fbpx
Conecte-se conosco

Acre

No Juruá, governo promove oficina para enfrentamento da hanseníase

Publicado

em

Em Cruzeiro do Sul, durante os dias 3, 4 e 5, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está promovendo uma capacitação aos servidores da Saúde com o objetivo de possibilitar um aperfeiçoamento para o diagnóstico da hanseníase. O evento inclui parceiros como a Faculdade de Medicina ITPAC, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde e está sendo realizado no Teatro dos Náuas. 

Suilane Meire de Souza, responsável pelo Programa Estadual da Hanseníase, ratificou a importância do evento para os profissionais de saúde na região, tendo em vista o diagnóstico precoce da doença.

Governo e parceiros unem-se para capacitação de enfrentamento e diagnóstico da hanseníase. Foto: Marcos Santos/Secom

“Essa capacitação objetiva identificar precocemente a doença, monitorando a busca dos contatos das pessoas infectadas, que devem ser acompanhadas pela atenção primária. Vamos trabalhar a descentralização desse cuidado e desse monitoramento, assim como a disponibilização de teste rápido”, disse.

No Acre, em 2023, foram registrados 109 casos, especialmente em adolescentes menores de 15 anos.

“Este treinamento vai trazer aos municípios mais autonomia para trabalhar com a doença”, pontuou Diani Carvalho, coordenadora regional de Saúde no Juruá.

Estado e Município se preparam para melhor diagnóstico da doença no Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, e pode gerar incapacidades permanentes. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.

Município e Estado são parceiros para melhorias no diagnóstico precoce da doença. Foto: Marcos Santos/Secom

“Quanto mais conhecermos a doença, mais fácil se dará nosso trabalho no combate e diagnóstico desta”, disse Fabíola Gomes, fisioterapeuta na Secretaria Municipal de Saúde.

O tratamento é feito por meio de comprimidos, que são fornecidos gratuitamente nas unidades de Saúde. Devem ser tomados diariamente, até o término do tratamento. Isso é muito importante para alcançar a cura. Se a hanseníase não for tratada, pode causar lesões severas e irreversíveis. O tratamento cura a doença, interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas.

O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países que registram casos novos. Em razão de sua elevada carga, a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país, sendo de notificação compulsória e investigação obrigatória.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

No Acre, servidores do Meio Ambiente entrarão em greve dia 24

Publicado

em

Servidores federais de órgãos de Meio Ambiente de 11 estados, incluindo o Acre, decidiram nessa sexta-feira (14) declarar greve geral a partir do próximo dia 24 de junho.

Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), além do Acre, a paralisação também contará com a adesão de servidores dos estados: Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Distrito Federal, Bahia e Santa Catarina também decidiram parar, mas a partir do dia 1º de julho. O estado do Ceará votou contra a greve.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motorista morre com cabeça esmagada em acidente de trânsito em Rio Branco

Publicado

em

Populares e Samu tentam reanimação, mas o óbito foi confirmado no local.

Na noite deste sábado (15), Romário Teixeira Martins, de 32 anos, sofreu um acidente fatal no km 1 da rodovia AC-10, conhecida como Estrada de Porto Acre, em Rio Branco.

Testemunhas relataram que Romário dirigia um carro modelo Fox, de cor preta e placa NAA-8755, em alta velocidade no sentido Porto Acre/Rio Branco. Ao passar direto em uma curva, o veículo invadiu o terreno de uma residência à margem da rodovia. No trajeto, Romário foi arremessado para fora do carro, que acabou caindo sobre ele, esmagando sua cabeça. Ele sofreu fraturas na face e exposição de massa encefálica, além de uma fratura exposta na perna, morrendo antes de receber atendimento médico.

Populares que passavam pelo local tentaram ajudar Romário. Entre os presentes, um técnico de enfermagem realizou as primeiras manobras de reanimação, mas sem sucesso. Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, mas os socorristas só puderam atestar o óbito de Romário.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia criminalística. Após os procedimentos, os auxiliares de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) recolheram o corpo de Romário para exames cadavéricos. O veículo permaneceu no local, sob a responsabilidade da família proprietária da casa e do terreno onde o carro parou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Peão de rodeio pisoteado na cabeça é transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

Publicado

em

Foto: WhatsApp

Um peão de rodeio, identificado pelas iniciais A.R.M., natural do município de Assis Brasil, será transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) na capital do Acre após ser pisoteado durante um rodeio na noite deste sábado, 15, em Brasiléia.

De acordo com informações do hospital local, A.R.M. não conseguiu se segurar no animal durante a montaria, caindo e sendo pisoteado na região da cabeça. O acidente resultou em um possível trauma no lado direito, além de fratura no maxilar.

Devido os ferimentos, a equipe médica de Brasiléia decidiu transferir o peão para a capital, onde ele poderá receber cuidados médicos mais avançados e especializados no HUERB. O peão está consciente sem qualquer perigo maiores.

Um incidente semelhante teria ocorrido na sexta-feira, 14, mas não foi grave e o peão já está na ativa. Segundo a organização do evento, todos os cuidados são tomados para esse tipo de evento, onde existe uma apólice, tipo de seguro para garantir o apoio para os organizadores, atletas, vaqueiros, juízes, peões, palhaços salva vidas, madrinheiros(as) porteireiros, Staff e demais envolvidos, caso venham sofrer alguns imprevistos.

Comentários

Continue lendo