fbpx
Conecte-se conosco

Acre

“O PT não pode mais ficar deitado em berço esplêndido”

Publicado

em

blog_do_nelson_liano

Conversei nessa terça, 27, com o senador acreano Jorge Viana (PT). Conforme a coluna já havia adiantado, Jorge anda muito preocupado com o rumo da política no Brasil. Não concorda com determinadas práticas do seu partido nem a nível nacional e nem estadual. “O PT não pode ficar deitado em berço esplêndido senão vamos ser condenados pela opinião pública sem julgamento. Os legados do PT no Acre e no Brasil estão se perdendo pelas suspeições de corrupção e mal feitos. São inegáveis os avanços sociais do país a partir das gestões do PT. Mas existe um comodismo que pode ter um preço alto. O grande problema é um defeito nosso que não fizemos a necessária Reforma Política. Essa é a raiz dos problemas que a democracia brasileira enfrenta. Qualquer grande partido que assumir o Governo nessa conjuntura terá dificuldade de governar e ficará refém dos pequenos partidos e dessa “coisa ruim” e rasteira que existe atualmente na política. A política virou sinônimo de “coisa ruim”. Deixou de ser um instrumento para as grandes transformações sociais e, a opinião pública detectou. E os culpados são os políticos profissionais que não pensam no coletivo. Para eles não interessam mudanças que a Reforma Política poderá trazer. Para esse quadro mudar é preciso urgente uma pressão popular. Afinal, não se pode frustrar o sonho das pessoas,” desabafou.

corte_02

Ativo
Jorge Viana está empenhado em manifestar as suas opiniões internamente. Tem participado mais ativamente das gestões da Capital e do Estado. No Senado poderá continuar a ser vice-presidente do Senado ou presidente de uma das mais importantes comissões da Casa, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

Equilíbrio necessário
O senador acha importante a eleição do deputado federal Sibá Machado (PT) à liderança da bancada do PT na Câmara dos Deputados. Ele acha que isso poderá trazer grandes vantagens ao Acre. E também admite que a liderança de Sibá traria um equilíbrio interno maior ao PT acreano.

Jogo acertado
A eleição para a mesa diretora da ALEAC não trará nenhuma novidade. Aquilo que a imprensa tem divulgada deverá se confirmar na sessão inaugural da Casa no próximo domingo, dia 1. Ney Amorim (PT) será o presidente, Manoel Moraes (PSB) o secretário e Éber Machado (PSDC) o vice-presidente.

Regimento esquecido
Segundo regimento interno da ALEAC a eleição da mesa diretora deveria acontecer só na terceira sessão. A questão foi levantada pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Mas como isso acarretaria também numa paralização de 15 dias dos trabalhos legislativos resolveram votar na primeira sessão mesmo.

Projeto à vista
Os disparates do Regimento Interno da ALEAC já gerou uma primeira missão à deputada Sinhasique. Ela vai apresentar um projeto para mudanças no Regimento que se adequem a atual realidade da Casa.

Osso duro de roer
Manoel Moraes me contou que ficou mais de três horas reunido com o novo deputado Raimundinho da Saúde (PTN) para resolver a questão da eleição da primeira secretaria. Apesar de toda conversa parece que Raimundinho ainda não está completamente convencido.

Mais pretendentes à prefeitura de Rio Branco
Na coluna anterior citei alguns personagens da política acreana que poderão se candidatar, em 2016, na Capital. Mas esqueci do nome da candidata a deputada federal derrotada Marfisa Galvão (PSD). A esposa do senador Petecão (PSD) continua fazendo política como se estivesse ainda em campanha.

Estilo próprio
Marfisa tem uma maneira própria de fazer política. Quem pensa que a mulher vive à reboque de Petecão se engana. Ela perdeu a eleição para federal por menos de 100 votos e continua a frequentar as comunidades de Rio Branco.

Sem nada a perder
Uma possível candidatura de Marfisa à prefeitura da Capital só trará ganhos ao seu partido. Mantém vivo o seu nome e ainda poderá dar possibilidade da mulher mostrar as suas ideias em relação a gestão pública.

Mais um jurista pretendente
O advogado Leandrius Munis me escreveu o seguinte: “Não tem nada ganho e nem perdido. Já anunciei ao meu partido (PSDB) que sou pré-candidato à prefeitura de Rio Branco, em 2016.” Então está registrado.

Dois turnos
Rio Branco é o único munícipio do Acre que tem eleitores suficientes para a eleição municipal ser em dois turnos. Assim a tendência é realmente que surjam muitos pretendentes em 2016. A tese de união das oposições fica mais difícil de emplacar.

Líder
O deputado estadual Lourival Marques Filho (PT) será o líder do PT na ALEAC. Jonas Lima (PT) não aceitou a espinhosa missão. Afinal teria que lidar no dia-a-dia com alguns desafetos internos do partido. Fica claro que Jonas, que é de uma tendência interna divergente, a DS, gosta da independência. Não sendo líder poderá fazer um mandato menos comprometido com as questões partidárias. Levará seu barco politicamente conforme as conveniências do momento. Elogiar e criticar conforme o momento. Assim realmente é bem mais fácil…


Fonte:ac24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo