Esporte
Palmeiras busca empate heróico contra o Grêmio em Caxias do Sul
Na noite desta quinta-feira (04.07), o Palmeiras conseguiu um empate por 2 a 2 contra o Grêmio, após sair perdendo por 2 a 0, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto, realizado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), foi marcado por momentos de alta tensão e reviravoltas emocionantes.
Primeiro Tempo
O jogo começou com o Palmeiras buscando o ataque. Estêvão, uma das promessas do Verdão, driblou Reinaldo e forçou Gustavinho a afastar para escanteio. No entanto, foi o Grêmio que abriu o placar. Aos cinco minutos, Carballo roubou a bola de Marcos Rocha e lançou Gustavo Nunes pela esquerda. Ele avançou e cruzou para Pavón, que concluiu ao gol, colocando os mandantes em vantagem. Pouco depois, Gustavo Nunes arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima da meta de Weverton.
O Palmeiras teve uma chance clara aos 12 minutos, quando Marcos Rocha cobrou um lateral na área e Rony, na pequena área, cabeceou, obrigando Marchesin a fazer uma defesa difícil. A bola ainda ficou viva na área, mas ninguém conseguiu finalizar.
Por volta dos 20 minutos, Piquerez arriscou de fora da área e o goleiro gremista espalmou. Na sobra, Flaco tentou, mas Rony, que estava na frente, acabou atrapalhando a finalização. O Grêmio respondeu com Edenílson, que recebeu um lançamento e invadiu a área, mas Weverton chegou antes para afastar o perigo. Estêvão, do Palmeiras, continuava buscando o jogo e arriscou duas vezes, mas sem sucesso.
Aos 30 minutos, Estêvão cobrou um escanteio e Fabinho desviou na área. Rony tentou uma bicicleta, mas não acertou a bola. O Grêmio teve uma boa chance em uma cobrança de falta de Cristaldo, que Weverton espalmou. Nos acréscimos, Naves deu um bom passe para Rony, que dominou e girou, mas finalizou para fora.
Segundo Tempo
Logo no início do segundo tempo, o Palmeiras teve uma chance de empatar. Estêvão deu um bom passe para Jhon Jhon, que estava livre na área, mas o meia errou o chute e mandou para fora. Pouco depois, Cristaldo tentou após passe de Pavón, mas Weverton defendeu. O Verdão continuou pressionando, com chances para Mayke e Vanderlan, mas sem sucesso.
Aos 22 minutos, Vanderlan derrubou Cristaldo na área e o árbitro marcou pênalti. Cristaldo cobrou e ampliou para o Grêmio, colocando o time gaúcho em vantagem de 2 a 0. No entanto, o Palmeiras não se deu por vencido e diminuiu aos 29 minutos. Estêvão abriu na direita para Mayke, que cruzou na área. A bola desviou na defesa gremista e sobrou para Flaco, que cabeceou para o gol, fazendo o primeiro do Verdão.
Aos 31 minutos, Estêvão empatou para o Palmeiras. Ele trabalhou a bola com Jhon Jhon, carregou e bateu de fora da área, acertando o canto do gol. O Grêmio ainda teve uma chance aos 38 minutos, quando Natã cabeceou com perigo, mas Weverton defendeu.
Nos acréscimos, Jhon Jhon cobrou um escanteio e Marchesin defendeu por cima. O Palmeiras ensaiou uma pressão final, mas o jogo terminou empatado em 2 a 2.
Classificação e Próximos Jogos
Com o resultado, o Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, ocupa a terceira colocação na tabela, com 27 pontos, empatado com o Botafogo, que está em segundo lugar, e a três pontos do líder Flamengo. O Grêmio permanece na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 11 pontos.
Ambos os times voltam a campo no domingo pela 15ª rodada do Brasileirão. O Grêmio enfrenta o Juventude, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). O Palmeiras recebe o Bahia, às 18h30, no Allianz Parque, em São Paulo (SP). A expectativa é de que ambos os times busquem a recuperação e a manutenção de suas posições na tabela, proporcionando mais emoções aos torcedores.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 2 PALMEIRAS
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Horário: 19 horas
Data: 04/07/2024
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Alex dos Santos e (SC) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Rodrigo Ely e Natã (Grêmio); Vitor Reis, Naves e Aníbal Moreno (Palmeiras)
GOLS: Pavón, aos dois minutos do 1°T, e Cristaldo, aos 24 minutos do 2°T (Grêmio), Flaco López, aos 29 minutos do 2°T, e Estêvão, aos 31 minutos do 2°T (Palmeiras).
GRÊMIO: Marchesín; João Pedro, Kannemann, Rodrigo Ely (Rodrigo Caio) e Reinaldo; Carballo, Pepê e Edenílson (Everton Galdino); Pavón (JP Galvão), Cristaldo (Natã Felipe) e Gustavo Nunes (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Gaúcho
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Dudu), Naves (Vanderlan), Vitor Reis e Piquerez; Aníbal Moreno, Fabinho (Mayke) e Jhon Jhon; Estêvão (Caio Paulista), Rony e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Fonte: Esportes
Comentários
Cotidiano
Presidente do Santos vê expectativa “muito positiva” para renovar contrato com Neymar
Vínculo com o camisa 10, válido até 30 de junho, pode ser estendido até a Copa do Mundo de 2026

Marcelo Teixeira, presidente do Santos, no evento Sport & Business Summit, em São Paulo — Foto: Divulgação/Santos
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, disse acreditar ser “muito positiva” a expectativa para renovação do contrato de Neymar até a Copa do Mundo de 2026. O camisa 10 santista, contratado em 31 de janeiro, tem vínculo inicialmente válido até 30 de junho.
— O balanço dos primeiros meses [com Neymar] foi muito positivo. Montamos um projeto importante de adaptação e crescimento para o Neymar dentro e fora dos gramados. Em campo, para que ele consiga evoluir e crescer tecnicamente, que é o que vem acontecendo. Fora dos gramados, estamos alcançando resultados em temos de parceiros, empresas, aumentando o nosso volume de receita — comentou o mandatário santista em entrevista ao site InfoMoney.
— Com isso, acredito que a expectativa seja muito positiva para que possamos estender esse contrato até a Copa do Mundo do ano que vem.
Teixeira defendeu que o retorno de Neymar ao Santos depois de 12 anos traz resultados tanto financeiros quanto indiretos.
— Você consegue novos associados e novos torcedores e amplia as possibilidades do Santos em um momento de reconstrução. Até quatro meses atrás, estávamos disputando a Série B do Campeonato Brasileiro. Então esse é um processo de recolocação do Santos e o Neymar vem como uma cereja do bolo. Ele vem para que a gente alcance resultados financeiros imediatos e para que contratos que estão sendo celebrados com a presença do Neymar continuem vigentes mesmo se ele não estiver mais conosco.
O presidente santista destacou que, com a volta de Neymar, o Santos reconquistou a autoestima.
— Ao voltar, o Santos reconquista a autoestima e devolve alegria ao torcedor que estava amargurado, triste, aborrecido e sem tantas esperanças. É um divisor de águas que faz com que o Santos se recoloque no mercado esportivo e atraia investidores e novos torcedores.
Ele ainda citou as reformas na infraestrutura do Santos, capitaneadas pelo pai de Neymar, como consequências benéficas da presença do craque.
— Nós estamos tendo reformas, trazendo parceiros para os projetos existentes que não são do Neymar, são do Santos Futebol Clube. O time está abrindo as portas para modernização das nossas instalações, tanto na Vila Belmiro, quanto nos CTs Rei Pelé e Meninos da Vila. Fora as outras ampliações que o Santos está fazendo com vistas a estarmos acompanhando as necessidades de hoje do futebol brasileiro.
Neymar voltou ao time do coração para recuperar a alegria no futebol e as condições físicas para estar na última Copa do Mundo da carreira, em 2026.
Comentários
Cotidiano
Coritiba rescinde contrato com o lateral-direito Rafinha
Em comum acordo, lateral deixa o clube após participar, sem autorização, em evento na Alemanha

Rafinha no Coritiba — Foto: JP Pacheco/Coritiba
O Coritiba rescindiu nesta quarta-feira o contrato de Rafinha. O motivo foi o jogador ter participado de um evento festivo do Bayern de Munique, na Alemanha, sem autorização prévia do Coxa. O vínculo do jogador, de 39 anos, era até o fim de 2025.
— O Coritiba informa que o atleta Rafinha não faz mais parte de seu elenco de jogadores, tendo ambos em comum acordo rescindido o contrato que tinha vigência até o fim de 2025. O Coxa deseja êxito ao atleta que nasceu para o futebol como Piá do Couto — diz o comunicado do Coritiba.
No entendimento do Coritiba, Rafinha não falou a verdade sobre a participação no evento que reuniu grandes nomes da história do Bayern de Munique em comemoração aos 125 anos do clube.
Segundo o Coritiba, na semana passada, Rafinha avisou a diretoria que precisava ir para a Alemanha por ter sido convocado para uma audiência. O jogador apresentou os documentos que exigiam a sua presença. Em nenhum momento, foi citada a participação no evento do Bayern de Munique.
Diante do cenário, o Coritiba buscou alternativas para lidar com a situação. O entendimento, porém, foi que a rescisão em comum acordo seria a melhor solução para os dois lados. Rafinha compreendeu a motivação do clube e não se opôs ao encerramento do vínculo de forma antecipada.
A situação decepcionou a diretoria do Coritiba, principalmente pelo história de Rafinha. O jogador de 39 anos é formado nas categorias de base do Coxa, em 2004, mas encerra a segunda passagem pelo clube de forma polêmica. Na atual temporada, o experiente jogador participou de 10 jogos.
Rafinha esteve em campo nas duas eliminações do Coritiba na temporada. A primeira delas foi para o Ceilândia, na primeira fase da Copa do Brasil, e a segunda diante do Maringá, nas quartas de final do Campeonato Paranaense.
A volta dele neste ano foi considerada uma das principais contratações já feitas pela SAF: pela liderança, pelas suas conquistas e por suas raízes ligadas ao clube. Além disso, o time ofereceu um projeto de carreira para que ele trabalhasse no Coxa ao final do ano.

Rafinha, lateral do Coritiba, participa de evento do Bayern de Munique — Foto: Divulgação/Bayern de Munique
Comentários
Cotidiano
Escalação da Seleção: apesar de mistério, Dorival mantém João Pedro e define Brasil para pegar a Colômbia
Atacante do Brighton, da Inglaterra, forma ataque com Rodrygo, Raphinha e Vini Júnior

Treino da seleção brasileira no Estádio Mané Garrincha — Foto: Cahê Mota
Um mistério com poucos minutos de duração. Apesar de Dorival Júnior despistar em entrevista coletiva, não há novidades na escalação da Seleção para pegar a Colômbia. João Pedro foi mesmo o titular em atividade realizada no Mané Garrincha e o resto do time seguiu o previsto.
Dorival dividiu o elenco logo após a saída dos jornalistas para um trabalho em campo reduzido e escalou Alisson, Vanderson, Marquinhos, Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, Gerson, Rodrygo e Raphinha; Vini Jr e João Pedro.
A equipe titular em um segundo momento foi deslocada para fazer o treino de 11 x 0, habitual de pré-jogo, com trabalhos de movimentação e posicionamento sem adversários. Já os reservas ficaram por conta da bola parada.
Na sequência, a comissão técnica inverteu. Os titulares foram treinar faltas e escanteios, enquanto os reservas realizaram trabalho tático.
A escolha por João Pedro passa pela presença de uma referência na área contra uma zaga colombiana com muita força física, além de dar maior liberdade de movimentação para Vini Júnior e Rodrygo.
A ideia é que os dois jogadores do Real Madrid se aproximem de João Pedro no 4-4-2 desenhado por Dorival Júnior. Desta maneira, quando Vini fizer o papel de segundo atacante por dentro, Guilherme Arana tem o corredor livre para atacar. O mesmo acontecerá no lado oposto, com Vanderson avançando quando Rodrygo atacar a área.

João Pedro em treinamento da seleção brasileira — Foto: Rafael Ribeiro / CBF
O Brasil ocupa a quinta colocação nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026 e tem a chance de terminar a Data Fifa na vice-liderança ou em sétimo dependendo dos resultados. Quinta-feira, o adversário será a Colômbia, às 21h45 (de Brasília), no Mané Garrincha, enquanto a Argentina é a rival de terça-feira, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
Você precisa fazer login para comentar.