Conecte-se conosco

Cotidiano

No Acre, 80 pacientes se tratam contra câncer ligado ao consumo de tabaco

Publicado

em

Câncer de pulmão é o maior ‘vilão’ entre os tumores relacionados ao fumo. Segundo direção do Unacon, a maioria dos pacientes tem idade entre 50 e 70 anos.

Câncer de pulmão é o maior ‘vilão’ entre os tumores relacionados ao fumo, segundo diretor do Unacon — Foto: Luciano Calafiori/G1

Por Iryá Rodrigues

Dos pacientes que estão em tratamento no Hospital do Câncer do Acre (Unacon), 80 são acometidos por tumores ligados ao uso do tabaco, segundo o diretor clínico da unidade, Melk Menezes Hadad.

No dia em que é lembrado o Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco, nesta sexta-feira (31), o diretor destaca os riscos a que os fumantes ativos e passivos se submetem.

Conforme Hadad, o contato ativo com derivados de tabaco aumenta as chances de ter câncer de pulmão, de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga e colo de útero.

O câncer de pulmão é o maior ‘vilão’ entre os tumores relacionados ao fumo. Segundo os dados do Unacon, 38 pacientes fazem tratamento contra a doença na unidade. A maioria dos casos é de pessoas com idade entre 50 e 70 anos.

“Segundo a Organização Nacional de Saúde [OMS], o cigarro mata no mundo mais de 7 milhões de pessoas por ano e desses, 890 mil são fumantes passivos. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer aponta que 428 pessoas morrem por dia devido ao tabagismo. No Acre, 85% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo”, explicou o diretor.

Câncer de cabeça e pescoço

Os dados mostram que 23 pessoas fazem tratamento de cânceres na região da cabeça e pescoço, sendo 8 só de laringe. Além de 14 pessoas com câncer de esôfago e 13 com tumor na bexiga.

“Em relação ao câncer de cabeça e pescoço, vale ressaltar que o tabagismo associado ao alcoolismo aumenta em 50% o risco da doença. Quem fuma tem dez vezes mais chance de ter um câncer de laringe. No caso do câncer de esôfago, são 20% de chance a mais. Vale lembrar que, mesmo parando de fumar, no período de 15 anos ainda existe o risco de ter um câncer. Cerca de 50% a 70% dos casos de câncer de bexiga estão associados ao tabagismo”, destacou Hadad.

Por ser uma prática nova no país, o diretor diz que ainda não existem dados estatísticos a respeito do uso do narguilé. Mas ele alerta, a inalação de fumaça para quem usa o narguilé é cerca de 100 vezes maior que a do cigarro comum.

“Dessa forma, você está aumentando o risco de doenças como o câncer em cem vezes. Por isso, a gente alerta para que os pacientes jovens evitem esse uso”, concluiu.

Comentários

Cotidiano

Rio Branco goleia Plácido de Castro é e vice-líder do Estadual

Publicado

em

Rio Branco não teve nenhuma dificuldade para conquistar a segunda vitória – Foto Manoel Façanha

O Rio Branco goleou o Plácido de Castro por 5 a 0 na tarde desta terça, 30, no Florestão, e assumiu a vice-liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20 com sete pontos. Sorriso (2), Amazonas, Joãozinho e Kekeu marcaram os gols do Estrelão.

Muitas chances perdidas

O Rio Branco dominou a partida desde o início e abusou de perder oportunidades. Mesmo com um adversário sem a mesma qualidade técnica, o Estrelão provou que irá lutar pelo título.

Ganha folga

O elenco do Rio Branco ganha folga nesta quarta, 31, e na quinta, no José de Melo, inicia preparação para o confronto contra o Andirá/Santa Cruz. A partida será no próximo dia 6.

Próximos jogos

São Francisco x Sena Madureira

Atlético x Galvez

Na sexta, 2, a partir das 14h45, no Florestão

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com gol nos acréscimos, Andirá/Santa Cruz derrota o Independência e segue 100%

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Andirá/Santa Cruz e Independência realizaram mais um bom jogo no Estadual

Com um gol do atacante Willian, cobrando penalidade, nos acréscimos, o Andirá/Santa Cruz derrotou o Independência por 1 a 0 na tarde desta terça, 30, no Florestão, e manteve os 100% de aproveitamento na primeira fase do Campeonato Estadual Sub-20 com três vitórias.

Jogo muito disputado

Andirá/Santa Cruz e Independência realizaram uma partida muito disputada desde o início. As duas equipes pouco criaram no primeiro tempo e s melhores oportunidades surgiram na segunda etapa.

O atacante Roberto, do Andirá/Santa Cruz, mandou uma bola na trave. O atacante Fernando, do Independência, depois de um contra-ataque chutou e a bola “ficou” na trave.

Nos acréscimos, Willian e Vini realizaram uma tabela e Willian foi derrubado dentro da área. Willian cobrou e decidiu a partida.

Diz, Maydenson!

“Não realizamos um grande jogo, mas o importante foi a vitória. Precisamos melhorar muito para o nosso próximo confronto”, comentou o técnico do Andirá/Santa Cruz, Maydenson Costa.

Ainda é possível

Mesmo com a segunda derrota no Estadual, o meia Sayuk, do Independência, ainda acredita na classificação.

“Perdemos duas partidas com gols no fim, mas precisamos acreditar na classificação”, comentou Sayuk.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Semifinais do Jogos Escolares no vôlei serão disputadas no Meta

Publicado

em

Serão disputadas nesta quarta, 31, a partir das 7h20, na quadra do Colégio Meta as semifinais do vôlei, no feminino e masculino, da fase municipal dos Jogos Escolares.

“Teremos grandes confrontos nos dois naipes. O nível técnico da fase de classificação foi muito bom e isso é importante para a nossa modalidade”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor Delmerson Abreu.

Finais no dia 29

Segundo Delmerson Abreu, as finais da fase municipal dos Jogos serão disputadas no dia 29 de junho.

“A coordenação de esportes quer promover uma grande festa nas finais desta fase e a ideia é em um único dia promover todas as decisões”, explicou o dirigente.

Duelos do feminino

Lourival Pinho x Leôncio de Carvalho

Colégio Militar Tiradentes x Meta

Confrontos do masculino

Meta x Glória Perez

Colégio Acreano x Águias do Saber

Comentários

Continue lendo

Em alta