fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

OAB/AC inaugura parlatório da advocacia Romano Gouvea no quartel do Bope

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) inaugurou, nesta quarta-feira, 18, uma sala no quartel do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O local, que dispõe de dois computadores, ar-condicionado e mobília, será utilizado tanto como parlatório entre advogado e cliente quanto como sala de apoio.
Estiveram presentes advogados criminalistas, dirigentes da Ordem e do Comando da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), além de representantes da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no Abracrim no Acre (Abracrim-AC).

O espaço, que faz parte da Unidade Penitenciária 7, situada dentro do Bope, recebeu o nome do advogado criminalista Romano Gouvea, falecido em maio deste ano, aos 48 anos de idade. Conhecido por sua atuação na seara criminal, Dr. Romano era figura popular e muito querida entre os colegas da Ordem e deixou um legado de militância e amor pela advocacia.

Euda Lopes Fernandes Gouvea, mãe do advogado, também esteve presente no ato de inauguração do Parlatório Romano Gouvea.

“A inauguração desta sala muito me satisfaz porque tudo o que o advogado quer, quando exerce seu trabalho, é fazer Justiça. E aqui nossos colegas terão melhores condições de trabalhar. E, além disso, estamos homenageando o doutor Romano, que sempre defendeu a advocacia criminal com muito empenho”, destacou Carlos Roberto Medeiros, presidente da Advocacia Criminal.

O presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, explicou que no convênio com o Bope, o espaço, quando não estiver em uso enquanto parlatório, poderá ser utilizado como sala de estudos para a remissão da pena dos reeducandos que ali estão detidos.

“Essa é uma iniciativa positiva tanto para a advocacia, que ganha mais um espaço, quanto para a sociedade, pois através dela a OAB também cumpre seu papel social, colaborando com o Sistema de Justiça”, disse Aiache.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mailza Assis sanciona lei que autoriza enfermeiros a realizar suturas simples no estado

Publicado

em

Entende-se por sutura simples, aqueles procedimentos realizados para a união da pele em feridas corto contusas acidentais e superficiais de pele e/ou estabilização externa de dispositivos sob a pele, com utilização de fio e agulha.

A lei entra em vigor a partir de sua publicação

A vice-governadora Mailza Assis sancionou nesta segunda-feira (7), na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), o projeto de lei de autoria do deputado Adailton Cruz que cria o protocolo de pronto atendimento de sutura simples pelo profissional enfermeiro no Estado.

Com a sanção da lei e a padronização do serviço, os enfermeiros das unidades de saúde estão autorizados a realizar sutura simples. Entende-se por sutura simples, aqueles procedimentos realizados para a união da pele em feridas corto contusas acidentais e superficiais de pele e/ou estabilização externa de dispositivos sob a pele, com utilização de fio e agulha.

A lei prevê que o protocolo agiliza os atendimentos de pronto socorro no Estado, com o foco de desafogar o serviço de emergência, prestando aos cidadãos um atendimento excelência com humanidade ética.

“É de competência do profissional enfermeiro a realização de sutura simples em pequenas lesões, em ferimentos superficiais de pele, anexos e mucosas e a aplicação de anestésico local injetável e demais procedimentos de rotina assemelhados já aprovados na instituição de saúde”, diz um trecho da lei.

“Os ferimentos superficiais são considerados aqueles ferimentos corto contusos abertos e limpos que atingem camadas da pele até a hipoderme. É vedada a sutura de ferimentos profundos, como os que atingem músculos, nervos e tendões”, continua.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gerlen chora abraçado com o pai ao receber vitória em Sena; eleitores lotam avenida

Publicado

em

Quando confirmada a vitória, Gerlen chorou e foi abraçado pela família e amigos. Além disso, chorou junto com o pai. 

Ele foi eleito com mais de 50% dos votos e disputava contra Gilberto Lira, do União Brasil

O deputado federal Gerlen Diniz, do Progressistas, foi eleito prefeito de Sena Madureira com 54,25% dos votos válidos nas eleições deste domingo (6).

Ele acompanhou a apuração dos votos na casa dos pais dele. Quando confirmada a vitória, Gerlen chorou e foi abraçado pela família e amigos. Além disso, chorou junto com o pai. 

Um vídeo publicado nas redes sociais dele mostra uma multidão de eleitores na frente da casa da família Diniz, para comemorar a vitória de Gerlen.

Deputado federal Gerlen Diniz, do Progressistas, foi eleito prefeito de Sena Madureira com 54,25% dos votos válidos nas eleições deste domingo

O prefeito eleito conseguiu a vitória após uma disputa acirrada com o deputado estadual Gilberto Lira, do União Brasil, escolhido como sucessor do prefeito Mazinho Serafim.


Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Candidato eleito desloca o braço durante comemoração da ‘vitória’ em Tarauacá

Publicado

em

Durante a comemoração, que ocorreu pelas ruas do município, o futuro gestor acabou deslocando o braço, como explicou ele por meio de vídeos

Rodrigo Damasceno, do PP, foi eleito no último domingo (6) prefeito de Tarauacá (AC) para os próximos quatro anos 2025/2028. Durante a comemoração, que ocorreu pelas principais ruas do município, o futuro administrador acabou deslocando o braço, como explicou em suas redes sociais nesta segunda-feira (7).

“No meio da nossa comemoração, de tanta força, meu braço acabou saindo do lugar. Já tinha saído antes, fiz uma cirurgia e ontem saiu de novo. Então eu peço desculpa por não ter comemorado tanto com vocês. Não ter lhe abraçado, não ter ligando ainda para você para agradecer todo o seu empenho. Mas saiba que eu estou muito grato a toda a nossa população”, informou.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo