O Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 será aplicado no próximo domingo, dia 5 de agosto, em todo o território nacional. No Acre, as provas serão realizadas em quatro cidades, em horário local, nas cidades: Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e Feijó.

O resultado da prova garante a certificação do ensino fundamental e médio, válido tanto para o Brasil quanto para o exterior. No Acre, 9.461 candidatos se inscreveram no Encceja, sendo 7.368 só na capital. Brasileia inscreveu 947 jovens e adultos, Cruzeiro do Sul obteve 675 inscrições e Feijó 471 matrículas efetuadas.

Os locais de prova do Encceja podem ser consultados no site do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para acessar as informações da Página do Participante, é necessário o número do CPF e a senha do candidato.

A recomendação da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) é para que todos levem o cartão de confirmação no dia de aplicação do exame e fiquem atentos quanto ao horário da realização da prova.

O Encceja é um exame gratuito e voluntário, que concede  periodicamente “certificados de conclusão do Ensino Fundamental” à nível nacional, e “certificados de conclusão do Ensino Médio” para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada para jovens e adultos residentes em liberdade no Brasil, no Exterior e para detentos.

Horário das provas

No Acre, para quem se inscreveu para fazer as provas no turno matutino, os portões devem abrir às 6h (8h de Brasília) e fecharão às 6h45, com início das provas às 7h para os ensinos Fundamental e Médio. No período da tarde, os portões abrem 12h30 (14h30 de Brasília) e fecham as 13h15, com início às 13h30, também para os ensinos Fundamental e Médio.

 

Comentários