Acre
No Acre, apenas Xapuri e Capixaba não terão tropas federais durante o 1º turno das eleições
As Forças Armadas darão reforço de segurança durante o primeiro turno das Eleições 2022, dia 2 de outubro, em 20 cidades acreanas. O suporte autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegará a 561 localidades de 11 estados do país.
No Acre, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) respondeu à consulta do TSE pedindo a presença das tropas em todas as cidades, mas os pedidos para as cidades de Xapuri e Capixaba, que compõem a segunda zona eleitoral do estado, não foram aprovados.
A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965.
O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.
Comentários

Acre
Câmara de Rio Branco transfere posse de novos vereadores para auditório da Federação das Indústrias
Com a presença do prefeito Tião Bocalom (Progressistas), a Câmara Municipal de Río Branco anunciou, através da assessoria, nesta terça-feira, 31, que o retorno dos trabalhos legislativos ocorrerá apenas na quinta-feira, 2 de fevereiro, às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), localizado na Avenida Ceará.
Na ocasião, além da tradicional reabertura do Poder Legislativo Municipal, a sessão solene será marcada pela leitura da mensagem governamental pelo prefeito Bocalom e da posse dos novos vereadores James do Lacen, Elzinha Mendonça e João Marcos Luz – que assumem nas vagas de Michelle Melo, Adailton Cruz e Emerson Jarude – respectivamente, em ato presidido pelo presidente da casa, vereador Raimundo Neném (PSB).
Os vereadores elegeram a mesa para o biênio 2023/2024 em 1º de dezembro do ano passado. A composição da mesa ocorreu por meio de votação, presidida pelo ex-presidente N. Lima (Progressistas).
Comentários
Acre
Em ação conjunta, Polícias Militar e Civil apreendem armas e moto roubada no Bujari
Policiais militares do 1º Batalhão da Polícia Militar do Acre (1º BPM/PMAC), juntamente com equipes da Polícia Civil (PCAC) prenderam três homens e apreenderam uma motocicleta roubada e duas armas de fogo durante o cumprimento de mandado, no km 82, no Bujari. A ação ocorreu na madrugada desta terça-feira, 31.
Acionados pelo comando da Companhia do Bujari, a guarnição se deslocou até a entrada do ramal do Gavião, em apoio à equipes da PC, em cumprimento de mandado de busca e apreensão.
No local indicado, durante as buscas, foram encontradas uma pistola Glock 9mm com 03 carregadores, uma espingarda calibre .32, uma moto Honda Bros com restrição de roubo, cinco radiocomunicadores, além de certa quantidade de substâncias entorpecentes (supostamente maconha e cocaína).
Três indivíduos que estavam no local foram presos e encaminhados para a delegacia, juntamente com os itens apreendidos, para que fossem tomadas as providências cabíveis.
Comentários
Acre
Polícia Federal deflagra operação contra crimes eleitorais em Cruzeiro do Sul
Operação Hermes refere-se às prestações de contas e desvio de finalidade do Fundo Eleitoral no município
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (31), a operação Hermes, cuja finalidade é investigar crimes eleitorais. Segundo as investigações, candidatos a cargos políticos estariam usando uma gráfica da cidade de Cruzeiro do Sul, para fraudar as prestações de contas eleitorais e desviar dinheiro do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral).
A investigação foi iniciada a partir de informações recebidas pela Polícia Federal, por ocasião do período eleitoral de 2022. Durante a operação, foram mobilizados 12 policiais federais que cumpriram três mandados de busca e apreensão.
O nome da operação se dá em virtude de Hermes, na mitologia grega, ser o Deus da escrita, responsável por enviar mensagens dos deuses para os humanos. Durante o pleito eleitoral, partidos políticos e candidatos usavam dos serviços gráficos para transmitir suas promessas por meio de “santinhos” e outros materiais de campanha impressos.
Os investigados poderão responder por crimes eleitorais e lavagem de dinheiro, cujas penas podem ultrapassar 10 anos de prisão, caso sejam comprovados os ilícitos.
Comentários
- Acre2 dias atrás
Em Brasiléia: vídeo de briga entre dois homens viraliza na internet com o tema “tudo por causa de um banho”
- Flash1 dia atrás
Dois chilenos são presos por briga e por causarem congestionamento na ponte entre Brasiléia e Epitaciolândia
- Flash1 dia atrás
Polícia boliviana prende dois Brasileiros envolvido nos roubos da cidade de Cobija-Pando
- Acre1 dia atrás
MPF quer fim da imposição de padrões em colégios militares do Acre
- Acre1 dia atrás
Sociedade segura é sociedade próspera, diz Coronel Ulysses
- Flash7 horas atrás
Um peruano e um boliviano são presos com mais de duas toneladas de drogas rumo ao Brasil
- Extra8 horas atrás
Homem sofre tentativa de homicídio a tiros em Epitaciolândia e fica em estado grave
- Acre1 dia atrás
Estado inicia planejamento anual de obras públicas nos batalhões da PM