fbpx
Conecte-se conosco

Flash

“O Acre é o segundo em excelência na gestão de convênios do Brasil”, diz secretário Ricardo Brandão à bancada federal

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da coordenação técnica da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 5, uma reunião com a Bancada Federal. Foram apresentadas aos deputados federais e senadores os projetos prioritários nas diversas áreas para investimentos que resultem em melhorias no desenvolvimento econômico e social do estado.

Foram apresentadas aos deputados federais e senadores os projetos prioritários nas diversas áreas para investimentos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O coronel Ricardo Brandão, secretário de Planejamento, tranquilizou os parlamentares sobre a eficiência da aplicação de recursos das emendas parlamentares pelo governo.

“Estamos garantindo que as obras terão um ritmo maior de execução. Reconhecemos que, ao longo dos anos, não só no nosso governo, mas também nos anteriores, sempre houve uma certa dificuldade em executar os recursos de emendas. Mas a nossa proposta agora é garantir 100% de execução das obras e a compra de instrumentos e equipamentos. Atualmente, segundo o site do Ministério da Economia, o Acre é o segundo estado no Brasil em excelência na gestão de convênios. Isso demonstra que estamos no caminho certo. Por isso, estamos estruturando as nossas áreas de planejamento, gestão e infraestrutura”, afirmou o secretário.

Ricardo Brandão revelou, ainda, aos deputados e senadores, que não existem conflitos entre a destinação de emendas para o Estado e para os municípios.

“Na verdade, até estimulamos que as emendas parlamentares de projetos de interesse dos municípios sejam destinadas diretamente às prefeituras. Para o Estado devem ficar as obras estruturantes. A ideia é dividir forças para depois somar, a fim de que os benefícios cheguem à população do nosso estado”, salientou Ricardo Brandão.
A governadora em exercício, Mailza, ressaltou a importância da união de todas as forças políticas acreanas em torno de projetos de interesse da população.

“O diálogo com a bancada é muito importante. A presença dos nossos parlamentares federais aqui no Acre para conversar sobre os recursos pendentes e aqueles que precisamos no estado é fundamental. Uma reunião com a efetiva participação dos nossos deputados federais e senadores demonstra o interesse em haver uma união para investimentos sociais relevantes para a nossa população”, argumentou a governadora em exercício.

A visão dos parlamentares

O coordenador da Bancada Federal do Acre, senador Alan Rick (UB), elogiou a iniciativa da realização da reunião técnica entre governo e parlamentares federais.

Senador Alan Rick. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Nós, senadores e deputados federais, teremos o montante de R$ 718 milhões entre emendas individuais e de bancada. Isso vai representar um incremento à economia do Acre através de investimentos na saúde, infraestrutura, na agricultura, entre outros. A bancada quer acompanhar a execução desses convênios. É isso que vamos alinhar com a equipe de governo para que essas obras sejam entregues para a população com celeridade. Mas eu vejo o governo dedicado a contratar mais profissionais na área de projetos para aumentar a sua força técnica de modo que esses investimentos cheguem à população”, ponderou Alan.

O senador Sérgio Petecão (PSD) também elogiou a iniciativa da reunião.

Encontro foi palco de debate para o desenvolvimento do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Estamos debatendo com o governo do Acre quais as prioridades para alocarmos emendas parlamentares. É uma iniciativa louvável do governador Gladson Cameli convidar os deputados federais e senadores acreanos para iniciarmos esse processo. Acredito que será importante realizarmos vários encontros para que possamos firmar compromisso com a equipe técnica do governo, dando celeridade, para que esses recursos cheguem à população”, disse ele.

O deputado federal Zezinho Barbary também acredita que a questão técnica é fundamental para elaboração de projetos que beneficiem os acreanos.

“A nossa preocupação é que esses recursos sejam aproveitados em projetos bem elaborados. O Acre ainda depende das emendas e dos recursos federais. Como já fui vereador e prefeito, sei da importância desses recursos para os investimentos sociais, ressaltando que, através da máquina do governo, muitos desses benefícios podem chegar a municípios que não têm condições técnicas para recebê-los”, finalizou o deputado federal Zezinho Barbary (PP).

Participaram, ainda, da reunião os deputados federais Roberto Duarte (Republicanos), Socorro Neri (PP), Antônia Lúcia (Republicanos), coronel Ulysses (UB) e o senador Márcio Bittar (UB). Pelo governo do Acre, praticamente todos os secretários de Estado estiveram presentes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia promove formação para professores de Educação Infantil

Publicado

em

A cidade de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, dá início a um importante percurso formativo para os professores do Ensino Infantil. Com o objetivo de promover a oralidade, leitura e escrita nesta etapa crucial da educação, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na noite de terça-feira, 23 de abril, cerca de 70 professores da rede municipal de Educação Infantil se reuniram para o primeiro encontro desta formação. O evento contou com a presença de autoridades educacionais, incluindo o Coordenador de Ensino, Jesus Bispo, a Coordenadora de Ensino Infantil, Elizangela Ferreira, e a Gestora da Escola Menino Jesus, Maria Castro.

O principal objetivo desta iniciativa é garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida escolar. A formação visa capacitar os professores para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e alfabetização das crianças, fundamentais para o seu sucesso acadêmico futuro.

Este compromisso com a formação continuada dos educadores reflete o empenho da Prefeitura de Brasiléia em oferecer uma educação infantil de excelência, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Alvo da Operação “Portas Abertas” tem habeas corpus negado

Publicado

em

O policial penal Romilson da Silva, foi preso no dia cinco deste mês, em Rio Branco. O agente de segurança pública, foi um dos alvos da Operação Portas Abertas, deflagrada pela Policia Civil.

A ação policial investiga uma possível facilitação de agentes públicos, na rebelião que deixou cinco mortos, em julho do ano passado, no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves.

Quase três semanas após a operação da operação. A defesa do policial penal ingressou com a liminar de um habeas corpus.

No recurso, o advogado alegou que não há justificativa para a decretação da prisão preventiva e destacou que o Romilson, tem condições pessoais favoráveis, como bons antecedentes e residência fixa.

Mas na decisão, que negou o pedido, o desembargador Francisco Djalma disse, que a concessão de medida liminar em sede de habeas corpus, só é admitida em caráter excepcional, quando houve flagrante ilegalidade ou abuso de poder.

Ele disse também, que o juiz de primeiro grau, justificou a prisão do policial penal para a garantia da ordem pública.

Ainda na operação deflagrada no dia cinco deste mês, outros quatro policiais penais foram afastados das funções por 90 dias.  O inquérito do caso, ainda não foi finalizado.

Comentários

Continue lendo

Flash

OPERAÇÃO PF PF deflagra operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a produção, o compartilhamento e o armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Participaram da ação seis policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco/AC.

Os policiais objetivam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação do investigado nos fatos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos na prática criminosa.

A investigação teve início em dezembro de 2023 a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.

Se confirmada as hipóteses criminais, o investigado poderá responder pelos delitos de produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo