fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Nove pacientes de cidades do interior do Acre são transferidos para hospitais de Rio Branco

Publicado

em

Na última sexta-feira (19) três pacientes que estavam internados no Into-AC foram transferidos para um hospital em Manaus, no Amazonas.

Nove pacientes de cidades do interior do Acre são transferidos para hospitais de Rio Branco — Foto: Reprodução

Por Andryo Amaral

Nove pacientes com necessidade de atendimento hospitalar foram transferidos, nessa terça-feira (23), de cidades no interior do Acre para hospitais da capital, Rio Branco. Desses, sete estão com Covid-19, sendo que dois foram transferidos já intubados.

A transferência é feita pelo transporte aeromédico até o Aeroporto Internacional de Rio Branco, onde o paciente é recebido e levado pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

________________________

Os pacientes transferidos são das cidades de Brasileia, Feijó, Santa Rosa do Purus e Tarauacá. Em Santa Rosa do Purus, com apenas um cilindro de oxigênio reserva, quatro pacientes tiveram que ser encaminhados para a capital. Todos com idades acima de 50 anos.

________________________

A primeira a ser transferida da cidade, que é uma das mais isoladas do Acre, foi uma mulher de 52 anos. Ela estava com 75% da saturação e usando 15 litros de oxigênio, mas não foi intubada. Depois, outras duas mulheres e um homem de Santa Rosa do Purus foram levados para a capital.

Recém-nascidos foram transferidos de Brasileia para Rio Branco em helicóptero — Foto: Arquivo/Samu

Além do resgate de pacientes com a Covid-19, as equipes do Samu também fazem a transferência de pessoas que estão com outros problemas de saúde.

Foi o caso de dois bebês recém-nascidos em Brasileia que foram levados de helicóptero para Rio Branco, um com infecção generalizada e outro prematuro, com necessidade de ser colocado em incubadora.

O médico Pedro Pascoal, que acompanhou algumas dessas transferências, informou que, em relação aos pacientes com Covid, a medida é preventiva. Segundo ele, as unidades de saúde no interior do estado não possuem estrutura adequada para atender essas pessoas.

“A gente está fazendo das tripas coração para tentar acolher todos. Estamos com projeto de ampliação de leitos, com programação de nos próximos dias estar efetivando, inicialmente, pelo menos, seis leitos de UTI no Alto Acre, tentando expandir para 10 num segundo momento e colocar capacidade máxima, que são 20 leitos de UTI. De uma certa maneira, a gente sabe que os interiores não têm estrutura, os colegas médicos e equipes de saúde se esforçam para estabilizar o paciente, da maneira como eles podem, e a resolutividade acaba sendo na capital”, afirmou.

Pascoal informou ainda que o maior problema do estado hoje é com relação à recursos humanos, muito além de equipamentos. Porque, segundo ele, os trabalhadores de saúde estão trabalhando no limite.

“Nós estamos conseguindo ampliar leitos de enfermaria, com certa dificuldade nos de UTI, mas nosso maior problema hoje não é equipamento e sim RH, todo mundo exausto, equipe de saúde no limite, não acabou a primeira onda e já começou a segunda.”

Alerta sobre falta de oxigênio

Esta semana, o Ministério Público Federal alertou sobre a possibilidade de faltar oxigênio em pequenos municípios acreanos. Após esse ofício, o Ministério da Saúde informou que iria aumentar o fornecimento do produto para o estado, com fluxo diário a partir de segunda-feira (22).

“O fluxo deverá ser iniciado já em 22 de março de 2021, sem previsão de ser interrompido. Imaginando a possibilidade de futuros aumentos de fluxo ou mesmo de necessidade de interrupção do fluxo, já está planejado e pronto para ser ativado um transporte adicional que pode chegar a até 10.000 m3/dia”, informou em resposta ao ofício.

Pandemia e colapso no Acre

O Acre registra 66.290 casos de Covid-19 e 1.201 mortes em decorrência da doença até essa terça (23), segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Na tentativa de reduzir o casos da doença no estado, o governo iniciou no dia 13 de março a adoção de medidas mais restritivas com o fechamento das atividades consideradas não essenciais no estado.

De acordo com o boletim de assistência, 20 pacientes aguardam na fila por um leito de UTI e outros dois por leito de enfermaria. Na última sexta-feira (19) três pacientes que estavam internados no Into-AC foram transferidos para um hospital em Manaus, no Amazonas.

O Pronto Socorro de Rio Branco e o Into-AC, onde funciona o maior hospital de campanha do estado, voltaram a registrar lotação máxima dos leitos de UTI. Foram oito dias seguidos com 100% de ocupação, na segunda-feira (22) a taxa foi para 90%, mas nesta terça eles voltaram a não ter mais nenhum leito vago.

O Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, que recebeu pacientes graves de Rio Branco registrou nessa terça ocupação de 73,1%. No estado, 377 pacientes estão internados. O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e 7.411,1 casos para cada 100 mil habitantes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sérgio Lopes inicia tratativas para o aniversário de Epitaciolândia

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira, 16 de abril, o gabinete do Prefeito Sérgio Lopes realizou uma reunião, onde gestores municipais para deliberar sobre as estratégias destinadas a celebrar o 32° aniversário do município de Epitaciolândia que acontece no próximo mês.

Sob a liderança do prefeito, Secretários e diretores municipais debateram meticulosamente planos e iniciativas voltadas para a efusiva comemoração que se aproxima.

O calendário festivo promete uma mescla diversificada de atividades, abrangendo desde competições esportivas até cerimônias institucionais, incluindo também inaugurações e a distribuição de benefícios à comunidade local.

O ponto culminante das festividades será o tão aguardado desfile cívico, tradição que marca o orgulho e a identidade cidadã da região.

Com um cronograma repleto de eventos, a administração municipal se empenha em proporcionar uma experiência memorável aos munícipes, promovendo o engajamento comunitário e reforçando os laços de pertencimento à cidade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Provas do Concurso Público da Prefeitura de Rio Branco serão aplicadas no próximo domingo

Publicado

em

As provas do Concurso Público da Prefeitura de Rio Branco serão aplicadas no próximo domingo (21). A banca organizadora do certame, o Instituto Verbena divulgou, nesta terça-feira(16), o local de realização da prova objetiva.

A consulta é individual devido ao cuidado com a segurança e integridade física do candidato, pois o mesmo pode estar em disputas judiciais ou sob proteção. Um exemplo são mulheres vítimas de violência doméstica que tem contra o agressor medida protetiva.

O local de prova sendo para consulta individual reduz o risco de que este agressor tenha acesso ao local e horário exatos que o candidato estará.

Foram homologadas um total de 52.347 inscrições.  O Concurso Público está dividido em dois editais (Nº001/2024 e Nº002/2024) devido às etapas que os cargos exigem. Os cargos do edital Nº002 exigem prova prática e teste de aptidão física, além da prova objetiva, já o edital Nº001 tem apenas a prova objetiva para a maioria dos cargos e a prova objetiva e de títulos para seis cargos.

Devido a essa diferença, foi feita a divisão em dois editais para que o processo do edital Nº001 não seja afetado pelo Nº002, garantindo desta maneira a agilidade na entrega do resultado final (previsto no cronograma para 23/05/2024) do edital Nº001, na homologação do mesmo e na convocação dos candidatos aprovados neste edital.

As provas serão aplicadas em 54 escolas na parte da manhã e à tarde em 73 escolas. Os portões serão abertos, às 7h e fechados, às 8h. Já no período da tarde serão abertos, às 14h e o fechamento, às 15h.

Neste concurso, o (a)  candidato deverá:

  1. Levar caneta fabricada em material transparente, nas cores azul ou preta;
  2. Levar garrafa plástica, fabricada com material transparente, para água.

Os cargos oferecidos são:

● Edital 001: Ensino fundamental – prova objetiva
■ Merendeira (Zona Rural e Zona Urbana)
■ Motorista (Zona Rural e Zona Urbana)

Ensino Médio – prova objetiva
■ Auxiliar de Farmácia (30h e 40h)
■ Auxiliar de Saúde Bucal
■ Assistente de Creche
■ Assistente Escolar (Zona Rural e Zona Urbana)
■ Agente Social
■ Agente de Fiscalização de Feiras e Mercados Municipais
■ Cuidador Social
■ Educador Social
■ Tradutor e Intérprete de Libras
■ Técnico em Gestão Pública

Ensino Médio/Técnico – prova objetiva
■ Técnico Agrícola
■ Técnico Ambiental
■ Técnico de Enfermagem (30h e 40h)
■ Técnico em Eletrocardiograma
■ Técnico de Laboratório
■ Técnico em Radiologia

Ensino Superior – prova objetiva
■ Administrador
■ Assistente Social
■ Analista Processual
■ Analista de Sistemas – especialização em Banco de Dados
■ Analista de Sistemas – especialização em Desenvolvimento
■ Back – End
■ Analista de Sistemas – especialização em Desenvolvimento
■ Front – End
■ Analista de Sistemas – especialização em Gestão de
■ Sistemas Computacionais
■ Analista de Sistemas – especialização em UX
■ Analista de Suporte – especialização em Banco de Dados
■ Analista de Suporte – especialização em Redes de
■ Computadores
■ Analista de Suporte – especialização em Segurança da
■ Informação
■ Analista de Tecnologia da Informação
■ Biomédico
■ Cirurgião Dentista
■ Cirurgião Dentista – Endodontia
■ Cirurgião Dentista – Periodontista
■ Cirurgião Dentista – Bucomaxilo Facial
■ Cirurgião Dentista – Protesista
■ Cirurgião Dentista – Atendimento com Especialidades
■ Especiais
■ Educador Físico
■ Enfermeiro (30h e 40h)
■ Enfermeiro Obstetra
■ Enfermeiro Estomaterapeuta
■ Engenheiro Agrônomo
■ Engenheiro de Software
■ Engenheiro de Telecomunicações
■ Farmacêutico
■ Farmacêutico Clínico
■ Fisioterapeuta
■ Fonoaudiólogo
■ Gestor em Saúde Pública
■ Médico Veterinário
■ Médico – Clínico Geral
■ Médico do Trabalho
■ Médico – Medicina da Família e Comunidade
■ Médico – Geriatra
■ Médico – Ginecologista
■ Médico – Pediatra
■ Médico – Psiquiatra
■ Nutricionista
■ Psicólogo
■ Psicólogo com Especialidade em Neuropsicologia
■ Terapeuta Ocupacional

○ Ensino Superior – prova objetiva e de títulos
■ Professor Educação Especial – AEE Zona Urbana
■ Professor Educação Especial – Bilíngue (Zona Rural e Zona
■ Urbana)
■ Professor Educação Especial Libras
■ Professor Educação Especial – Mediador Zona Rural
■ Professor Educação Infantil Creche
■ Professor Educação Física (Zona Rural e Zona Urbana)

Edital 002: Ensino Fundamental – prova objetiva e prática
■ Operador de Máquinas Agrícolas
■ Operador de Máquinas Pesadas

○ Ensino Médio – prova objetiva e teste de aptidão física
■ Agente Comunitário de Saúde
■ Agente de Endemias

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador visita reforma do Estádio Arena da Floresta que terá estrutura 100% modernizada

Publicado

em

Por Tácita Muniz, da Agência de Notícias do Acre

O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve visitando o Estádio Arena da Floresta, em Rio Branco, que passa por reforma e está com 60% da revitalização concluída. Com recursos próprios, o Estado investiu cerca de R$ 4,5 milhões na obra, que deve ser entregue no segundo semestre deste ano.

A visita do governador no estádio comprova o compromisso da gestão com as práticas desportivas de alto rendimento do futebol nos âmbitos estadual e nacional. Após a reforma, o estádio estará habilitado a sediar os jogos homologados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de atender um público de 13.784 pessoas em sua capacidade máxima.

O governador destacou que esta é uma forma de o estado estar em destaque. “É aquilo que sempre defendo, que o Acre tem que estar no protagonismo. Esporte é saúde, é vida e é cultura também. Então, quero agradecer a toda a equipe, em nome do secretário Ney Amorim, que vem revitalizando não só a Arena da Floresta, mas também outros espaços”, disse o governador.

Vale destacar que a reforma tem observado os critérios estipulados pelo Ministério do Esporte, de segurança e acessibilidade para todos. O estádio conta agora com uma estrutura moderna, com iluminação de LED, troca de toda a arquibancada e elevadores.

“Estabelecemos um novo padrão de cor, olhando um pouco para essa questão do verde da floresta. Então, tem um verde como padrão, como base. Foi trocado 100% do gramado, além dos anexos que nós estamos falando aqui do campo, do corredor, que tem a grama sintética, que nós também fizemos a substituição. Aqui serão realizados os jogos profissionais somente. O estádio já tem uma normativa que não autoriza jogos amistosos ou particulares, somente os jogos do calendário da Federação, e a Federação está acompanhando com a gente os jogos. Se nós nos classificarmos para a Copa do Brasil, entre outros campeonatos, com certeza o estádio estará pronto para receber”, disse o secretário de Esporte, Aberson Carvalho.

Para o secretário adjunto de Esportes, Ney Amorim, a presença do governador reforça o compromisso que ele tem com o esporte e com os atletas.

“É uma alegria poder receber o governador vistoriando essa obra, que foi algo que ele nos pediu muito, para que a gente pudesse executar o mais breve possível. O gramado já está pronto, as arquibancadas em 40 dias estarão prontas, todas trocadas, tudo pintado direitinho, acessibilidade, segurança, elevadores. Então, em breve, nós vamos estar entregando esse belo palco”, pontuou.

Comentários

Continue lendo