fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Pacientes com diabetes no Acre continuam sem insulina de ação rápida fornecida pelo Estado

Famílias são obrigados a pagar pela insulina ou a buscar doações. Sesacre confirma falta de insulina e diz que não tem previsão para chegada da medicação, que é enviada pelo Ministério da Saúde.

Publicado

em

Pacientes com diabetes no Acre continuam sem insulina de ação rápida fornecida pelo Estado – Foto: Arquivo pessoal

A falta de insulina no Centro de Referência de Medicamentos Especiais (Creme) da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) tem obrigado dezenas de pais de pacientes com diabetes a pagar pelo medicamento ou buscar doações.

Já são quase três meses sem a medicação e a preocupação dos pais só aumenta, porque não há sequer previsão da chegada da insulina no estado.

No último dia 24 de junho, o chefe departamento de Assistência Farmacêutica da Sesacre, Rachid Amin, tinha informado que o medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde e que tinha previsão de regularização até o dia 30 de junho o abastecimento. No entanto, nesta segunda-feira (12), ele confirmou que ainda não recebeu as insulinas e afirmou que não há mais uma previsão.

A universitária Débora Motta, que é mãe da pequena Mariana Motta Mastub, de 8 anos, que faz uso diário de insulina, enviou a reportagem um print de uma conversa com o Creme que mostra várias tentativas de buscar a medicação e é informada que não há previsão para regularização da situação.

Em conversa com o setor de farmácia da Sesacre, família foi informada que não tem previsão de chegada de insulinas – Foto: Arquivo pessoal

“Não chegou e está todo mundo desesperado. Não é possível isso, tinham dito que estava sendo regularizado. Ganhei uma insulina e foi o que me ajudou, porque eu não tinha mais, e tem muitos pais nessa mesma situação”, disse Débora.

A filha da universitária foi diagnosticada com diabetes tipo 1 em agosto de 2019 e, desde então, precisa fazer o uso diário da insulina após cada refeição.

Em janeiro deste ano, os familiares chegaram a relatar que a medicação estava em falta no estado e que as últimas distribuídas estavam perto de vencer.

A insulina de ação rápida é comprada e distribuída de graça pelo Ministério da Saúde para pacientes cadastrados. A medicação geralmente é usada por pacientes com diabetes tipo 1, quando o pâncreas para de produzir o hormônio.

Nesse caso, a caneta de insulina é necessária para manter os níveis de glicose estáveis depois da ingestão de alimentos. Por isso, é aplicada antes das refeições, e faz efeito em torno de meia hora.

Ao menos 70 pais de crianças com diabetes no Acre fazem parte do grupo “Família Doce” e estão na mesma situação. Fora os demais pacientes que precisam da insulina.

Uma caneta de insulina custa em média R$ 98 em farmácias de Rio Branco, sendo que a maioria dos casos usa duas por mês, além das outras medicações.

Especialista alerta

Em entrevista publicada em janeiro deste ano, quando a medicação também estava em falta no estado, a médica especialista em endocrinologia pediátrica, Catarina de Oliveira Souza, que acompanha a maioria das crianças em tratamento da diabetes em Rio Branco, alertou sobre os riscos, caso os pacientes fiquem sem a insulina.

Ela explicou que sem a insulina, que é usada para controlar os níveis de açúcar no sangue, esses pacientes podem ter complicações sérias e até ir a óbito.

“Elas não têm como ficar sem insulina, é impossível, não tem medicamento para substituir. Então, infelizmente é um prejuízo muito grande. Essa medicação controla os níveis de glicemia, então quando comem precisam tomar, quando acordam também, se não comer tem que tomar. Se eles não fazem uso da insulina, eles entram para o quadro que a gente chama de cetoacidose diabética, que é a forma mais grave da diabetes e pode, inclusive, levar a óbito. Então, é muito importante”, afirmou a médica.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Pai de Marina Ruy Barbosa se ofende e sai em defesa da filha devido sucesso: ‘Inveja’

Publicado

em

Por

A atriz Marina Ruy Barbosa está no Festival de Cannes 2024, na França, e o pai dela, o empresário Paulo Ruy Barbosa, não gostou das críticas que viu sobre a herdeira e saiu em defesa dela em um comentário na rede social.

Falando sobre a ruiva ser destaque no local e ter seu papel recohecido até pela imprensa internacional, Paulo enalteceu a herdeira e falou sobre as pessoas terem despeito dela. Afinal, Marina Ruy Barbosa está impressionando no local com seus looks poderosos e cheios de elegância. “Semana muito difícil para aquelas que morrem de inveja da Marina! Destaque total em Cannes, muito elogiada pela mídia internacional que acompanha o festival”, escreveu o pai da atriz sobre ela estar se dando bem no evento.

Nos últimos dias, a empresária do ramo da moda tem impressionado com seus looks. Com um vestido branco e joias com pedras vermelhas, a ruiva se destacou no tapete do festival na última sexta-feira, (17).

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Caminhão carregado com gado tomba em trecho crítico da BR-364 no Acre

Publicado

em

O resgate dos animais, por sua vez, foi uma tarefa desafiadora, exigindo várias horas de trabalho e até mesmo o uso de motosserras para liberar os bois presos dentro do caminhão.

O tombamento ocorreu quando ele tentava desviar de um dos buracos na via, perdendo o controle do veículo e saindo da pista. Foto: cedida

Um acidente envolvendo um caminhão carregado com gado ocorreu nesta tarde próximo à comunidade do Rio Liberdade, em um trecho problemático da BR-364. O veículo, que vinha de Tarauacá com destino a Cruzeiro do Sul, tombou devido às péssimas condições da estrada, marcada por inúmeros buracos.

O motorista do caminhão, apesar do susto, saiu ileso do acidente. O tombamento ocorreu quando ele tentava desviar de um dos buracos na via, perdendo o controle do veículo e saindo da pista. O resgate dos animais, por sua vez, foi uma tarefa desafiadora, exigindo várias horas de trabalho e até mesmo o uso de motosserras para liberar os bois presos dentro do caminhão.

Embora tanto o caminhão quanto a carga tenham sofrido danos, estes foram considerados reparáveis. Contudo, os esforços para recolocar o veículo na pista prolongaram-se por mais de um dia, impactando o tráfego na região.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Emily Garcia exibe hematomas após se machucar ao tentar pegar buquê: ‘Sonho’

Publicado

em

Por

Na madrugada desta quinta-feira (23), aconteceu a festa de casamento das influenciadoras, Thamara Maia e Mayara Bouvier, que fazem parte do grupo de amigos de Carlinhos Maia, e aconteceu uma confusão no momento em que as influenciadoras jogaram o buquê para os convidados solteiros.

A influenciadora Emily Garcia estava em frente ao palco da festa e até conseguiu pegar um dos buquês, mas foi derrubada no chão as duas vezes em que as noivas jogaram as flores. Ao chegar em casa, ela mostrou os hematomas na perna causados pela pancadaria.

Nas redes sociais, Emily desabafou sobre a confusão. “Em certos eventos, temos que ser educados até com quem é capaz de nos apunhalar pelas costas, ou até já apunhalou de fato. Mas isso não significa que somos obrigados a levar esse tipo de pessoa para nossas vidas. Exemplo: observem quem são meus amigos e andam comigo no dia a dia. Pouquíssimas pessoas, e tá tudo bem. Enquanto vocês mandam eu abrir os olhos, já abri até demais e sei quem é cada um”, disse ela.

“Odeio gente sonsa, principalmente os que querem mostrar bondado o tempo todo, nome de Deus na boca aqui, nome de Deus na boca ali, mas por trás é maldade, malícia, fofoca, rancor. Por isso mesmo, não sou uma delas, posso ser odiada ou amada, mas pelo que sou, por meus defeitos e qualidade, não por máscaras”, completou a amiga de Carlinhos Maia.

Emily Garcia mostra hematomas após briga por buquê — Foto: Reprodução/Instagram

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo