fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Na Bolívia, deputada Perpétua chefia missão para tratar da situação dos estudantes

Publicado

em

Perpétua Almeida discute situação dos estudantes brasileiros nas universidades bolivianas

Perpétua Almeida discute situação dos estudantes brasileiros nas universidades bolivianas

Da Assessoria
A comitiva de parlamentares e representantes do Mercosul, chefiada pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), se reuniu nesta semana na cidade de La Paz, na Bolívia, com integrantes dos ministérios da Saúde, da Educação e do Congresso boliviano e também em Santa Cruz de La Sierra com estudantes brasileiros e reitores das principais universidades do país andino. A exemplo do encontro em 2013, a deputada Perpétua fez a ponte entre os estudantes brasileiros e autoridades bolivianas para esclarecer vários pontos divergentes e buscar soluções para os principais problemas enfrentados pelos alunos.
Na conversa com os ministérios da Saúde e da Educação e parlamentares bolivianos, a comitiva discutiu soluções para fortalecer a integração entre os dois países, incluindo o debate sobre a inclusão da Bolívia como membro do Mercosul. Os deputados pediram para as autoridades que se avaliasse a possibilidade do internato fosse feito no Brasil, com o reconhecimento das instituições da Bolívia.
Na cidade de Santa Cruz de La Sierra, maior polo econômico do país e centro educacional com mais de 150 mil estudantes universitários, a comitiva se reuniu com alunos e com reitores das principais universidades. Atualmente, 26 mil brasileiros estão na Bolívia. Num cálculo rápido, hoje entram quase 300 milhões de dólares por ano só com a ida de estudantes brasileiros para a Bolívia. Sendo que, quase seis mil são acreanos, alunos que vêm encontrando dificuldades para realização de estágios e do exame de grado e sofrendo com a burocracia para conseguir visto permanente no país andino.
Neste sentido, a. Perpétua Almeida alerta que a orientação da Embaixada brasileira é para que o cidadão que pretende estudar na Bolívia tire o visto ainda no Brasil, para evitar aborrecimentos. “Por desconhecimento, muitos brasileiros saem do país com o visto de turista e só depois já Bolívia pedem a troca para o documento estudantil, o que torna a mudança complicada e burocrática. Um acordo bilateral entre os dois países ajuda na liberação do visto de estudante com agilidade quando solicitado aqui no Brasil”, destacou.
Nos diálogos com os reitores, os deputados solicitaram que as universidades sejam mais rígidas na inscrição dos alunos na tentativa de impedir o ingresso sem documentação exigida, o que posteriormente gera mais dificuldades na emissão do diploma de grado. Recentemente, uma operação foi deflagrada nos dois países contra um esquema de uso de diplomas e documentos falsos de Medicina emitidos na Bolívia. “A Polícia Federal ainda está investigando e não puniu ninguém aqui no Brasil. Precisamos avançar nas investigações”, ressaltou a deputada.
Por solicitação da deputada Perpétua, um grupo de trabalho será criado onde terão participação os ministérios da Saúde e da Educação, a Associação das Universidades Privadas, o Conselho das Universidades Públicas e representante dos alunos brasileiros. Essa comissão deverá ser capitaneado pelo Congresso Nacional da Bolívia por meio da Comissão de Educação e que irá reunir-se periodicamente para tratar assuntos como os discutidos durante o encontro com a comitiva brasileira.
Além disso, nesta sexta-feira, em Rio Branco, Perpétua Almeida participou de encontro organizado pela Central Única dos Trabalhadores com estudantes que fazem Medicina na Bolívia para informar dos avanços conquistados na missão oficial no país andino.
Mais médicos
Hoje, os estudantes formados na Bolívia não podem inscrever-se no Programa Mais Médicos do governo federal porque não atinge a marca de 2,8 médicos para cada mil habitantes. E esse entrave se justifica, em parte, porque os formandos no país recebem o diploma, mas não o registro profissional, por não terem visto de trabalho permanente na Bolívia. Neste sentido, a comitiva de parlamentares apresentou sugestão as instituições do país para emitirem, a exemplo do Brasil, o registro como clínico geral, depois o estudante busca a especialidade médica. Na avaliação da deputada Perpétua, essa medida poderá aumentar os índices de médicos por habitante e facilitar o ingresso no programa. “Estamos trabalhando para que os estudantes tenham registro profissional e possam trabalhar em outros países da América Latina ou participar do programa Mais Médicos. O Brasil precisa de médicos e temos muitos profissionais formados no exterior que precisam ser valorizados”.
Comitiva de parlamentares brasileiros fez a ponte entre os estudantes brasileiros e autoridades bolivianas

Comitiva de parlamentares brasileiros fez a ponte entre os estudantes brasileiros e autoridades bolivianas

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Rio Branco, acidente na Estrada do Calafate deixa motociclista gravemente ferido

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), um acidente envolvendo um motociclista e um caminhão deixou Douglas Alexsandro da Silva Rocha, 23 anos, gravemente ferido na Estrada do Calafate, no bairro Vila Betel, em Rio Branco.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades de trânsito, um caminhão do modelo Mercedes Benz/710, de cor branca e placa NAB-3090, seguia no sentido bairro-centro quando tentou realizar uma conversão em um local proibido, invadindo a pista contrária. Nesse momento, Douglas, que conduzia uma motocicleta, foi derrubado e arrastado pelo asfalto até parar embaixo do caminhão. A rápida intervenção de populares foi crucial para erguer o veículo e resgatar Douglas de debaixo dele.

Como resultado da colisão, Douglas sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) de natureza moderada e foi encontrado desorientado, chegando a desmaiar após o acidente. O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Toniel Souza, plantonista da ambulância 01, suspeita que o motociclista possa ter costelas quebradas, com o osso possivelmente perfurando o pulmão.

O estado de saúde da vítima foi considerado estável durante o transporte para o pronto-socorro de Rio Branco, onde serão realizados exames adicionais para confirmar o diagnóstico.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito foram acionados para isolar a área e permitir o trabalho da perícia. Após os procedimentos necessários, a motocicleta foi removida por um guincho, enquanto o caminhão foi liberado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente de trânsito com motos em ramal deixa quatro feridos no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), uma colisão frontal entre duas motocicletas resultou em graves ferimentos para quatro pessoas no Ramal do Rodo, na região do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Os envolvidos no acidente foram identificados como Maria Antônia Maciel D’Ávila, 42 anos, Alexandre Coutinho da Silva, 43, Jonas Ricardo da Silva, 56, e Nilka da Silva dos Santos, 45. De acordo com informações das autoridades de trânsito, as motocicletas envolvidas foram uma Honda CG, 125 KS, de cor vermelha e placa NAD-7D19, e outra Honda CG 125 KS, de cor preta e placa NAG-1208, que colidiram frontalmente e entraram em combustão logo em seguida.

Como resultado do acidente e da explosão, as vítimas sofreram ferimentos graves. Nilka da Silva dos Santos teve um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) leve, além de queimaduras de segundo grau no braço direito e na perna esquerda. Jonas Ricardo da Silva também sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico leve, além de queimaduras de segundo grau na perna direita e no pé. Alexandre Coutinho da Silva apresentou uma fratura no braço esquerdo, juntamente com queimaduras de segundo grau nas pernas, enquanto Maria Antônia Maciel D’Ávila teve queimaduras no pé.

Populares que passavam pelo local prestaram auxílio às vítimas e acionaram as autoridades policiais e serviços de emergência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou três ambulâncias, incluindo uma avançada e duas básicas, para prestar socorro inicial às vítimas, que, após serem estabilizadas, foram encaminhadas em estado grave para o pronto-socorro de Rio Branco.

O Corpo de Bombeiros do 2° Batalhão foi mobilizado para controlar o incêndio nos veículos, enquanto policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia. Após os procedimentos necessários, as duas motocicletas foram removidas por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Sérgio Lopes e Representantes da Energiza, ICMBio e Amopreb discutem a retomada do Programa Luz para todos na Reserva Chico Mendes

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 123, representantes de vários órgão para o alinhamento da retomada do programa luz para todos dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, nesta etapa serão realizados cerca de 74 quilômetros de extensão podendo atender mais de 289 famílias, além disso nos locais onde não existe a possibilidade da chegada da rede elétrica serão instalada os sistema de capitação de energia fotovoltaica (Solar) com previsão de beneficiar mais de 115 famílias.

Estiveram presentes na Reunião com o prefeito, Elizangela Silva coordenadora do Programa Luz Para todos, D’Ávila Brito Engenheira responsável pelo Meio ambiente, Romário Campelo Presidente da Amopreb e o coordenador regional do ICMBio e chefe Unidade ICMBio Resex Chico Mendes, Marcos Mesquita e a Secretária de Administração Regiane Moreira.

.

Na ocasião o prefeito se comprometeu em prestar todo o apoio na recuperação de trechos dos ramais para garantir que as equipes responsáveis da energisa possam chegar com a instalação das redes elétricas.

O prefeito também solicitou do ICMBio agilidade na liberação das licenças para que os serviços possam ocorrer já no início do verão.

“Recebemos em nosso gabinete representantes dos órgãos responsáveis pela viabilização e instalação das linhas de distribuição de energia, quero dizer que a prefeitura vai apoiar no que for preciso para todos os moradores que estão dentro da área prevista sejam atendidas pelo programa Luz para Todos. ” Destacou Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo