Conecte-se conosco

Cotidiano

Novo concurso da Polícia Civil de Rondônia vai exigir nível superior para todos os cargos

Publicado

em

No final do ano passado, o Governo, por meio da deliberação da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), divulgou autorização de diversos concursos para compor a carreira policial do Estado em 2021, em especial, o da Polícia Civil de Rondônia (PC-RO).

Vale lembrar que as vagas a serem ocupadas decorrem de intervalo de tempo ‘interstício legal’ e de abertura de vagas seja decorrente de aposentadoria, exoneração, demissão, óbito, entre outros.

assessoria

Prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, a polícia judiciária do Estado vai ofertar 379 vagas distribuídas em seis cargos: 10 vagas para delegado, 10 para médico legista, 175 para agentes de polícia, 120 para escrivão, 50 para perito papiloscopista e 14 para técnico em necropsia, todos de nível superior completo.

Todos os cargos possuem jornada semanal de 40 horas, com dedicação exclusiva às atividades do cargo, respeitadas suas peculiaridades, podendo ser convocado a qualquer tempo, a critério da administração.

Conforme a Lei Complementar nº 68, de 09 de dezembro de 1992, as promoções da atividade da PC ocorrem de quatro em quatros anos de efetivo exercício pelos critérios de antiguidade (maior tempo de efetivo exercício na classe) e merecimento(demonstração positiva durante a sua permanência na classe).

A promoção, é a elevação gradual e seletiva à classe imediatamente superior daquela a que pertença. Vale lembrar que as vagas a serem ocupadas decorrem de intervalo de tempo ‘interstício legal’ e de abertura de vagas seja decorrente de aposentadoria, exoneração, demissão, óbito, entre outros.

De acordo com os dois últimos concursos realizados pela instituição deflagrados, um em 2009 e outro em 2014, o ingresso, a nomeação e a posse em cargos ocorreram mediante aprovação em concurso público realizado em fases eliminatórias, sendo elas de provas e títulos, exigindo-se formação em nível superior; frequência e aprovação no curso de formação da Academia de Polícia e de outras etapas mediante resolução, como é o caso do Teste de Aptidão Física (TAF). Para os cargos de delegado de polícia e médico legista, sucederam-se ainda prova oral.

Considerando que atualmente a solicitação de concurso somente obteve aprovação do Governo, os procedimentos necessários ainda estão em andamento, como contratação de empresa para elaboração e execução do certame. A fim de ter uma noção de como ocorrerá a etapa do TAF, o diretor-geral da PC em Rondônia, Samir Fouad Abboud sugere que os futuros candidatos busquem editais de concursos anteriores, assim como editais de outros estados para se basearem.

A quem se interessar em começar os estudos, assim como se preparar fisicamente, o diretor-geral afirma que será necessário muita dedicação e esforço e dá dicas para buscar cursos preparatórios para a carreira policial, assim como iniciar a prática de atividade física, desde já. Demonstrando ansiedade em receber os futuros policiais civis aprovados e para motivar os concurseiros, ele pontua claramente a missão e o compromisso que a carreira exige.

“Ser policial é um sacerdócio, é uma profissão muito dinâmica, para a qual o policial civil deve ser vocacionado para o desempenho, exige capacidade e iniciativa, responsabilidade, comprometimento com o trabalho a ser realizado, controle emocional, visto que a missão do policial é cumprir a lei e promover a justiça social, muitas vezes colocando sua vida em risco para proteger a sociedade”, esclarece Fouad Abboud.

À Polícia Civil incumbe a preservação da ordem jurídica, da paz social, do regime democrático, do Estado de Direito e, com exclusividade, o exercício das funções de Polícia Judiciária e a apuração de infrações penais no combate à criminalidade e à violência, através da complexa atividade de investigação criminal, a qual requer conhecimento de métodos, técnicas e tecnologias específicas, além do conhecimento jurídico necessário para evitar arbitrariedades e violações de direitos. Conforme a instituição, a PC preocupa-se com a elucidação dos crimes que ocorrem na sociedade, colaborando diretamente com a defesa dos direitos fundamentais do cidadão.

CARGOS PARA CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL

Baseado nos concursos anteriores, as atribuições e requisitos exigidos do seis cargos a serem ofertados são:

Delegado

ATRIBUIÇÕES: dirigir as atividades administrativas, de pessoal, logísticas e operacionais; instaurar e presidir Inquéritos Policiais, Termos Circunstanciados, procedimentos de apuração de ato infracional, lavrar Autos de Prisão em prisão em flagrante ou de apreensão de adolescente e outros procedimentos; concede liberdade provisória aos presos que atuarem em flagrante delito (com fiança ou sem fiança), entre outros.
REQUISITOS: Diploma em curso de nível superior completo de bacharel em Direito, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, exigindo-se, no mínimo, três anos de atividade jurídica. A exigência de tempo de atividade jurídica será dispensada para os que contarem com, no mínimo, três anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial.

Médico Legista

ATRIBUIÇÕES: supervisionar e executar perícias médico-legais em geral; realizar pesquisas de novos métodos na área de medicina legal e produzir estudos, informações e pareceres técnicos; executar necropsias ou exames necroscópicos em humanos, em partes de cadáveres putrefeitos e esqueletizados; executar perícias de exumação; coletar amostras biológicas de humanos, realizar exames perícias em vivos, entre outros.
REQUISITOS: Diploma devidamente registrado pelo órgão competente de conclusão de curso de graduação em Medicina, Registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH)- categoria “B”, no mínimo.

Agente de Polícia

ATRIBUIÇÕES: proceder diligências investigatórias e do serviço policial; efetuar prisões de pessoas em flagrante e cumprir mandados judiciais de prisão; conduzir presos e remanejá-los por meio de escoltas, proceder à realização de busca e apreensão, interceptações telefônicas, infiltrações, ação controlada, captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos; dirigir veículos automotores em diligências e missões; manusear arma de fogo do acervo policial e apreendido, entre outros.
REQUISITOS: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH-categoria “B”, válida.

Escrivão de Polícia

ATRIBUIÇÕES: formalizar os atos e determinações do Delegado de Polícia Judiciária; fiscalizar os trabalhos cartorários das delegacias; expedir, mediante requerimento certidões, traslados, requeridos por interessados, pelo Poder Judiciário, Ministério Público ou autoridades administrativas competentes; reduzir a termo, declarações apresentadas por pessoas relacionadas a procedimentos investigatórios, entre outros.
REQUISITOS: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH – categoria “B”, válida.

Perito Papiloscopista

ATRIBUIÇÕES: realizar perícias oficiais, assim como as papiloscópicas, necropapiloscópicas e prosopográficas, elaborando os seus respectivos laudos; coletar vestígios papilares encontrados em locais de crimes,; realizar pesquisas laboratoriais com reagentes para revelação de impressões e fragmentos papilares, bem como para regeneração de tecidos; elaborar retratos falados, projeções de rejuvenescimento e envelhecimento, disfarces, representação facial, entre outros.
REQUISITOS:Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH-categoria “B”, válida.

Técnico em Necropsia

ATRIBUIÇÕES: remover e transportar cadáveres do local em que se encontrem até o Instituto Médico-Legal – IML; auxiliar o médico nas necropsias e exumações; auxiliar nas operações e dissecações, recomposições, suturas e pesagem de cadáveres, sob orientação direta do médico-legista; registrar a entrada e saída dos cadáveres no IML.
REQUISITOS: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH-categoria “B”, válida.

Comentários

Cotidiano

Barcelona e Manchester United jogam neste mês pela Liga Europa

Publicado

em

Os dois clubes vão participar de dois duelos na nova fase da competição.

O mês de fevereiro vai ser marcado pelo retorno das maiores competições do futebol europeu. Entre elas, estará a Liga Europa. Em sua fase que antecede as oitavas de final, várias equipes de destaque vão entrar em campo para vários grandes duelos. Entre eles, serão realizadas dois Barcelona entre Manchester United.

Os jogos de ida e volta entre o Barça e os Red Devils, assim como os dos outros times, vão ser disputados em um período de uma semana, nos dias 16 e 23. A primeira partida será realizada no estádio Camp Nou, a partir das 14h45, e a segunda no estádio Old Trafford, com o apito inicial marcado para as 17h.

Barcelona

O Barcelona encerrou a sua campanha na fase de grupos da Liga dos Campeões na 3ª colocação do Grupo C, com um total de 7 pontos. O retrospecto da equipe na competição foi de 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. 

Como resultado dessa sequência, o Barça não avançou para o mata-mata nas disputas pela Orelhuda, mas conquistou a oportunidade de jogar pelo título da Liga Europa.

Manchester United

O United terminou a fase de grupos da Liga Europa na segunda colocação do Grupo E. Ao todo, os Red Devils conquistaram 15 pontos com uma campanha de 5 vitórias e uma derrota.

Liga dos Campeões

Fãs de futebol também devem ficar ligados no calendário para o retorno dos confrontos da Liga dos Campeões. A maior competição de clubes do futebol europeu dá o pontapé inicial na sua fase de oitavas de final no dia 14 de fevereiro com seus primeiros dois jogos. Confira mais informações sobre essas partidas abaixo:

14/02 – Milan x Tottenham Hotspur – Estádio Giuseppe Meazza, a partir das 17h

14/02 – Paris Saint-Germain x Bayern de munique – Estádio Parque dos Príncipes, a partir das 17h

Apostas

Interessados em fazer apostas nessas e em outras partidas das principais competições do futebol mundial, bem como em disputas de outras modalidades esportivas, como basquete e beisebol,  devem aproveitar para conhecer o site do F12.Bet. A plataforma também conta com um cassino online para os seus usuários.

Sobre o F12.Bet

Baseada nos pilares da facilidade, velocidade e experiência, a plataforma F12.Bet acolhe os seus jogadores com o que há de melhor no universo de apostas. Após um cadastro que pode ser realizado em segundos na ferramenta, é possível fazer seus lances nas mais diversas modalidades esportivas com um alto nível de segurança.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em cerca de 6h, chove 22,4% do esperado para todo o mês de fevereiro em Rio Branco

Publicado

em

Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros foram acionados para ocorrência de movimentação de terra em rua do bairro Quinze. Chuva intensa começou por volta das 5h desta quinta-feira (2).

Foto G1

A capital acreana amanheceu com uma forte chuva nesta quinta-feira (2) e, em cerca de seis horas, choveu 67 milímetros, o que representa 22,4% do esperado para todo o mês de fevereiro, segundo dados da Defesa Civil municipal.

Ao todo, é esperado para fevereiro um acumulado de 299 milímetros de chuva. Mas, somente nas últimas horas, já choveu o equivalente à média de sete dias de chuvas. Em janeiro, Rio Branco teve um volume de chuva abaixo do esperado, alcançando 270 mm, sendo que a expectativa era de 289,5.

Defesa Civil Municipal foi acionada para ocorrência de movimentação de terra em rua do bairro Quinze — Foto: Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco

Defesa Civil Municipal foi acionada para ocorrência de movimentação de terra em rua do bairro Quinze — Foto: Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco

Por conta da forte chuva, Rio Branco registrou ruas alagadas e, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão as equipes foram mobilizadas para atender uma ocorrência de movimentação de terra na Travessa Jucá, no bairro Quinze, região do Segundo Distrito da capital.

“Já estamos acompanhando a situação, juntamente com o Corpo de Bombeiros, e também junto com a Assistência Social do município. Essa é a principal ocorrência até agora que fomos acionados e os bombeiros também foram chamados para outras situações. Sobre os dados, em janeiro não choveu todo o esperado, mas lembrando que dezembro foi 110% a mais do que era esperado. Agora, fevereiro promete a repetição de dezembro, ou seja, que deve ultrapassar o esperado de chuvas”, disse Falcão.

O aumento no volume das chuvas também reflete no nível do Rio Acre. O manancial apresentou leve subida nas últimas 24 horas e saiu de 7,12 metros nessa quarta (1) para 7,44 metros nesta quinta (2).

Inmet alerta para o risco de chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre — Foto: Reprodução

Inmet alerta para o risco de chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre — Foto: Reprodução

Alerta de temporal

 

Um novo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitido nesta quinta-feira (2) alerta para o risco de chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre. O aleta laranja é válido até as 10h desta sexta (3).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 mm no dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Morre no Rio de Janeiro a jornalista Glória Maria

Publicado

em

Repórter fez história na TV Globo e combatia câncer desde 2019

Morreu na manhã de hoje (2) a jornalista Glória Maria. A informação foi confirmada pela TV Globo, emissora em que ela trabalhava desde 1971. Segundo a nota da Globo, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2019 e teve sucesso no tratamento por um período.

Porém, no ano passado o tumor passou por metástase para o cérebro e, após uma cirurgia, os tratamentos não fizeram mais efeito. Ela estava internada no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio

De acordo com a emissora, Glória foi a primeira repórter a entrar ao vivo e a cores no Jornal Nacional. Referência no jornalismo brasileiro, viajou o mundo fazendo reportagens para programas como o Fantástico e o Globo Repórter.

Com seu estilo descontraído e envolvente, mostrou ao Brasil culturas e lugares da África, Ásia e Oriente Médio, além de se aventurar no maior bungee-jump do mundo, em Macau, e descer de bote o Rio Colorado no Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Também entrevistou celebridades como Michael Jackson, Madonna, Harrison Ford, Nicole Kidman e Leonardo Di Caprio, além de cobrir a Guerra das Malvinas (1982), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo da França (1998).

Glória Maria deixa duas filhas, Maria (15) e Laura (14), que adotou em 2009.

Notas de pesar

Mulher negra pioneira no telejornalismo brasileiro, a morte de Glória Maria foi lamentada por autoridades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou sua trajetória profissional.

“Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras”.

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, lembrou da referência que Glória foi para a população negra.

“É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também destacou a importância da jornalista para as mulheres negras.

“Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”.

Edição: Maria Claudia

Comentários

Continue lendo

Em alta