fbpx
Conecte-se conosco

Flash

No Acre, 50% das fatalidades de acidentes de trânsito são de motociclistas

Publicado

em

Meio de transporte rápido e econômico, que favorece o deslocamento e o estacionamento. Essas são algumas das vantagens de transitar em uma motocicleta. Porém, se não utilizada de forma correta pode colocar em risco a vida não só dos motociclistas, mas de todos os participantes do trânsito.

Estudos realizados pela Coordenação de Engenharia do Detran/AC mostram que dos 1.737 acidentes  de trânsito, com vítimas, ocorridos em 2018, 934 envolviam motocicletas, o que corresponde a 53,77% do total. Ainda no ano passado, foram 26 mortes no trânsito, das quais 50% transitavam em motocicletas.

A motocicleta proporciona muitas vantagens, mas também muitos perigos (Foto: Renato Beiruth/Detran)

De acordo com o a Seguradora Líder, responsável pelo seguro DPVAT, 75% das indenizações pagas em 2018, foram por mortes e invalidez permanente decorrentes de acidentes de trânsito em motocicletas.

Atualmente a frota total do Acre é de aproximadamente 270 mil veículos, dessas 142 mil motocicletas circulam nas vias do estado e em Rio Branco são quase 80 mil.

Na opinião da educadora de trânsito do Detran/AC, Rebeca de Paula, o crescimento da frota de motocicleta não justifica o número de acidentes e mortes de motociclistas. “O comportamento de quem dirige é fator fundamental para a proteção da vida no trânsito. Se todo mundo respeitar as regras, transitar com gentileza e responsabilidade com certeza o número de acidentes e mortes irão diminuir”, afirma.

Foto ilustrativa – Alexandre Lima/Arquivo

 Marcado para sempre

Em agosto de 2018 o auxiliar de serviços gerais, Raimundo da Silva Ferreira, estava em mais um dia de rotina, em que se deslocava de casa para o trabalho, foi surpreendido por um veículo que invadiu a via preferencial e o acertou. “Felizmente eu vinha em uma velocidade baixa e a batida não foi tão forte, mas mesmo estando correto eu me machuquei bastante”, explica.

Apesar de a batida ter sido leve, Raimundo Ferreira fraturou o pé e teve que passar dois meses em recuperação. O pé sarou, porém o trauma será seu companheiro por toda vida.

“Percebi que as pessoas morrem por motivos tão bestas. A moça que bateu em mim, por exemplo, confessou que estava apenas apressada para chegar em casa e acabou não prestando atenção. Ela só se importou com a pressa dela, não pensou no outro e a gente tem que dirigir pensando não somente em nosso destino, mas no percurso, nas pessoas ao nosso redor”, salientou Ferreira.

Dicas de segurança

  1. Mantenha-se sempre visível.É recomendável a utilização de roupas com detalhes reflexivos, além disso, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor de motocicleta, motoneta e ciclomotor deve transitar sempre com os faróis do veículo ligados, atitude que ajuda a manter o veículo ao alcance do campo de visão dos outros motoristas.
  2. Respeite os sinais de PARE.É fundamental respeitar os sinais de PARE nos cruzamentos, afinal, nenhuma sinalização é implementada sem motivo. Porém é preciso tomar precauções ao parar, para não comprometer os veículos que seguem atrás de você.3. Não ultrapasse nas curvas.Fazer ultrapassagens nas curvas limita a visibilidade dos veículos que transitam pela pista oposta. O ideal é esperar por um trecho de retas para poder realizar a manobra com segurança.4. Não transite em paralelo a outros motociclistas.
    Principalmente em caso de situação perigosa, como esquivar de um carro ou algum obstáculo no caminho, não haverá espaço suficiente para manobrar, comprometendo a sua segurança e a do outro motociclista.

    5. Não bloqueie as passagens de pedestre.

    Ao chegar a um cruzamento, sempre pare antes de cruzar a linha e nunca obstrua o tráfego de pedestres. Parar em cima da faixa é crime e dá multa.6. Cuidado com o ponto cego.
    Não circule muito próximo a carros ou caminhões. Você pode estar na zona de “ponto cego” dos outros veículos, que podem mudar de pista sem aviso prévio e provocar acidentes.7. Respeite o sinal vermelho e os limites de velocidade.
    Observe com cuidado e antecedência o sinal vermelho. Comece a parar antes de chegar muito próximo do semáforo e jamais exceda os limites de velocidade da via.8. Cuidado com crianças nas ruas.
    Anteceda qualquer situação de risco e circule com mais cuidado, principalmente em zonas escolares e nas proximidades de parques e praças. Reduza a velocidade e se atente para grupos de crianças que jogam bola no meio da rua.9. Observe os obstáculos no caminho.
    Os mais diferentes tipos de obstáculos nas ruas, como lixo, entulho, árvores caídas ou buracos, podem intensificar o risco de um acidente. Por isso, mantenha-se atento ao caminho para perceber irregularidades na pista com tempo suficiente para evitar tragédia.10. Não transite em paralelo a outros motociclistas. Principalmente em caso de situação perigosa, como esquivar de um carro ou algum obstáculo no caminho, não haverá espaço suficiente para manobrar, comprometendo a sua segurança e a do outro motociclista.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Homem dá entrada em hospital após ser agredido a golpes de madeira em Brasiléia

Publicado

em

Um jovem identificado como Oziel de Castro Freitas, de 21 anos, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, após ser vítima de espancamento na Rua 12 de Outubro, no Bairro Três Botequins, na cidade de Brasiléia.

Inicialmente, as autoridades policiais e de socorro, teriam sido alertadas sobre um suposto tiroteio na região. Somente após chegarem no local, encontraram o homem caído na lateral da rua, nas proximidades do antigo Detran.

Oziel estava visivelmente angustiado e reclamava de muitas dores pelo corpo. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do 6º Batalhão estiveram no local e acompanharam a ação de resgate até o hospital.

Os policiais até o momento, só puderam identificar o pedaço de madeira que supostamente foi usado para agredir Ozeil. O mesmo apresentava uma lesão em um dos cotovelos e iria passar por exames e raio-x, para ver teria algum tipo de trauma grave na cabeça e restante do corpo.

As autoridades policiais estiveram no local na tentativa de descobrir quem poderia ter agredido o homem, mas não haviam localizado ninguém ou possíveis testemunhas. Oziel ficaria em observação no hospital.

Comentários

Continue lendo

Flash

Jovem é encontrada morta em casa após companheiro sair pra comprar remédios

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (18), a comunidade de Rio Branco foi abalada pela descoberta da morte de Thais Oliveira de Andrade, uma jovem de apenas 23 anos. O corpo da vítima foi encontrado dentro de sua própria residência, localizada na rua São Francisco, no bairro Montanhês.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades policiais, Thais, apesar de ser andarilha, possuía laços familiares. Testemunhas relataram que na noite anterior, a jovem retornou para casa acompanhada de uma pessoa que possivelmente seria seu companheiro. Na manhã seguinte, Thais acordou com sintomas semelhantes aos de uma gripe, momento em que seu companheiro saiu para efetuar saques bancários e comprar medicamentos para ela. No entanto, ao retornar, deparou-se com a trágica cena de Thais caída e aparentemente sem vida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado para o local. Contudo, ao chegarem, os paramédicos constataram o óbito da jovem. Diante da suspeita de morte, o Samu solicitou a presença da Polícia Militar, que isolou a área para a realização da perícia.

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram chamados e, após os procedimentos de praxe, o corpo de Thais foi removido para a sede do instituto, onde será submetido a exames cadavéricos.

O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, será conduzido pela Polícia Civil, que buscará esclarecer as circunstâncias que levaram à morte prematura de Thais Oliveira de Andrade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação Términus: PF desmantela esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas no Nordeste

Publicado

em

Nesta quinta-feira (18/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Términus, visando desbaratar um grupo suspeito de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico interestadual de drogas, com foco especial nos estados do Nordeste. A ação resultou no cumprimento de 14 mandados judiciais em endereços localizados na capital, sendo 9 de busca e apreensão e 5 de sequestro de bens, todos emitidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

Sob a coordenação de cerca de 40 policiais federais da Superintendência Regional no Estado do Acre, a operação foi desencadeada com base em investigações prévias de combate ao narcotráfico.

Os suspeitos enfrentam acusações de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, crimes cujas penas, somadas, podem alcançar mais de 18 anos de prisão.

Esta operação reforça o compromisso da Polícia Federal no combate ao crime organizado e na desarticulação de esquemas de lavagem de dinheiro relacionados ao tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo