fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Operação conjunta em Xapuri prende homem que matou e cortou cabeça de ancião e já pode ter matado 20 no Acre

Publicado

em

‘Cangerê’ foi preso com comparsa acusados de matarem ancião com mais de 30 golpes de facão e decepar cabeça e jogar no rio. Teria comentado que a próxima vítima seria o policial de Xapuri.

Alexandre Lima

Ademar foi brutalmente assassinado a tiros, faca, teve a cabeça decepada e o corpo jogado no rio.

Na noite do dia 21 (sexta-feira), agentes da Polícia Civil e Militar do município de Xapuri, prenderam em uma área rural do seringal Cachoeira, no ramal Xipamano, na divisa Brasil e Bolívia, o acusado de matar, decepar a cabeça e jogar o corpo do senhor Ademar Bezerra de Araújo, de 77 anos, que estava trabalhando de diarista em uma área rural dentro do país Boliviano.

Na manhã do dia 22 (sábado), o investigador civil Eurico Feitosa, tomou conhecimento que os acusados, Gilberto de Souza, vulgo “Cangerê” e Francisco Nonato da Silva Almada, tinham matado o ancião com um tiro de arma de fogo, para em seguida, desferir aproximadamente 33 golpes de arma branca (faca) no corpo.

Gilberto, o ‘Cangerê’, foi preso e teria praticado cerca de 19 mortes.

O senhor Ademar era morador do município de Epitaciolândia, distante cerca 55 quilômetros de Xapuri.  Após atirar e golpear a vítima até a morte, Gilberto ‘Cangerê’, decapitou a vítima, para em seguida jogar o corpo e a cabeça no Rio Chipamano, com ajuda de Francisco. Os assassinos naquele momento, se encontravam em território boliviano.

Francisco foi preso em seguida acusado de ser comparsa de Cangerê no crime.

Segundo foi informado pelo investigador Eurico Feitosa, após ter tomado conhecimento do fato, comunicou os delegados Alex Danny e Mardilson Vitorino, imediatamente autorizaram a ordem de investigação com objetivo de localizar e prender os criminosos em flagrante.

Eurico Feitosa então passou a monitorar com ajuda de terceiros, a movimentação dos criminosos. Por volta das 16 horas de sábado, chegou ao conhecimento do investigador, que os criminosos já se encontravam em território brasileiro.

Foi quando de imediato o investigador solicitou ao comandante da Polícia Militar de Xapuri, Tenente Pedro, um apoio para prender os assassinos que estariam dentro dos limites de Xapuri, sendo disponibilizado três policiais militares comandado pelo Sargento Sandro para prestar apoio.

Armas que podem ter sido usadas para matar o ancião, foram localizado com Gilberto.

Já durante a noite, por volta das 22 horas, os policiais prenderam o primeiro criminoso, Gilberto de Souza, o “Cangerê”, transitando no ramal em uma carroça de boi armado com duas espingardas. Momentos depois, o segundo foi preso em uma propriedade rural naquela comunidade onde trabalhava.

Segundo o investigador, ‘Cangerê’ era considerado foragido da Justiça, acusado de matar o jovem Josemir Rodrigues Sequeira, no dia 17 de janeiro passado quando os mesmos faziam uso de bebida alcoólica em uma área rural do seringal Cachoeira.

Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar, realizaram diversas diligência naquela comunidade com objetivo de prender Cangerê, mas devido o difícil acesso no meio da floresta, os policiais não tinham êxito nas buscas.

Momento em que Cangerê era ouvido pelo delegado Mardilson Vitorino e o investigador Eurico Feitosa .

No decorrer das investigações, os investigadores tomaram conhecimento que Cangerê já tinha matado 19 pessoas, sendo que iria completar 20 quando encontrasse o investigador Eurico Feitosa.

Foi realizado entrevista com Cangerê, o mesmo afirmou que já matou muita gente não sabendo a quantidade. Os criminosos após serem entregues na Delegacia de Polícia Civil do município de Xapuri, foram autuados em flagrante pelo delegado plantonista Mardilson Vitorino.

Durante todo o dia deste domingo, dia 23, homens do 5º Batalhão dos Bombeiros de Epitaciolândia e da 1ª Companhia de Xapuri, foram solicitados para realizassem buscas no rio para localizar e resgatar o corpo do Ancião.

Momento que os Bombeiros resgatam o corpo do ancião do rio Xupamano sem a cabeça.

Após algumas horas de buscar, o corpo foi localizado e levado pelo carro do IML ao necrotério da cidade de Brasiléia sem a cabeça, para depois ser transferido para a Capital e passar por exames cadavéricos.

Operação Integrada das Polícias Civil e Militar do município de Xapuri Prenderam dupla que assassinou diarista rural no seringal Cachoeira, divisa com a Bolívia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador João Marcos Luz rebate críticas a gestão municipal

Publicado

em

Por

Durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na quarta-feira, 24, o vereador João Marcos Luz, líder do prefeito Tião Bocalom, utilizou a tribuna para rebater as declarações feitas pelo vereador Fábio Araújo em relação à gestão municipal.

“No início deste ano, por ser ano eleitoral, obviamente o debate político vai ser prioridade, porque o que nós queremos é alertar o cidadão de Rio Branco das mentiras propagadas durante 20 anos, que hoje o vereador Fábio Araújo representa aqui nesta casa.”

O vereador fez críticas ao partido de Araújo e também refutou a acusação de que o prefeito prometeu asfaltar todas as ruas da cidade, declarando que o programa em questão se chama “Asfalta Rio Branco”, e não teve promessas exageradas. “O prefeito Bocalom criou com o apoio desta casa aqui o programa asfalta Rio Branco, o nome do programa é asfalta Rio Branco, em nenhum momento ele disse vou asfaltar todas as ruas de Rio Branco, o vereador Fábio veio aqui mentir.”

Luz declarou sobre a gravidade dos problemas enfrentados pela cidade, como a insegurança e o desemprego, e criticou a oposição usando como justificativa a falta de conteúdo dela, que, segundo ele, se limita a desgastar a gestão atual. “Já disse aqui que não tem conteúdo, eles querem apenas desgastar, o vereador chamou quatro vezes o prefeito aqui de mentiroso, olha só a oposição, a postura de um opositor, não tem postura, faz oposição de qualquer jeito, atacando, querendo que não aconteça.”

Em relação ao projeto “Mil e Uma Dignidades”, Luz defendeu a atuação do prefeito e destacou os desafios enfrentados, como as enchentes e a burocracia. Ele declarou que as casas serão entregues.

“Então, se não foi possível entregar agora, certamente vai ser possível entregar no momento oportuno, e eu tenho certeza que o Ministério Público jamais será contra um projeto como esse até porque é um projeto magnífico, o prefeito Bocalom é um homem de visão e é isso que tem incomodado a população.”

Por fim, o vereador criticou a tentativa de atribuir todos os problemas ao atual governo municipal, e alegou que muitos deles foram herdados de gestões anteriores

“Querer jogar tudo nas costas da prefeitura, quer dizer que então a prefeitura tem que corrigir a lambança que o governo do estado fez, e é bom que se diga, não foi no governo do governador Gladson Cameli não, foi no governo do PT, e isso é muito grave.”

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC articula com prefeito de Cruzeiro do Sul sobre Família Acolhedora

Publicado

em

Por

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora

Em agenda no Juruá, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari visitou nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. A magistrada esteve acompanhada da juíza de Direito titular Gláucia Gomes, da Comarca de Mâncio Lima, e do juiz de Direito substituto da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul, Luís Rosa.

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora, que seleciona famílias e fornece capacitação para que essas famílias recebam, em suas residências, até duas crianças, em regime de guarda provisória. O programa é executado pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com o TJAC, e a desembargadora-presidente, entusiasta nas causas da criança e do adolescente, dialogou com o prefeito de Cruzeiro do Sul para que ele também faça parte da ação.

“Não há restrições de gênero, raça ou orientação sexual, apenas é preciso cuidar, dar carinho e ter disponibilidade para atender temporariamente a criança ou adolescente. Contamos muito com a adesão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prefeito apresentou interesse na causa e vamos alinhar a questão”, disse a desembargadora.

Os juízes de Direito que acompanharam a presidente na agenda também compartilharam situações de famílias que acolhem as crianças e adolescentes em vulnerabilidade tanto no município de Mâncio Lima quanto em Cruzeiro do Sul.

O prefeito agradeceu pela visita, mostrou interesse em aderir à causa como forma de demonstrar respeito e inclusão permitindo que os jovens possam ter a esperança de uma vida melhor e garantiu que o assunto estará sendo trabalhado pela equipe da Assessoria Jurídica do município.

Estiveram presentes na agenda o secretário de Gestão, Matheus Lima; o secretário da Casa Civil, Ney Wilian; o secretário de Comunicação Chico Melo, e a controladora-geral, Marcelle Martins.

Família Acolhedora

O trabalho tem a missão de propiciar que crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, sejam recebidas em um lar e não direcionadas para instituições. Assim, essas crianças ou adolescentes ficam provisoriamente com famílias acolhedoras pelo período que se busca a reintegração na família biológica.

Em Rio Branco, é oferecida uma bolsa-auxílio de um salário mínimo, para os cuidados necessários do infante.

Os participantes precisam estar sempre cientes de que o serviço de acolhimento familiar é, por natureza, provisório, uma vez que a qualquer momento a criança ou adolescente acolhido pode ser reinserido na família de origem, se houver a possibilidade. Portanto, ao entrar para o programa o participante deve saber que os laços afetivos devem ser construídos com base na devolução futura do menor ao núcleo familiar biológico.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Asfalta Rio Branco mostra resultado de trabalho em vários bairros da cidade

Publicado

em

Por

O programa Asfalta Rio Branco da prefeitura da capital vem demonstrando resultados positivos em todos os bairros da cidade. Exemplo disso pode ser visto na Avenida Amadeu Barbosa, onde os trabalhos de tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica estão em pleno andamento. Em toda avenida, os pontos comprometidos terão intervenção da empresa construtora GBM, contratada pela prefeitura.

“Temos que aproveitar o verão para fazer um bom trabalho”  (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)

O encarregado de obras, Teomarcos Silva, falou dos resultados até aqui.

“O verão está chegando aí para dar continuidade a essas obras. Aproveitar o verão que é muito curto no nosso estado. Então a gente tem que aproveitar o máximo para fazer um bom trabalho e aproveitar bem essa parte do verão.”

Já no Bairro Santa Helena, na regional Vila Acre, a rua Rosa de Saron com a Jerusalém está em fase final. No local, a empresa Impacto Terraplenagem e Construção está com quatro frentes de serviço, com mais de 40 homens trabalhando, além de máquinas pesadas. Mais de trezentas toneladas de asfalto estão sendo aplicadas em tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica, trabalho bem feito que tem agradado quem mora no bairro.

“Graças a Deus, está bom, estava muito ruim. Agora está melhorando, indo pra frente.  Estão mexendo em toda a rua aqui no bairro. Começou lá embaixo, agora está chegando aqui já”, disse o aposentado, Rubens Luiz.

Fabiana: “Hoje concluimos essa primeira etapa” (Rodilson Bardales/Assecom)

Segundo a engenheira civil da empresa Impacto, Fabiana Barroso, desde o dia 8 de abril, a equipe responsável pelo serviço de tapa-buracos entrou em ação no bairro Santa Helena seguindo as prioridades estabelecidas pela prefeitura focando, segundo ela, principalmente os corredores de ônibus. A primeira etapa está prestes a ser concluída, com planos de avançar para a Vila Acre.

“Nesse momento, a gente já está concluindo. Hoje a gente conclui essa primeira etapa e, amanhã, se tudo der certo, nós já vamos entrar na Vila Acre, trabalhando na travessa do Mineiro e, em seguida, na travessa Bom Jesus.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo