminatórios até a definição do campeão”, declarou o coordenador da 6ª Copa TV Gazeta, Auzemir Martins.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual Sub-17 terá disputa das semifinais nesta segunda

Foto Sueli Rodrigues: Título do Sub-17 vale a vaga do Acre na Copa do Brasil em 2026
O departamento técnico da Federação de Futebol do Acre (FFAC) confirmou para segunda, 10, a partir das 16 horas, no Tonicão, as semifinais do Campeonato Estadual Sub-17. Santa Cruz e o Sena Madureira decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o Galvez joga contra o São Francisco.
Pela vitória
Os times entram em campo sem vantagem e se os jogos terminarem empatados, a definição dos finalistas vai ser nas cobranças de penalidades.
Mudança de data
As partidas deveriam ter sido disputadas nesse sábado, 8, mas foram adiadas por causa da morte do árbitro Ruan Santos.
Comentários
Cotidiano
Federação confirma data das semifinais do Estadual Sub-15

Foto Sueli Rodrigues: Semifinais do Sub-15 devem ser bem equilibradas
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) por meio do departamento técnico confirmou para terça, 11, a partir das 15 horas, no Tonicão, as semifinais do Campeonato Estadual Sub-15. Santa Cruz e Epitaciolândia fazem o primeiro confronto e na segunda partida o Galvez joga contra o Furacão Norte.
“Fizemos o encaixe das partidas semifinais. Os jogos deveriam ser disputados na segunda(10), mas alteramos para a terça. O mais importante é fechar a competição dentro do programado”, declarou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Você precisa fazer login para comentar.