Geral
ONGs acionam STF para investigar uso de emendas em desmate ilegal no Acre

Foto: Divulgação/Sema
Entidades de combate à corrupção solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para apurar o uso de máquinas compradas com emendas parlamentares que resultaram em desmate ilegal e invasão de terras indígenas no interior do Acre. O pedido foi protocolado na última terça-feira, 21, e cita especificamente casos envolvendo a construção do Ramal Barbary, entre Porto Walter e Cruzeiro do Sul.
De acordo com a petição, assinada pela Transparência Internacional, Transparência Brasil e Contas Abertas, o maquinário adquirido com recursos públicos foi usado sem licenciamento ambiental, gerando impactos socioambientais significativos para comunidades locais, incluindo a Terra Indígena Jaminawa do Igarapé Preto. “Esses recursos, distribuídos sem avaliação de riscos socioambientais, acabam por possibilitar condutas ilícitas com graves impactos sobre o meio ambiente e povos indígenas”, afirma o documento.
A série de reportagens da Folha, que motivou a petição, revelou que deputados e senadores destinaram desde 2015 mais de 1.600 máquinas pesadas para estados da Amazônia Legal, incluindo o Acre, com verbas ao menos três vezes superiores às aplicadas em ações de proteção ambiental na região. A reportagem mostrou que parte desse maquinário foi utilizada para abrir estradas e ramais de forma irregular, muitas vezes beneficiando diretamente propriedades ligadas a políticos locais.
No caso do Ramal Barbary, a obra não só invadiu terras indígenas, como também passou por áreas de propriedade da família do deputado federal Zezinho Barbary (PP-AC), que na época era prefeito de Porto Walter. Em entrevista à Folha, Barbary afirmou que “faria tudo de novo” e descreveu as exigências legais como “burocracia”, alegando que sua conduta visava tirar o município do isolamento.
O ministro Flávio Dino, relator do principal processo sobre emendas parlamentares no STF, será responsável por decidir sobre as medidas requeridas pelas entidades, que incluem acionar a Polícia Federal e órgãos ambientais para avaliar os riscos do uso de maquinário público em atividades de desmatamento ilegal.
Comentários
Geral
Colisão entre motocicletas deixa uma pessoa ferida em Tarauacá

Um acidente envolvendo duas motocicletas, uma Honda Biz e uma Honda CG Start, foi registrado na manhã desta sexta-feira, 14, no cruzamento da rua Dr. Sansão Gomes com a rua Quintino Bocaiúva, em Tarauacá (AC).
De acordo com informações da Polícia Militar, a condutora da Biz sofreu escoriações nos braços. Já o entregador de gás que pilotava a CG Start não apresentou ferimentos aparentes no momento da ocorrência
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada pelos policiais e prestou atendimento médico à mulher ferida ainda no local.
Durante a checagem dos documentos, os militares constataram que a condutora da Biz estava com a Carteira Nacional de Habilitação vencida desde 26 de junho de 2024, o que configura infração prevista no artigo 162, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro. A Polícia lavrou o Auto de Infração de Trânsito (AIT).
O Boletim de Ocorrência foi registrado e encaminhado à Polícia Civil para os procedimentos legais.
Com informações do Extra do Acre
Assista ao vídeo:
Comentários
Geral
Polícia Militar age rápido, identifica autores e recupera bens roubados em assalto a farmácia de Rio Branco

A Polícia Militar do Acre (PMAC) recuperou, na noite de quinta 13, todos os bens levados de funcionários e clientes durante o assalto a uma farmácia na Avenida Ceará, em Rio Branco. A ação envolveu equipes do 1º e 3º Batalhões, que localizaram e detiveram dois suspeitos pouco depois do crime.
Segundo testemunhas, dois homens armados invadiram o estabelecimento, recolheram celulares e duas motocicletas e trancaram as vítimas no banheiro. No local, os militares colheram relatos e identificaram os aparelhos que ainda tinham rastreamento ativo, passo que orientou o deslocamento das equipes.
O sinal de um dos celulares apontava para o bairro Andirá. As guarnições seguiram para a Rua Safira e avançaram a pé para evitar que os suspeitos percebessem a aproximação. Ao chegarem ao ponto indicado, dois indivíduos correram para dentro de uma residência. Dentro da casa, os policiais encontraram homens com roupas idênticas às vistas nas imagens apresentadas pelos funcionários.
Eles confessaram a autoria do roubo e informaram onde haviam escondido os objetos e as motocicletas. Nos locais indicados, as equipes recuperaram celulares, capacetes, mochilas, caixas de som, televisores, videogame e as duas motos. A arma usada no assalto não foi encontrada.
Os detidos foram conduzidos à Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com o material recuperado, e ficaram à disposição da Polícia Civil para continuidade das investigações.

Comentários
Geral
Criança cai de cavalo e é resgatada por bombeiros em ramal de Xapuri
Uma criança de 8 anos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre após cair de um cavalo em um ramal de difícil acesso, na zona rural de Xapuri. O chamado foi registrado por volta das 18h50, mobilizando a guarnição de salvamento do município.
Ao chegar ao local, a equipe constatou que a vítima apresentava suspeita de fratura no fêmur direito.
Devido às condições do ramal, a viatura conseguiu avançar apenas até certo ponto, obrigando os militares a seguirem o restante do percurso em um quadriciclo.
A criança recebeu imobilização no local, e a maca foi fixada ao quadriciclo para permitir um transporte seguro até onde a viatura aguardava.
Em seguida, a vítima foi conduzida ao hospital para atendimento médico.

Você precisa fazer login para comentar.